Virada Sustentável reúne cerca de 600 eventos por todas as regiões da cidade

Programação reúne filmes, shows, passeios, apresentações de dança e de teatro

São Paulo

Como o nome sugere, sustentabilidade é o tema central da programação, que reúne exibições de filmes, atrações infantis, shows, passeios, apresentações de dança e peças de teatro; confira uma seleção dos destaques: 

CRIANÇA

Barbatuques
O show brinca com os sons e mostra que é possível fazer música com o próprio corpo, sem instrumentos convencionais. A proposta do espetáculo é explicar a música corporal de forma lúdica e divertida, apresentando jogos rítmicos e imitações.
Pq. Ibirapuera - palco principal - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, s/ tel. Sáb. (24): 11h. 60 min. Livre. Grátis. 

Canções para Pequenos Ouvidos
O disco, primeiro da Orquestra Modesta, tem seu repertório extraído do espetáculo homônimo dirigido por Fernando Escrich e Anderson Spada. Na trama, um maestro espera pelos músicos, que acabam perdendo o avião e não conseguem chegar. Decide, então, se apresenta ao lado de quatro palhaços.
Pq. Ibirapuera - palco principal - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, região sul, s/ tel. Dom. (25): 11h. 70 min. Livre. Grátis.

CINEMA

Cinesolar
Na sessão de cinema são exibidos curtas- metragens que integraram a 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Entre eles estão “Bravura”, que narra a história de um toureiro espanhol que realiza uma tourada no México, e “Menino da Gamboa”, sobre um garoto que admira o irmão mais velho. 
Parque Mario Covas, av. Paulista, 1.853, Bela Vista. Dom. (25): 18h. Livre. Grátis.

DANÇA

Memórias
Concepção e interpretação: Miriam Druwe e Silvia Goes. 60 min. Livre.O espetáculo integra a programação de Corpos Diversos. A montagem reflete sobre a memória dos primeiros passos e sons.
Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros, tel. 2245-1900. Qui. (22) a dom. (25): 19h. Grátis. 

PASSEIOS

Festa Wake
A festa começa às 7h da manhã com aula de ioga. Às 8h, um DJ agita a pista para aqueles que tem energia e molejo desde cedo. A programação também tem massagem, pinturas faciais, corte de cabelo e café da manhã saudável.
Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2.500, Pinheiros, região oeste, tel. 3065-4333. Sex. (23), a partir das 7h. Livre. Grátis. 

Cem Minas na Rua
A atividade reúne 430 mulheres que grafitam uma rua na Lapa de Baixo. As primeiras cem que se inscreverem recebem um kit de pintura, com sprays e tinta látex. O evento tem ainda rodas de conversas e uma feira, com objetivo de dar visibilidade às mulheres da região. 
Rua Antônio Brito Marques, Lapa de Baixo. Sáb. (24): 8h às 22h. Livre. Grátis. 

SHOWS

Anelis Assumpção
Filha de Itamar Assumpção, a cantora e compositora paulistana interpreta seu terceiro disco, “Taurina” (2018), que mescla a música brasileira a influências de dub, reggae e afrobeat.
Blue Note - Av. Paulista, 2.073, 2º andar, Bela Vista, região central, tel. 3179-0050. 348 lugares. Dom. (25): 20h. Livre. Grátis.  

Luedji Luna
Com influências de jazz, MPB e sonoridades de terreiro, a cantora e compositora baiana mostra o show do disco “Um Corpo no Mundo” (2017), no qual entoa canções que abordam a feminilidade, a negritude, a espiritualidade e o cotidiano urbano. 
Parque Ibirapuera - palco principal -  Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, tel. 3629-1075. Dom. (25): 19h. Livre. Grátis.

Orquestra Jovem Tom Jobim convida Zélia Duncan
A orquestra dedicada à música brasileira se une à cantora Zélia Duncan para entoar sucessos de Gilberto Gil, um dos maiores nomes da MPB. Clássicos como “Palco”, “Drão” e “Estrela” aparecem no repertório, com arranjo de nomes como Tiago Costa e Nelson Ayres.
Parque Ibirapuera - palco principal -  Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, tel. 3629-1075. Dom. (25): 16h. Livre. Grátis. 

YBY Festival 
Promovido pela Yandê, a primeira rádio indígena online no Brasil, o festival recebe o músico Wakay, que apresenta repertório cantado no idioma yathê; o rapper e vlogger Katu Mirim, que canta ao lado de Nego Tibes; o cantor e integrante do grupo Coisa de Índio, Edivan Fulni-ô, e um toré coletivo, no qual cantores, palestrantes e público se unem em canto e dança. 
Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2.500, Pinheiros, tel. 3065-4333. Sex. (23), a partir das 10h. Livre. Grátis.

TEATRO

Amadores
Texto e interpretação: Cia. Hiato. Direção: Leonardo Moreira. 90 min. 14 anos.A peça busca compreender e questionar o fascínio exercido pela representação e o papel dela na vida cotidiana. Para isso, a cia. Hiato entra em cena ao lado de artistas amadores. Os atores, de diferentes classes sociais, contam suas histórias de forma poética.
Teatro Sérgio Cardoso - sala Paschoal Carlos Magno - R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, tel. 3288-0136. Sex. (23): 21h. Grátis. 

Terror e Miséria no Terceiro Milênio
Texto: Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Com: Fernanda D’Umbra, Georgette Fadel, Jairo Pereira, Luaa Gabanini e outros. 120 min. 14 anos.Teatro e hip-hop se unem na produção inspirada em um texto de Bertolt Brecht. Em cena, atores e DJs traçam um paralelo entre os anos anteriores à Segunda Guerra Mundial, contexto no qual viveu o dramaturgo, e a ascensão do fascismo no mundo atual.
Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, Limão, tel. 3343-8999. Dom. (25): 20h. Grátis. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais