Descrição de chapéu Filmes
Cinema

A que assistir nos cinemas? Salas de SP têm dez estreias e novo terror de Jordan Peele

'A Lenda de Candyman' e documentário baseado em livro de Drauzio Varella são destaques

São Paulo

Sucesso nos anos 1990, mas esquecido anos depois, "Candyman" tem chances de ser lembrado como uma das grandes séries de terror da história do cinema. Agora nas mãos do premiado Jordan Peele, a história ganha uma continuação com “A Lenda de Candyman”, que estreia nesta quinta, dia 26.

Será o quarto filme sobre o escravo que, após ser cruelmente assassinado com abelhas e mel, retorna como um espírito assassino. A sequência de Peele se baseia na trama do longa original, de 1992, “O Mistério de Candyman”. Este gerou ainda mais duas sequências —“Candyman 2 - A Vingança”, de 1995, e “Candyman: Dia dos Mortos”, de 1999.

Aproveitando essa estreia, o cinema Belas Artes retoma o Noitão nesta sexta (27), tradicional programação que vara a madrugada com filmes em sequência. Batizada “Noitão Jordan Peele”, a atração exibirá três obras de terror e suspense do cineasta —além de “Candyman”, ganhará as telas também o vencedor do Oscar “Corra!” e “Nós”, além de um filme surpresa.

Outro destaque entre as estreias da semana nos cinemas de São Paulo é o documentário “Encarcerados”, baseado no livro do médico e colunista da Folha Drauzio Varella —a produção é codirigida por Pedro Bial. O roteiro traça uma linha do tempo que vai da ditadura militar, passando pelo massacre do Carandiru até chegar ao surgimento do PCC. Tudo isso a partir da visão dos carcereiros.

Mais oito filmes entram em cartaz nesta semana, entre eles o saudita “A Candidata Perfeita” e os brasileiros “A Nuvem Rosa”, “Lamento” e “Um Animal Amarelo”.

Vale lembrar que ainda é preciso manter o distanciamento entre os espectadores nas salas de cinema, usar máscara e higienizar a mãos com álcool em gel ou sabão.

Estreias

Um Animal Amarelo
A produção brasileira conta a história de Fernando, um cineasta afundado em dívidas que descobre uma entidade moçambicana. O espírito promete riqueza e sucesso, mas, para isso, ele precisa buscar as memórias de seu avô.
Brasil, Portugal e Moçambique, 2021. Direção: Felipe Bragança. Com: Higor Campagnaro, Isabél Zuaa e Tainá Medina. 16 anos
Leia a crítica.


A Candidata Perfeita
Os dilemas de ser mulher na Arábia Saudita costuram a narrativa ao exibir Maryam, uma médica que tenta conquistar a confiança de colegas e pacientes homens e mudar o conservadorismo local.
Arábia Saudita, 2019. Direção: Haifaa Al Mansour. Com: Mila Alzahrani e Khalid Abdulrahim. 12 anos


Encarcerados
Codirigido pelo jornalista Pedro Bial, o documentário inspirado no livro do colunista da Folha Drauzio Varella revela a vida de carcereiros de oito penitenciárias de São Paulo.
Brasil, 2020. Direção: Claudia Calabi, Fernando Grostein Andrade e Pedro Bial. 14 anos


Edifício Gagarine
Um jovem que sonha em seguir os passos de Iuri Gagárin descobre que o edifício onde ele mora será demolido. Com a ajuda de amigos, o rapaz inicia um movimento de resistência contra a desocupação e transforma o prédio em uma nave espacial. Exibido no festival de Cannes de 2020.
França, 2019. Direção: Fanny Liatard e Jérémy Trouilh. Com: Alseni Bathily, Lyna Khoudri e Jamil McCraven. 12 anos


Homem Onça
No Rio de Janeiro dos anos 1990, Pedro é o diretor de uma empresa de gás que será privatizada. Ele se vê no dilema de cortar custos, demitir funcionários e lidar com uma doença que faz com que sua aparência lembre a de um felino.
Brasil, 2021. Direção: Vinícius Reis. Com: Chico Díaz, Sílvia Buarque e Bianca Byington. 14 anos
Leia a crítica.


Infiltrado
Em um típico filme de policiais, Harry é responsável por escoltar carros blindados e mata sem piedade os bandidos que tentam roubar sua carga. Após ver seu filho ser assassinado, ele entra em uma empreitada para achar os responsáveis.
EUA, 2021. Direção: Guy Ritchie. Com: Jason Statham, Josh Hartnett e Scott Eastwood. 16 anos


A Lenda de Candyman
Como roteirista e longe da cadeira de direção, Jordan Peele conduz a sequência da história de Candyman, um espírito assassino que aterroriza as pessoas em um bairro de Chicago, nos Estados Unidos. Na produção, o local foi renovado —e a entidade retorna para eliminar os novos habitantes.
EUA, 2021. Direção: Nia DaCosta. Com: Yahya Abdul-Mateen 2º, Teyonah Parris e Nathan Stewart-Jarrett. 16 anos
Leia a crítica.

0
Cena de 'A Lenda de Candyman', roteiro de Jordan Peele - Divulgação

A Nuvem Rosa
Há quem pense que o filme foi inspirado na Covid-19, mas o longa foi escrito em 2017 e filmado em 2019, antes da pandemia. Exibida em Sundance no ano passado, a trama retrata uma cidade que fica por anos em quarentena por causa de uma nuvem cor-de-rosa.
Brasil, 2019. Direção: Iuli Gerbase. Com: Renata de Lélis, Eduardo Mendonça e Girley Brasil Paes. 16 anos


Lamento
Em mais uma estreia nacional, Elder toma conta do hotel de luxo Orleans, deixado pelo seu pai. Prestes a falir e viciado em drogas, ele precisa achar uma forma de sanar as dívidas do edifício.
Brasil, 2019. Direção: Diego Lopes e Claudio Bitencourt. Com: Marco Ricca, Thaila Ayala e Veronica Rodrigues. 16 anos


Pedro Coelho 2 - O Fugitivo
Em clima de Páscoa fora de época, a produção retoma o clássico personagem infantil da escritora britânica Beatrix Potter. Desta vez, o coelho foge e acaba precisando da ajuda de sua família para salvá-lo.
EUA, 2021. Direção: Will Gluck. Com: Rose Byrne, Domhnall Gleeson e David Oyelowo. Livre

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais