Descrição de chapéu Cinema
Cinema

Cinemas têm 11 estreias em semana que antecede abrandamento da quarentena em SP

Comédia nacional sobre troca de casais e terror italiano com Dustin Hoffman estão na lista

São Paulo

São 11 lançamentos nos cinemas nesta semana, número que lembra o fluxo de estreias do início do ano passado, antes de a pandemia fechar os cinemas do país. As salas de São Paulo estão voltando a operar normalmente e se preparam para a semana que vem, quando a capital e todo o estado vão abrandar a quarentena e permitir 100% de capacidade nos estabelecimentos e funcionamento presencial por 24 horas.

Os destaques são os dois filmes de terror —“O Labirinto”, com Dustin Hoffman, e a sequência do premiado “Homem das Trevas”, que estreiam nesta quinta, dia 12. Se preferir um tema mais leve, “O Poderoso Chefinho 2”, que teve a primeira animação indicada ao Oscar em 2018, também é uma opção entre as novidades da semana.

A lista de estreias continua com produções que reverberaram fora do país, caso de “Ema”, que traz o ator Gael García Bernal na pele de um coreógrafo, de “Jogo do Poder”, dirigido por Costa-Gravas, e “Shadow”, que descreve a vida de um rei decadente e seu povo.

Vale lembrar que, mesmo com a vacinação seguindo a passos largos na capital paulista, a pandemia segue motivo de atenção, sobretudo por causa da variante delta do coronavírus. Então, se decidir ir ao cinema, é importante respeitar os protocolos de segurança. Mantenha a máscara no rosto, as mãos higienizadas e respeite o distanciamento.

A seguir, confira as estreias da semana em São Paulo.

Estreias

A Outra Pele
Com a praia catarinense de Pântano do Sul como cenário, o filme apresenta a história de April, uma atriz desiludida que viaja em busca de encontrar sentido para a vida.
Brasil e Argentina, 2021. Direção: Inés de Oliveira Cézar. Com: María Figueras e Rafael Spregelburd. 14 anos

Duas mulheres conversam em um bar
Cena do filme 'A Outra Pele', de Inés de Oliveira Cézar - Reprodução

Cavalo
O documentário alagoano cruza danças e rituais de religiões africanas numa narrativa que tem o cavalo como metáfora para guiar as histórias sobre o corpo humano e as manifestações da fé.
Brasil, 2021. Direção: Rafhael Barbosa e Werner Salles. 14 anos

Uma mulher negra em uma jangada segura um guarda-chuva
Documentário alagoano 'Cavalo', de Rafhael Barbosa e Werner Salles - Reprodução

Dois + Dois
Inspirado no filme argentino com o mesmo nome, “Dois + Dois” é uma comédia sobre um casal cansado da vida monogâmica e que aceita o convite para troca de parceiros.
Brasil, 2021. Direção: Marcelo Saback. Com: Marcelo Serrado, Carol Castro e Roberta Rodrigues. 14 anos


Ema
Exibido no festival de Veneza em 2019, o longa traz o ator mexicano Gael García Bernal na pele de um coreógrafo de reggaeton. Na trama, o dançarino devolve o seu filho adotivo.
Chile, 2019. Direção: Pablo Larraín. Com: Mariana Di Girolamo, Gael García Bernal e Paola Giannini. 16 anos

Gael García Bernal em cena no filme 'Ema', de  Pablo Larraín
Gael García Bernal em cena no filme 'Ema', de Pablo Larraín - Reprodução

Jogo do Poder
Com a crise financeira grega contada a partir do olhar do ex-ministro da Economia do país Yanis Varoufakis, o drama exibe reuniões na cúpula da União Europeia que resultaram em políticas de austeridade aplicadas pelo Banco Europeu, pela própria União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional ao sistema econômico da Grécia. Dirigido pelo cineasta Costa-Gravas, a produção explica a recessão grega a partir da ficção.
França e Grécia, 2019. Direção: Costa-Gavras. Com: Christos Loulis, Alexandros Bourdoumis e Ulrich Tukur. 12 anos
Leia a crítica


Luana Muniz - Filha da Lua
Autora do bordão “travesti não é bagunça”, Luana Muniz fala neste documentário sobre prostituição, pessoas LGBTQIA+ e como ficou conhecida como a rainha da Lapa.
Brasil, 2019. Direção: Rian Córdova e Leonardo Menezes. 14 anos

A travesti Luana Muniz em cena no seu documentário
A travesti Luana Muniz em cena no seu documentário - Reprodução

O Empregado e o Patrão
Produzido em quatro países, o filme conta a história de um fazendeiro preocupado com a saúde do filho e intrigado com seu humilde empregado.
Argentina, Brasil, França e Uruguai, 2021. Direção: Manuel Nieto Zas. Com: Cristian Borges e Justina Bustos. 14 anos


O Labirinto
Em uma produção italiana, o ator americano Dustin Hoffman vive o doutor Green, um médico que tem a missão de ajudar uma jovem raptada a retomar a memória. Durante o processo, que envolve ainda um detetive, um jogo de enigmas resulta na caça a seu sequestrador.
Itália, 2020. Direção: Donato Carrisi. Com: Dustin Hoffman, Toni Servillo e Valentina Bellè. 16 anos
Leia a crítica

Cena do filme "O Labirinto"
Cena do filme 'O Labirinto', de Donato Carrisi - Divulgação

O Homem nas Trevas 2
Continuação do filme indicado ao Critics’ Choice Awards de 2016, o terror continua contando a história de Norman Nordstrom, um ex-combatente cego que vive isolado em sua casa. Desta vez, ele precisa lidar com os problemas do passado e continuar se mantendo isolado e vivo.
EUA, 2021. Direção: Royo Sayagues. Com: Stephen Lang, Adam Young e Bobby Schofield. 16 anos

Homem cego anda pelo corredor
Cena do filme 'O Homem das Trevas 2', de Royo Sayagues - Reprodução

O Poderoso Chefinho 2 - Negócios da Família
Indicada ao Oscar de 2018, a animação “O Poderoso Chefinho” ganha uma sequência nos cinemas. Desta vez, Tim e seu irmão Ted são adultos e distantes um do outro. Por isso, a aventura ganha novos protagonistas e joga luz sobre Tabitha e a bebê Tina, as duas filhas de Tim, crianças superinteligentes que têm como grande inspiração o tio Ted.
EUA, 2021. Direção: Tom McGrath. Livre

Shadow
O longa que se passa na China entre os anos 220 e 280 exibe a história de um rei prestes a ser expulso de seu trono com seu povo. Para mudar seu destino, ele e seu general de guerra precisam vencer uma grande batalha. A produção chinesa exibe, de forma bem explícita, a violência e a miséria que existia no país naquela época.
China e Hong Kong, 2021. Direção: Zhang Yimou. Com: Chao Deng, Li Sun e Ryan Zheng. 14 anos
Leia a crítica

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas