'Matrix Resurrections', que retoma a famosa franquia de ficção científica, estreia em SP

Depois de 18 anos do último longa, novo filme promete encher as salas de cinema com nostálgicos

-
São Paulo

A nostalgia parece ser uma fórmula de sucesso. Depois de inúmeros seriados e filmes antigos ganharem novas versões ou continuações no streaming em 2021, agora são os cinemas que devem ver suas salas lotadas de nostálgicos. É que "Matrix", saga cujo primeiro longa revolucionou o cinema de ficção científica há mais de 20 anos, ganha um novo capítulo nesta quarta, dia 22.

Numa estreia atípica —os filmes costumam chegar aos cinemas às quintas-feiras—, o filme resgata alguns personagens dos longas anteriores e põe Keanu Reeves para interpretar Neo novamente. Na trama, o protagonista continua tentando libertar quem está aprisionado mentalmente por máquinas.

Outra produção que deve atrair os cinéfilos na próxima semana é "Annette", musical que venceu o prêmio de melhor direção do Festival de Cannes. Estrelado por Adam Driver, o longa pôde ser visto pela primeira vez na capital paulista em outubro, quando foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Agora, chega às salas do Espaço Itaú de Cinemas.

Cenário distópico em cena de 'Matrix Resurrections'
Cena do filme 'Matrix Resurrections' - iMDB/Divulgação

Há ainda outras estreias programadas, como "A Última Noite", uma espécie de suspense natalino com Keira Knightley como protagonista. Já no alemão "O Homem Ideal", uma mulher aceita participar de um estudo e viver três semanas com um robô humanoide feito para agradar a ela.

Veja a seguir a lista completa dos filmes que estreiam em São Paulo nesta semana. Se for ao cinema, não se esqueça de manter a máscara no rosto durante a exibição. A pandemia ainda não acabou.

Annette
Neste musical, um casal formado por um comediante de stand-up e uma cantora de ópera leva uma vida perfeita. A aparente harmonia é quebrada com o nascimento da primeira filha, Annette, que tem misteriosos dons.
França, EUA 2021. Direção: Leos Carax. Com: Adam Driver, Marion Cotillard e Simon Helberg. 16 anos
Leia a crítica.


Cora
Cora, uma mulher dinamarquesa, encontra um documentário inacabado no qual Benjamim, seu pai brasileiro, tenta investigar a história dos próprios pais, que faziam parte de um complexo quebra-cabeça familiar. Cora, então, decide tentar compreender o passado perdido de sua família. O filme será exibido somente no Petra Belas Artes.
Brasil e Dinamarca, 2021. Direção: Gustavo Rosa de Moura e Matias Mariani. Com: Fabio Marques Miguez, Sylvio Ziber e Vera Valdez. 12 anos


O Homem Ideal
Para obter fundos de pesquisa para seus estudos, uma cientista aceita uma oferta para participar de um estudo. A proposta é que ela viva três semanas com um robô humanoide criado sob medida para fazê-la feliz.
Alemanha, 2021. Direção: Maria Schrader. Com: Maren Eggert, Dan Stevens e Sandra Huller. 10 anos


Matrix Resurrections
No novo filme de uma das franquias mais famosas do cinema, 20 anos se passaram desde os acontecimentos de "Matrix Revolutions" e Neo vive uma vida aparentemente tranquila. Tudo muda quando uma nova versão de Morpheus surge e reabre sua mente para a Matrix, que está mais forte e mais perigosa do que nunca.
EUA, 2021. Direção: Lana Wachowski. Com: Keanu Reeves, Carrie Anne-Moss e Yahya Abdul-Mateen II. 14 anos


A Última Noite
Nell, Simon e o seu filho Art recebem seus familiares e amigos para o que promete ser uma reunião de Natal perfeita. O problema é que o mundo exterior está passando por uma destruição e todos ali estão ameaçados de morte.
Reino Unido, 2021. Direção: Camille Griffin. Com: Keira Knightley, Matthew Goode e Roman Griffin Davis. 16 anos


Undine
Undine trabalha como professora de história dando palestras sobre o desenvolvimento urbano de Berlim. Mas, depois de ser abandonada pelo homem que ama, ela passa a viver uma história que se assemelha a um velho mito —​Undine precisa matar o homem que a traiu e voltar para a água.
Alemanha e França, 2020. Direção: Christian Petzold. Com: Paula Beer, Franz Rogowski e Maryam Zaree
Leia a crítica.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais