Descrição de chapéu Coronavírus
Passeios

Fique em casa: no Dia Mundial da Arte, confira exposições virtuais

Espaços culturais divulgam obras de arte e mostras online

São Paulo

Celebrado desde 2012, o Dia Mundial da Arte costuma inspirar a ida a museus e espaços culturais. O dia 15 de abril foi escolhido em homenagem ao nascimento do pintor e inventor Leonardo Da Vinci (1452-1519) e tem o objetivo de promover o multiculturalismo e a atividade artística.

Mesmo com o isolamento social, é possível comemorar a data de maneira adaptada, já que museus em diferentes cantos do mundo disponibilizam seus acervos online e de forma gratuita. Confira.

Galleria degli Uffizi, Florença
Por meio do Google Arts & Culture é possível visitar a coleção de arte da família Medici, instalada no edifício projetado por Giorgio Vasari em 1560. A coleção inclui peças do Renascimento e do barroco italiano, como "O Nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli, e a "Medusa", de Caravaggio.
Disponível em: artsandculture.google.com

Masp, São Paulo
O Masp alimenta suas redes sociais com o seu grande "Acervo em Transformação", que inclui obras de Alfredo Volpi, Frans Post e Claude Monet. Por meio da visita virtual, é possível transitar entre os cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi.
Disponível em: masp.org.br

Museu Britânico, Londres
Conhecido por reunir peças que ajudam a compreender a história da civilização, como a pedra de Roseta o os mármores do Partenon de Atenas, o museu disponibiliza visitas online por quatro de suas galerias e outras salas com exposições menores. Um dos destaques é a ala de esculturas egípcias, que inclui a estátua de granito do rei Ramsés 2º, uma tábua com hieróglifos e a já citada pedra de Roseta.
Disponível em: britishmuseum.org

Museu Frida Kahlo, Cidade do México
Também conhecido como Casa Azul, o museu reúne pinturas a óleo e fotografias que registram o cotidiado dos artistas Frida Kahlo e Diego Rivera, além de roupas e outros objetos pessoais da surrealista. Durante a visita online, é possível explorar o exterior da icônica construção colorida, além do interior, onde ficam as obras. Entre os destaques da coleção está a obra "Retrato de Família", que esboça a árvore genealógica de Frida.

Museu Hermitage, São Petersburgo
Com um acervo de mais de 3 milhões de peças, o museu que ocupa, entre outros edifícios, o Palácio de Inverno, que abrigava os czares russos, reúne itens de diversos períodos históricos. Na visita virtual, é possível percorrer luxuosos corredores e ver obras de artistas como Rembrandt e Picasso.
Disponível em: hermitagemuseum.org

Museu do Louvre, Paris
O maior museu de arte do mundo oferece experiências virtuais por algumas de suas obras mais famosas, além de visitas online. Para a icônica "Mona Lisa" há uma experiência de realidade virtual com detalhes sobre as técnicas de pintura de Leonardo Da Vinci e curiosidades sobre o quadro, que incluem um zoom sobre a obra. As visitas online permitem uma imersão nas seções de antiguidades egípcias, arte medieval, artes decorativas e a Petite Galerie, com uma exposição educativa que inclui obras de Delacroix e Rembrandt.
Disponível em: louvre.fr
Monalisa em realidade virtual: louvre.fr/en/mona-lisa

Entrada do museu do Louvre em 2 de abril de 2020
Entrada do museu do Louvre em 2 de abril de 2020 - THOMAS COEX /AFP
Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York
Vizinho do Central Park, o edifício projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright abriga obras de artistas contemporâneos, como Marina Abramovic e Ai Weiwei. No projeto "Guggenheim from Home" estão disponíveis áudios sobre a história do museu, entrevistas com artistas e fotos do acervo. Além disso, é possível fazer uma visita virtual e passear pelas rampas brancas do prédio com o Google Arts & Culture.
Disponível em: guggenheim.org

Teatro Museu Dalí, Figueres, Espanha
Na cidade natal de Salvador Dalí (1904-1989), na Catalunha, o museu abriga a maior coleção de peças do pintor surrealista. Na experiência virtual, dedicada à vida e à obra do artista, é possível apreciar uma estrutura 3D do museu antes de escolher qual sala visitar. O pátio interno com esculturas oferece uma visão interessante do palco do teatro localizado no mesmo edifício.
Disponível em: salvador-dali.org

Confira outras visitas virtuais no site do projeto Google Arts & Culture.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais