Festival de filmes sobre futebol começa hoje com homenagem a Sócrates

Crédito: Jorge Araújo-6.nov.83/Folhapress
Sócrates (foto), ídolo do Corinthians, é um dos jogadores mostrados no filme "Os Rebeldes do Futebol", que dá início ao festival CINEFoot

O Museu do Futebol (centro de São Paulo) recebe, nesta quinta-feira (dia 6), sexta (7) e sábado (8), a quarta edição do CINEFoot, um festival de filmes brasileiros e da América Latina dedicado exclusivamente à exibição de filmes que tratam de futebol, tudo com entrada gratuita. O festival segue até terça-feira (11), também com sessões no Espaço Itaú de Cinema (centro).

Um dos destaques é o documentário "Os Rebeldes do Futebol", que aborda a história do ex-jogador Sócrates --ídolo dos times do Corinthians e Botafogo de Ribeirão Preto--, com sessão agendada para as 20h de quinta-feira (6), no Auditório Armando Nogueira, e presença do ex-jogador Raí (irmão de Sócrates), do jornalista Juca Kfouri e do ex-jogador chileno Carlos Caszely.

Nesta produção, o ex-futebolista francês Eric Cantona relembra os caminhos de jogadores como Mekhloufi, Sócrates, Pasic, Caszely e Didier Drogba, que, ao adotarem posições de questionamento em relação ao poder vigente, acabaram por se tornar figuras de resistência, para muito além de seus talentos esportivos.


Na sexta-feira (7), às 9h30, a sessão "Dente de Leite" apresenta curtas como "Zimbu", que retrata uma bola de futebol que aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ao chegar nos pés de um guerreiro africano, este descobre a magia do futebol. Já "O Primeiro João" trata de Garrincha, que revela a origem do apelido "João" que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Estes mesmos filmes serão reapresentados no sábado (8), às 10h30.

Ainda na sexta-feira, a partir das 20h, a sessão "A Procissão" conta a história de dez mil devotos de "São Marcos de Palestra Itália" que pararam as ruas da zona oeste de São Paulo para agradecer as graças recebidas durante seus 20 anos de carreira defendendo exclusivamente as bandeiras alviverde e a da seleção brasileira.

Já no Espaço Itaú de Cinema, localizado na rua Augusta, as exibições acontecem às 19h30 e 21h30 destes sábado, domingo, segunda e terça. Lá serão projetados filmes como "Ronaldo", "Soberano 2", "Rimet, a Incrível História da Copa do Mundo" e outros, além de homenagens prestadas.

Informe-se sobre o local: Museu do Futebol

Espaço Itaú de Cinema - r. Augusta, 1.470/1.471, Consolação, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3288-6780 (salas 1 a 3) e 3287-5590 (salas 4 e 5)


VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

MUSEU DO FUTEBOL

Quinta-feira (06/6), 20h Homenagem ao ex-jogador Sócrates

"Os Rebeldes do Futebol"
Dir.: Gilles Perez e Gilles Rof (França, 2012). Longe do glamour e brilho, Eric Cantona conta a história de jogadores que resistiram. Seus nomes são Mekhloufi, Sócrates, Pasic, Caszely e Didier Drogba, e eles disseram "não" em uma época em que o negócio do futebol parece estar corrompendo a nossa relação com o esporte. Eric Cantona desperta consciências através dos caminhos de jogadores que se opuseram ao poder e tornaram-se figuras de resistência, além de seu talento esportivo. Classificação: 12 anos.


Sexta-feira (07/6, 9h30) e sábado (8/6, 10h30) Mostra "Dente de Leite" (filmes especialmente dedicados às crianças)

"Santos F.C. Bicampeão Mundial"
Dir. Carlos Niemeyer (Canal 100, RJ, 1963). Classificação: 12 anos.

"Zimbu"
Dir. Marcos Strassburger Souza (Ani, 3 min, cor, HD, SP, 2011). Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol. Classificação: Livre

"Gaúchos Canarinhos"
Dir. Rene Goya Filho (Doc, 15 min, cor, HD, RS, 2007). O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação: a camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee. Uma peça que ganhou seu significado, bem como sua força mítica, com as conquistas do futebol brasileiro mundo afora, principalmente após a Copa do Mundo de 1970. Ao mesmo tempo, nossos heróis, os jogadores que vestiram essa camisa, falam sobre a construção desse mito e o significado dela em suas vidas. Carlos Alberto Torres, Falcão, Tafarel e Larry Passos de Faria, entre outros, são entrevistados em Gaúchos Canarinhos. Classificação: 12 anos.

"O Primeiro João"
Dir. André Castelão (Ani, 6min27s, cor, Betacam, RJ, 2006). Garrincha revela a origem do apelido "João" que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe. Classificação: Livre

"Vai Pro Gol"
Dir. Felipe D'Andrea (Doc, 22 min, cor, HD, SP, 2012). O filme mostra a vida particular e profissional dos jogadores federados do primeiro esporte genuinamente brasileiro: o futebol de botão. Professores de filosofia, metaleiros e aposentados, todos dividem a mesma paixão e competem pelo mesmo troféu. Classificação: 12 anos.

Sexta-feira (07/6, 20h)

"A Procissão"
Dir. de Rogério Zagallo (SP, 2012, 13m). Dez mil devotos de "São Marcos de Palestra Itália" pararam as ruas da zona oeste de São Paulo para agradecer as graças recebidas durante seus 20 anos de carreira defendendo exclusivamente a meta alviverde e a da seleção brasileira. Classificação: 12 anos.

"Os Últimos Proletários do Futebol"
Dir.: Martin Jönsson, Carl Pontus Hjorthén (Suécia, 2011). Classificação: 12 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA

Sábado 8/6

19h30 "O Travesseiro e o Escorpião"
Dir. de Henrique Carvalhaes (SP, 2013). A insistência de Lucas para que sua namorada Amanda o ajude a reproduzir a "defesa do escorpião" com o travesseiro dela, abre margem para alguns acasos que podem conturbar a relação do casal.

"Três no Tri"
Dir. de Eduardo Souza Lima (RJ, 2013, 15 min.). Copa do México, 1970: Pelé faz o gol da virada contra a Tchecoeslováquia, ajudando a seleção brasileira rumo ao tricampeonato. Orlando Abrunhosa imortalizou o feito na foto mais reproduzida mundo afora, mas esta não é a sua única façanha.

"Inesquecível"
Dir. de Diego Carballo, Daniel Carlón (Espanha, 2012, 7,5 min.) Pai e filho assistem ao vivo a um momento inesquecível: a final da Copa do Mundo de 2010.

"Lila"
Dir. de Sebastian Dietsch (Argentina, 2012, 15 min.). Sorte e superstição envolvem um importante campeonato de futebol quando o time Canchilegua acredita que seu mascote Lila é quem determina o sucesso ou fracasso na partida. Será que Lila vai chegar a tempo do jogo decisivo?

"Rime, a Incrível História da Copa do Mundo"
Dir. de César Meneghetti, Filippo Macelloni, Lorenzo Garzella (Itália, 2010, 52 min.). Filmado no Brasil, Inglaterra, Espanha, Itália, Uruguai e Argentina, o documentário narra, através de reconstituições filmadas, material de arquivo e entrevistas, os acontecimentos incríveis e misteriosos do Troféu.

21h30 Homenagem a Leônidas da Silva, 100 anos

"Ronaldo"
Dir. de Jan Mettler (Suiça, 2009, 6 min.). Garoto sonha em se tornar uma estrela do futebol. Em uma manhã ele deixa o anonimato do subúrbio em que vive para adentrar o iluminado estádio. Lá ele se depara com um oponente inesperado, que o põe à prova.

"Playday, Sonhar Nas Quatro Linhas"
Dir. de Victor Santos (Portugal, 2012, 6 min.). Numa tarde de sol quatro amigos jogam bola. Entre sonhos e brincadeiras a bola foge para uma casa habitada por um velho homem solitário. A recuperação da bola torna-se uma aventura.

"Soberano 2"
Dir. de Carlos Nader, Maurício Arruda (SP, 2012)

Domingo 9/6

19h30 Homenagem: Santos Bicampeão Mundial (50 anos)

"Santos F.C. Bicampeão Mundial"
Dir. de Carlos Niemeyer (RJ, 1963, )

"Santos Para Sempre na Pele"
Dir. de Bruno Curti, Lorraine Lopes (SP, 2012, 10 min.). Torcedores escolheram uma forma de se tornar mais santistas, pois expressam o amor pelo time na pele, através de tatuagens. O filme mostra a escolha dos desenhos, o local da tatuagem e porque eternizar o amor.

"Tabelinha"
Dir. de Elke Weber-Moore (Alemanha, 2013, 18 min.). Joanna, uma treinadora de futebol, tem que pagar pela utilização do campo. Sua amiga e ela tentam resolver o problema e se veem obrigadas a questionar o quão migrantes ainda são consideradas para receber dinheiro de uma fundação.

"A Vez das Mulheres"
Dir. de Hélène Harder (França, 2012, 65 min.). Em 2009, no Senegal, foi organizado o primeiro torneio feminino de futebol. tournament. Em 2011, as mulheres retornam ao gramado. Através do suspense da competição e história das participantes, descobrimos a rotina de uma sociedade muçulmana africana.

21h30
"A Promessa de Gerônimo"
Dir. de Luiz Menegaz (RJ, 2012, 30 min.). É a final da Copa do mundo entre Brasil e Argentina, no Rio de Janeiro. Leandro e Bruno estão atrasados para o Maracanã e enfrentam problemas com o carro. A solução surge de um argentino, mas eles têm que escolher qual dos dois irá para o estádio.

"Bichos Crioulos"
Dir. de Diego Lombardi (Argentina, 2012)

Segunda 10/6

19h30
Trailer de "Melhor Ataque do Mundo", de José Carlos Asbeg (SP, 2013).

"Minha Circunsição"
Dir. de Arne Ahrens (Alemanha, 2013, 17 min.). Uma história sobre a busca por sua identidade do garoto de nove anos de idade Ümit.

"O Barbeiro Futebolista"
Dir. de Juan Manuel Aragón (Espanha, 2012, 12 min.). Pelayo quer voltar para casa com seu visual asseado. Está tarde e ele está perdido, mas ele consegue achar um barbeiro aberto. Sua salvação, porém, vira um pesadelo quando ele se vê refém de um torcedor fanático.

"Apito"
Dir. de Grzegorz Zariczny (Polônia, 2012, 17 min.). Marcin tem 30 anos. Ele vive em uma cidade pequena perto de Cracóvia, na Polônia, e trabalha como árbitro de futebol em divisões menores, mas quer mudar isso. Sua mãe também o cobra por algumas decisões quanto a vida. Ele está à procura de um trabalho melhor e uma namorada.

"Geral do Grêmio"
Dir. de Juliano Kracker (RS, 2010, 60 min.). História e bastidores da torcida que mudou a forma de torcer no Brasil. Em 5 anos de gravações, acompanhamos a Geral do Grêmio em diversos estádios brasileiros e abordamos as amizades entre as torcidas organizadas.

21h30
Trailer "Democracia em Preto-e-Branco", de Pedro Asbeg (SP, 2013)

Homenagem: Radialismo Esportivo e Vampeta

"Belo Horizonte F.C."
Dir. de Bellini Andrade (MG, 2012, 8 min.). A proposta do vídeo Belo Horizonte F.C. é levar ao espectador a vivência do esporte em seus diferentes modos: desde o futebol de botão até a prática do esporte em campo.

"O Pai do Gol"
Dir. de Luiz Ferraz (SP, 2012, 17 min.). Acompanharemos na cabine do pai do gol, José Silvério, a transmissão de um clássico. Ele conta como desenvolveu seu jeito peculiar de se comunicar e as razões de transmitir tanta emoção.

"Memórias de Chumbo - O Futebol nos Tempos do Condor"
Dir. de Lúcio de Castro (RJ, 2012, 50 min.). Profunda investigação sobre as relações futebol e as ditaduras militares do continente sul-americano nas décadas de 60, 70 e 80 em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

Terça 11/6

21h30 Homenagem: Ana Azevedo, Jorge Furtado, Tostão e ao clássico Corinthians x Santos (100 anos)

"Barbosa"
Dir. de Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo (RS, 1998)

"Tostão, a Fera de Ouro"
Dir. de Paulo Laender e Ricardo Gomes Leite (MG/RJ, 1970)

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais