Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Oscar 2023: saiba como assistir aos filmes indicados

Entre os nomeados a melhor filme, há títulos no cinema, no streaming e inéditos

São Paulo

Na manhã desta terça (24), foi dada oficialmente a largada para o Oscar com o anúncio das indicações, feito pelos atores Allison Williams ("Corra" e "M3gan") e Riz Ahmed ("O Som do Silêncio").

Para quem não viu nada, ou quase nada, ainda há tempo para correr atrás do tempo perdido até a cerimônia, marcada para o dia 12 de março.

Campeão de indicações, com 11, "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" já havia saído de cartaz e está no streaming apenas para locação. Após as nomeações, o filme voltou a entrar na grade no cine Belas Artes.

Outros títulos estão nos cinemas, como "Os Fabelmans", ou pré-agendados para estrear antes da entrega do prêmio, caso de "Tár", que chega às telas nesta quinta (26), ou de "Os Banshees de Inisherin", que estreia em 2 de fevereiro.

Alguns outros entraram nos catálogos de streaming, como "Top Gun: Maverick". Também há a surpresa "Nada de Novo no Front", produção alemã da Netflix que conquistou 9 indicações. E ainda tem aqueles sem previsão de estreia, exemplo de "Living", mas que podem ganhar um impulso com as nomeações. Confira como assistir aos indicados.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Na onda dos metaversos, o filme conta a história de uma imigrante chinesa idosa nos Estados Unidos, que terá de controlar diferentes versões de si mesma em vários planos para poder salvar o mundo.
Everything Everywhere All at Once, EUA, 2022. Direção: Daniel Scheinert e Daniel Kwan. Elenco: Jamie Lee Curtis, Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Stephanie Hsu. 14 anos
11 indicações: melhor filme, diretor (Daniel Scheinert e Daniel Kwan), atriz (Michelle Yeoh), ator coadjuvante (Ke Huy Quan), atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu), roteiro original, edição, trilha sonora, canção ("This Is a Life") e figurino
Voltou ao cartaz nos cinemas; também para locação no Prime Video (R$ 11,90) e Apple TV+ (R$ 14,90)

Os Banshees de Inisherin
Em 1923, na pequena e fictícia ilha de Inisherin, na Irlanda, homem gentil e muito falante fica abalado após seu amigo de longa data dizer repentinamente que não quer mais falar com ele. Sem entender o que aconteceu, ele ainda recebe um curioso ultimato para evitar qualquer aproximação. Do mesmo diretor de "Três Anúncios para um Crime" (2017).
The Banshees of Inisherin, EUA/Reino Unido/Irlanda, 2022. Direção: Martin McDonagh. Com: Colin Farrell, Barry Keoghan, Brendan Gleeson e Kerry Condon
9 indicações: Melhor filme, diretor (McDonagh), ator (Colin Farrell), ator coadjuvante (Brendan Gleeson e Barry Keoghan), atriz coadjuvante (Kerry Condon), roteiro original, edição e trilha sonora
Estreia em 2 de fevereiro

Nada de Novo no Front
Baseado na obra homônima de Erich Maria Remarque, o filme segue a trajetória de um adolescente alemão, que se alista no Exército para lutar a Primeira Guerra cheio de fervor patriótico, mas logo se confronta com a brutal realidade no fronte de batalha.
Im Westen nichts Neues, Alemanha/EUA/Reino Unido. Direção: Edward Berger. Com: Felix Kammerer, Albrecht Schuch e Aaron Hilmer
9 indicações: melhor filme, filme internacional (Alemanha), roteiro adaptado, fotografia, trilha sonora, direção de arte, som, efeitos visuais e maquiagem
Disponível na Netflix

Elvis
Cinebiografia de Elvis Presley, cuja história é narrada da perspectiva (pouco confiável) de seu empresário, o coronel Tom Parker. Sob o olhar caleidoscópico de Baz Luhrmann, a história do cantor é banhada em cores, efeitos visuais e muitos números musicais.
Idem, EUA, 2022. Direção: Baz Luhrmann. Com: Austin Butler, Tom Hanks e Olivia DeJonge. 14 anos
8 indicações: melhor filme, melhor ator (Austin Butler), fotografia, edição, direção de arte, figurino, som e maquiagem
Disponível na HBO Max

Os Fabelmans
Depois de se apaixonar pelo cinema, jovem ganha uma câmera caseira dos pais e, incentivado pela mãe, explora sua criatividade em produções caseiras. Filme com toques autobiográficos do próprio diretor Steven Spielberg.
The Fabelmans, EUA, 2022. Direção: Steven Spielberg. Com: Michelle Williams, Paul Dano, Judd Hirsch, Seth Rogen e Gabriel LaBelle. 14 anos
7 indicações: melhor filme, diretor (Spielberg), atriz (Michelle Williams), ator coadjuvante (Judd Hirsch), roteiro original, trilha sonora, direção de arte
Em cartaz nos cinemas

Tár
Primeira mulher a comandar a Filarmônica de Berlim, a renomada maestrina e compositora Lydia Tár precisa lidar com uma crise pessoal enquanto prepara o lançamento de suas memórias e a apresentação ao vivo da difícil "Sinfonia Nº 5", de Mahler.
Idem, EUA, 2022. Direção: Todd Field. Com: Cate Blanchett, Mark Strong e Julian Glover. 12 anos
6 indicações: melhor filme, diretor (Todd Field), atriz (Cate Blanchett), roteiro original, fotografia e edição
Estreia em 26 de janeiro

Top Gun: Maverick
Apesar das condecorações, a carreira do piloto Maverick nunca decolou por conta de seu temperamento. Agora, 30 anos depois, ele precisa voltar à academia Top Gun para instruir uma equipe de jovens em uma perigosa missão, entre eles, o filho de seu melhor amigo. Sequência do sucesso de 1986.
Idem, EUA, 2022. Direção: Joseph Kosinski. Com: Tom Cruise, Jennifer Connelly, Jon Hamm e Miles Teller. 12 anos
6 indicações: melhor filme, roteiro adaptado, edição, canção ("Hold My Hand"), som e efeitos visuais
Disponível no Paramount+

Avatar - O Caminho das Águas
O longa é a sequência do filme que levou três estatuetas do Oscar em 2010. A história se passa dez anos após o fim da primeiro produção —agora, os protagonistas Jake e Ney'tiri formam uma família e precisam enfrentar os conflitos gerados por seus papéis na tribo e no casal. Ao mesmo tempo, uma antiga ameaça os faz explorar outras regiões de Pandora em busca de uma aliança com os Na’vi que vivem no mar.
Avatar: The Way of Water, EUA, 2022. Direção: James Cameron. Com: Sam Worthington, Zoe Saldana, Kate Winslet e Sigourney Weaver. 12 anos
4 indicações: melhor filme, direção de arte, som e efeitos visuais
Em cartaz nos cinemas

Triângulo da Tristeza
Um cruzeiro de luxo leva a bordo ricos passageiros do mundo da moda e um capitão alcoólatra e marxista. No entanto, a viagem perfeita sofre um terrível revés quando o navio afunda e os sobreviventes ficam presos em uma ilha deserta. Do mesmo diretor de "The Square - A Arte da Discórdia".
Triangle of Sadness, Suécia/França/Reino Unido/EUA, 2022. Direção: Ruben Östlund. Com: Harris Dickinson, Charlbi Dean, Woody Harrelson e Dolly de Leon
3 indicações: melhor filme, diretor (Östlund) e roteiro original
Estreia em 16 de fevereiro

Entre Mulheres
Em uma comunidade religiosa, dezenas de mulheres e até meninas são drogadas e estupradas por homens da própria colônia que dizem agir em nome da fé, e que elas estão sendo punidas por seus pecados. Enquanto eles fazem uma viagem de 48 horas, oito delas se reúnem para discutir como podem reagir.
Women Talking, EUA, 2022. Direção: Sarah Polley. Com: Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley e Frances McDormand
2 indicações: melhor filme e roteiro adaptado
Estreia em 2 de março

Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Mãe de T’Chalia, o Pantera Negra, Ramonda assume o comando de Wakanda após a morte do herói. Ao lado da filha e da general Okoye, ela precisa proteger o país das potências mundiais que se interessam pelo vibranium, um metal precioso que existe naquele território. Neste cenário, surge do mar uma nova ameaça ao reino de Wakanda.
Black Panther: Wakanda Forever, EUA, 2022. Direção: Ryan Coogler. Com: Angela Bassett, Letitia Wright, Lupita Nyong’o e Tenoch Huerta. 14 anos
5 indicações: melhor atriz coadjuvante (Angela Bassett), canção ("Lift Me Up"), figurino, maquiagem e efeitos visuais
Em cartaz nos cinemas e na Disney+ a partir de 1º/2

A Baleia
Depois de anos de ausência, um professor de inglês com obesidade severa, que lhe rende diversos problemas de saúde, tenta se reconectar com a filha adolescente.
The Whale, EUA, 2022. Direção: Darren Aronofsky. Com: Brendan Fraser, Sadie Sink e Hong Chau
3 indicações: melhor ator (Brendan Fraser), atriz coadjuvante (Hong Chau) e maquiagem
Estreia em 23 de fevereiro

Living
No Reino Unido, um burocrata já idoso, que trabalha há anos na mesma repartição pública, descobre que tem pouco tempo de vida. Viúvo, ele esconde a doença do filho adulto e passa o seu tempo na companhia de um escritor boêmio e de uma jovem ex-funcionária que trabalhou com ele. Adaptação do japonês "Ikiru" (1952), de Akira Kurosawa.
Idem, Reino Unido/Japão/Suécia, 2022. Direção: Oliver Hermanus. Com: Bill Nighy, Aimee Lou Wood e Alex Sharp
2 indicações: melhor ator (Bill Nighy) e roteiro adaptado
Sem previsão de estreia nos cinemas ou no streaming

Aftersun
Mulher recorda de uma viagem que fez com o pai na adolescência e percebe que a relação não é exatamente como a que ela guardava na memória. Inspirado nas memórias da diretora e roteirista escocesa Charlotte Wells.
Reino Unido/EUA, 2022. Direção: Charlotte Wells. Com: Paul Mescal, Celia Rowlson-Hall e Frankie Corio. 14 anos
1 indicação: melhor ator (Paul Mescal)
Em cartaz nos cinemas e no Mubi

Blonde
Cinebiografia de Marilyn Monroe, o longa registra seus traumas de infância e seus problemas pessoais, que incluíam exploração, abuso de poder e dependência química.
Idem, EUA, 2022. Direção: Andrew Dominik. Com: Ana de Armas, Julianne Nicholson e Lily Fisher
1 indicação: (melhor atriz (Ana de Armas)
Disponível na Netflix

To Leslie
1 indicação: melhor atriz (Andrea Riseborough)
Sem previsão de estreia nos cinemas ou no streaming

Passagem
Após servir o Exército no Afeganistão, uma jovem volta com uma lesão cerebral e precisa passar por uma longa recuperação física e mental. Ao voltar para casa, ela faz amizade com um mecânico local.
Causeway, EUA, 2022. Direção: Lila Neugebauer. Com: Jennifer Lawrence, Brian Tyree Henry e Linda Emond
1 indicação: melhor ator coadjuvante (Brian Tyree Henry)
Disponível na Apple TV+

Glass Onion: Um Mistério Knives Out
O detetive Benoit Blanc é convidado para integrar um grupo de antigos amigos de um milionário excêntrico que deseja fazer um jogo de mistério no fim de semana. No entanto, uma morte coloca todos no lugar como suspeitos. Sequência de "Entre Facas e Segredos".
Glass Onion, EUA, 2022. Direção: Rian Johnson. Com: Daniel Craig, Edward Norton, Kate Hudson, Janelle Monáe e Dave Bautista
1 indicação: roteiro adaptado
Disponível na Netflix

Babilônia
Do mesmo diretor de "La La Land", o longa acompanha a transição do cinema mudo para os filmes falados e a ascensão e queda de diversos artistas da antiga Hollywood. Com mais de três horas (189 minutos) retrata os exageros e escândalos da indústria.
Babylon, EUA, 2022. Direção: Damien Chazelle. Com: Brad Pitt, Margot Robbie e Tobey Maguire. 18 anos
3 indicações: melhor trilha sonora, direção de arte e figurino
Em cartaz nos cinemas

Batman
Em seu segundo ano como o herói mascarado de Gotham, Batman investiga uma série de pistas deixadas por um novo vilão, o Charada, que o levam a questionar inclusive a integridade de sua família. Enquanto persegue o inimigo, o vigilante solitário estabelece novas alianças em Gotham.
The Batman, EUA, 2022. Direção: Matt Reeves. Com: Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano, Colin Farrell, Jeffrey Wright e Andy Sarkis
3 indicações: som, efeitos visuais e maquiagem
Disponível na HBO Max

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
Exibido no Festival de Veneza e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano, o filme dirigido por Alejandro G. Iñárritu acompanha um jornalista que retorna ao seu país natal, o México, após receber um prêmio em Los Angeles e entrar numa crise existencial.
Bardo, Falsa Crónica de unas Cuantas Verdades, México, 2022. Direção: Alejandro G. Iñárritu. Com: Daniel Giménez Cacho, Griselda Siciliani e Ximena Lamadrid. 18 anos
1 indicação: melhor fotografia
Disponível na Netflix

Argentina, 1985
O filme recupera a história do promotor Julio Strassera e os perrengues pelo qual passou ao processar e levar a julgamento os principais líderes da ditadura militar no país, uma das mais sangrentas na América Latina.
Idem, Argentina/EUA/Reino Unido, 2022. Direção: Santiago Mitre. Com: Ricardo Darín, Gina Mastronicola e Francisco Bertín. 12 anos
1 indicação: melhor filme internacional (Argentina)
Disponível no Prime Video

RRR - Revolta, Rebelião, Revolução
Na índia dos anos 1920, um líder tribal parte para uma missão de resgate na qual tenta recuperar uma jovem que foi sequestrada por representantes da elite inglesa. No caminho, ele precisa enfrentar um policial, contratado para capturá-lo. No entanto, os dois se tornam aliados.
Idem, Índia, 2022. Direção: S.S. Rajamouli. Com: N.T. Rama Rao Jr., Ram Charan Teja e Ajay Devgn
1 indicação: melhor canção ("Naatu Naatu")
Disponível na Netflix

Império da Luz
1 indicação
: melhor fotografia
Estreia em 23 de fevereiro

Sra. Harris Vai a Paris
1 indicação
: melhor figurino
Saiu de cartaz nos cinemas; sem previsão no streaming

A Fera do Mar
1 indicação: melhor animação
Disponível na Netflix

Pinóquio
Guillermo del Toro apresenta uma releitura sombria e distorcida do famoso conto de fadas de Carlo Collodi sobre o boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Quando Pinóquio ganha vida, ele se torna um menino muito travesso. Mas ele acaba aprendendo algumas lições ao longo de sua jornada.
Guillermo del Toro's Pinocchio, EUA, 2022. Direção: Guilherme del Toro e Mark Gustafson. 12 anos
1 indicação: melhor animação
Disponível na Netflix

Red - Crescer É uma Fera
Nesta animação da Pixar, uma adolescente de repente se transforma em um grande panda vermelho quando fica nervosa. Ela descobre que isso é uma herança familiar por parte das mulheres, e precisa participar de um ritual para evitar a transformação.
Turning Red, EUA, 2022. Direção: Domee Shi. Livre
1 indicação: melhor animação
Disponível na Disney+

Gato de Botas 2: O Último Pedido
Depois de mais uma aventura cheia de excessos, o Gato de Botas perde sua oitava vida e pela primeira vez teme a presença da morte. Para tentar recuperar suas vidas, ele sai em busca da Estrela do Desejo, mas precisa da ajuda da antiga parceira Kitty Pata Mansa, com quem tem uma história mal resolvida.
Puss in Boots: The Last Wish, EUA, 2022. Direção: Joel Crawford. Livre
1 indicação: melhor animação
Em cartaz nos cinemas

Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft
1 indicação: melhor documentário
Disponível na Disney+

Navalny
1 indicação: melhor documentário
Disponível na HBO Max

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
1 indicação: melhor curta de animação
Disponível na Apple TV+

Como Cuidar de um Bebê Elefante
1 indicação: melhor curta documental
Disponível na Netflix

O Efeito Martha Mitchell
1 indicação: melhor curta documental
Disponível na Netflix

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais