Festivais de cinema tomam SP, entre eles Ecofalante, Festa do Cinema Italiano e Cabíria

Conheça 5 mostras em cartaz que apresentam filmes grátis, animações e longas do Oscar

São Paulo

Depois de dois anos de restrições causadas pela pandemia de Covid-19 e uma série de edições virtuais, os festivais de cinema retomam a sua programação presencial na capital paulista e voltam a tomar as salas da cidade.

É o caso da mostra Ecofalante, dedicada a filmes que debatem questões socioambientais, que retorna a partir desta quarta, dia 27, após dois anos com sessões online. A 11ª edição vai apresentar 107 filmes de 35 países, incluindo títulos inéditos no Brasil, todos com exibições gratuitas.

Filme "Eu, Leonardo", que vai ser exibido na Festa do Cinema Italiano
Cena do filme 'Eu, Leonardo', do diretor mexicano Jesus Garces Lambert, que será exibido na Festa do Cinema Italiano - Divulgação

Quem também volta ao formato presencial depois de duas edições virtuais é a Festa do Cinema Italiano, que reúne pré-estreias e filmes premiados do país entre esta quinta-feira (28) e o dia 3 de agosto, no Espaço Itaú da rua Augusta —os ingressos custam R$ 20.

Há ainda outros festivais em cartaz na cidade, com diferentes produções nacionais e internacionais, que vão de animações a filmes do Oscar. A maioria, inclusive, não cobra entrada. Conheça cinco deles abaixo.​

Cabíria Festival Audiovisual
A mostra faz sua estreia em São Paulo com programação que prioriza a representatividade feminina e a diversidade. São 23 curtas e longas, com exibições gratuitas, além de palestras. Um dos destaques é a pré-estreia de "Faya Dayi", da cineasta Jessica Beshir, que explora os rituais do khat, uma planta psicoativa da Etiópia —a sessão ocorre às 19h desta quinta (28). O trabalho mais recente da francesa Céline Sciamma, "Pequena Mamãe", também está no festival e será exibido no sábado (30), às 16h. As duas sessões serão seguidas de entrevistas com as diretoras. A programação tem ainda exibições online na plataforma Cardume.
CCSP - r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, região central, tel. (11) 3397-4002, cabiria.com.br. De 27/7 a 3/8. Grátis


Festa do Cinema Italiano
O festival dedicado à produção italiana tem início com o documentário "Ennio, O Maestro", de Giuseppe Tornatore, sobre o compositor Ennio Morricone, morto em 2020. O longa será exibido nesta quinta (28), às 18h, e no domingo (31), às 16h. Outros destaques incluem "Il Buco", de Michelangelo Frammartino, premiado no Festival de Veneza, nos dias 1º e 3 de agosto, e "Eu, Leonardo", do mexicano Jesus Garces Lambert, sobre Leonardo Da Vinci —a exibição está marcada para sexta (29) e domingo (31), às 14h.
Espaço Itaú de Cinema Augusta - r. Augusta, 1.475, Consolação, região central, festadocinemaitaliano.com. De 28/7 a 3/8. R$ 20

Ennio Morricone em cena do documentário 'Ennio', de Giuseppe Tornatore, o mesmo diretor de 'Cinema Paradiso'
Ennio Morricone em cena do documentário 'Ennio', de Giuseppe Tornatore - Divulgação

Meu Primeiro Longa
Filmes de cineastas estreantes que foram produzidos nos dois últimos anos e que tiveram o lançamento adiado ou atrapalhado nos cinemas por causa da pandemia de Covid compõem esta mostra gratuita. São 14 longas, entre eles, "A Felicidade das Coisas", de Thais Fujinaga, eleito o melhor filme de estreante na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo —a sessão é nesta quinta (28), às 19h. O também premiado "Valentina", de Cássio Pereira dos Santos sobre uma estudante trans, será exibido na sexta (29), às 21h.
Cinemateca Brasileira - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, região sul, tel. (11) 5906-8100. Até 30/7. Grátis


Mostra de Animação
Gratuita, a nona edição do evento do Cinusp apresenta curtas e longas que usam diferentes técnicas de animação. É possível assistir a "Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais", vencedor do Oscar em 2006 com uma história contada com bonecos de massinha, no dia 4 de agosto, às 19h, por exemplo. Outra opção é o japonês "O Serviço de Entregas da Kiki", do renomado estúdio Ghibli, que ganha as telas na sexta (29), às 16h. O longa tcheco "O Barão Fanfarrão", que mistura colagens, marionetes, atores reais, cenários pintados e stop-motion ganha projeção em 2 de agosto, às 19h.
Cinusp - r. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, região oeste, tel. (11) 3091-3540, usp.br/cinusp. Até 5/8. Grátis


Mostra Ecofalante de Cinema
O festival gratuito terá sessões em diferentes cinemas e espaços culturais e também exibições online. Entre os destaques está "Animal", filme mais recente do francês Cyril Dion, exibido no Festival de Cannes, além de "Ascensão", dirigido por Jessica Kingdon e indicado ao Oscar, "Escrevendo com Fogo", de Rintu Thomas, aposta da Índia também para o Oscar e premiado em Sundance, e "Apenas um Movimento", do americano Vincent Meessen. O programa ainda exibe a série "Uprising", de Steve McQueen e James Rogan, e faz retrospectivas dos cineastas Jacques Perrin e Sarah Maldoror.
Biblioteca Roberto Santos, CCSP, CEU Perus, CFC Cidade Tiradentes, Cinemateca e Reserva Cultural. Endereços e programação em ecofalante.org.br. De 27/7 a 17/8. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais