Virada do Livro traz Fernanda Montenegro e corredor com 1,5 km de feira literária

Evento conta com convidados como Zamaswazi Dlamini-Mandela, neta de Nelson Mandela

São Paulo

De sexta a domingo, a primeira edição do Festival Mário de Andrade promove atividades gratuitas com convidados especiais, como Mia Couto e Milton Hatoum. Confira alguns destaques da programação: 

Bate-papos

Fernanda Montenegro 
Nas vésperas de seu aniversário de 90 anos, Fernanda Montenegro comenta seu novo livro de memórias “Prólogo, Ato, Epílogo” (Companhia das Letras) e conversa com a jornalista Marta Góes —que foi a responsável por redigir a obra, entre novembro de 2017 e agosto de 2019, a partir de entrevistas com a atriz.
Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos De Azevedo, s/n, República, tel.  3053-2100. Dom. (6): 16h. Ingressos são retirados por ordem de chegada. Grátis. 

Mia Couto e Bianca Ramoneda
O autor moçambicano Mia Couto, vencedor dos prêmios literários Camões e Neustadt, conversa com a jornalista, escritora e atriz Bianca Ramoneda sobre as relações do homem com a sociedade e com o meio-ambiente, sob a ótica da literatura africana. Alguns trechos da obra de Mia Couto são lidos pelo ator Silvio Restiffe. 
Praça das Artes - Av. São João, 281, Centro, tel. 4571-0401. Sex. (4): 19h30. Grátis

Milton Hatoum e Isabela Figueiredo
Responsável por “A Gorda”, a escritora moçambicana Isabela Figueiredo se une ao escritor de “Dois Irmãos”, o amazonense Milton Hatoum, para discutirem 
os laços de família, tendo como pano de fundo a literatura, a imigração e o pós-colonialismo. A mediação fica por conta da crítica literária Rita Palmeira. 
Praça das Artes - Av. São João, 281, Centro, tel. 4571-0401. Sáb. (5): 14h. Grátis. 

Peleja de Cordel
O evento promove um encontro de seis cordelistas de cinco estados brasileiros para a leitura de versos de várias épocas. Participam do encontro Aldy Carvalho (Pernambuco), Cleusa Santo (São Paulo), EdiMaria (Bahia), João Gomes de Sá (Alagoas), Moreira de Acopiara e Costa Senna (Ceará).
Pça Dom José Gaspar - R. Dr. Bráulio Gomes. Sáb. (5): 15h. Grátis.  

Zamaswazi Dlamini-Mandela e Sahm Venter
Neta de Nelson Mandela, líder sul-africano que passou 27 anos preso por um regime de exceção, Zamaswazi Dlamini-Mandela participa do encerramento do festival ao lado de Sahm Venter. Esta última foi responsável por reunir as correspondências escritas por Mandela na prisão e publicá-las no livro “Cartas da Prisão de Nelson Mandela”. Na ocasião, alguns trechos da obra são lidos pelo ator Felipe Soares. A mediação do encontro é feita pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz. 
Praça das Artes - Av. São João, 281, Centro, tel. 4571-0401. Dom. (6): 19h. Grátis. 

Criança

Banho de Histórias
Em uma piscina de bolinhas, cheia de livros infantis, a Cia Circo Trapo convida pais e crianças a mergulharem em histórias. A atividade tem o objetivo de estimular o contato dos pequenos com a literatura, de forma lúdica e divertida.
Sesc 24 de Maio - praça - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. Sáb. (5): 11h. 60 min. Livre. Grátis. 

Chiquinha Gonzaga, A Menina Faceira
Direção: Edson Gon. Texto: Tom Dupin. 50 min. Livre.
A Cia. das Cores faz homenagem à Chiquinha Gonzaga (1847-1935) no espetáculo de bonecos que mostra passagens e peripécias da infância da compositora de sucessos como “Ó Abre-Alas”. Na peça, três vendedores de rua acompanhados de um pianeiro da época encenam 15 canções.
Biblioteca Mário de Andrade - auditório - R. da Consolação, 94, Consolação, tel. 3775-0020. Sáb. (5): 11h. Grátis

Goitá
Concepção e coreografia: Ana Catarina Vieira. Texto: Beto Andreetta. Com: Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt. 60 min. Livre.
O espetáculo, parceria da Cisne Negro Cia. de Dança com a companhia infantil Pia Fraus, recria o universo da cultura popular brasileira por meio de bonecos mamulengos, que atuam como bailarinos.
Praça das Artes - Av. São João, 281, Centro, região central, s/ tel. Dom. (6): 14h. Grátis. 

Dança

Bolo de Rolo
Concepção e interpretação: Cia. Angelo Madureira e Ana Catarina Vieira. 150 min. 18 anos.
O espetáculo tem a proposta de ser um baile interativo, que remete às festas populares brasileiras com ritmos como forró, coco, maracatu e baque virado. A ideia é que o público e bailarinos interajam. 
Biblioteca Mário de Andrade -  R. da Consolação, 94, Centro, tel. 3775-0002 . Sáb. (5): 11h. GRÁTIS

Yebo
Concepção e interpretação: Gumboot Dance Brasil. 45 min. Livre.
No palco, diversos bailarinos apresentam um espetáculo de gumboot (estilo de dança sul-africano, interpretado com galochas). A coreografia retrata a exploração de trabalhadores em minas de ouro e carvão. 
Praça das Artes - Av. São João, 281, Centro, tel. 4571-0401. Sex. (4): 19h. Grátis. 

Feira

Corredor do Livro 
Ao longo de um quilômetro e meio, cem tendas abrigam as principais editoras, livrarias e coletivos do país, como Companhia das Letras, Record, Todavia, Ubu, Quilombhoje, Poetas do Tietê, Coletivos Ponte Cultural, Nômade, Perifatividade e Fantasistas e Território Geek, e outros. Algumas das editoras presentes têm iniciativas voltadas à diversidade LGBT, à questão racial e ao feminismo.
Rua Coronel Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo (ao lado do Theatro Municipal) e Rua Conselheiro Crispiniano. Sáb. (5): 10h às 20h. Dom. (6): 10h às 19h. Grátis. 

Confira mapa do corredor literário na Virada do Livro
Confira mapa do corredor literário na Virada do Livro - Folhapress

Teatro adulto

Amar, Verbo Intransitivo
Texto: Mário de Andrade. Adaptação: Luciana Carnieli. Direção: Dagoberto Feliz. Com: Luciana Carnieli e Pedro Daher. 70 min. 12 anos.
Adaptação do primeiro romance de Mário de Andrade, a trama acompanha uma governanta alemã contratada por uma família tradicional paulista nos anos 1920 para dar aulas particulares ao primogênito e herdeiro Carlos. O encontro se transforma, no entanto, em uma relação amorosa.
Biblioteca Mário de Andrade -  R. da Consolação, 94, Centro, tel. 3775-0002. Sex. (4) a dom. (6): 20h. Grátis. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais