Descrição de chapéu Coronavírus
Passeios

Fique em casa: conheça games de estratégia, esporte e aventura para se divertir online

Opções estão disponíveis para computador, celular e videogames

São Paulo

Distrações para tornar o isolamento social mais divertido não faltam na quarentena. A internet está repleta de artistas fazendo lives, rotinas de exercícios e cursos pensados para incentivar o público a ficar em casa.

Pensar em realidades alternativas e universos mágicos também pode ser uma boa ideia para aliviar a tensão das notícias sobre o coronavírus e aproveitar o tempo de resguardo.

E os jogos virtuais são um ótimo aliado nessa tarefa. Com eles é possível treinar habilidades de concentração e estratégia, além de interagir com pessoas do mundo todo sem sair de casa. Confira sete sugestões de games.

'Call of Duty: Warzone'
Lançado pouco antes do inicio da quarentena no Brasil, "Call of Duty: Warzone" é o jogo do momento. Derivado da franquia de sucesso da Activision, o game já conta com mais de 30 milhões de jogadores por todo o mundo. Misturando elementos de "Battle Royale" com a clássica jogabilidade de tiro em primeira pessoa de "Call of Duty", o game põe os players em uma arena gigantesca, na qual o objetivo é ser o último a sobreviver.
Disponível gratuitamente para Playstation 4, Xbox One e PC, com a possibilidade de crossplay entre as plataformas. Pode ser jogado sozinho ou com três amigos.

'Counter Strike: Global Offensive'
O jogo carro-chefe da Valve, empresa por trás da principal plataforma de PC, a Steam, é o mais clássico game FPS (tiro em primeira pessoa) da atualidade. Lançado em 2012, é constantemente atualizado e, no final de 2018, tornou-se gratuito —mas é possível comprar a versão Prime para obter alguns benefícios. O jogo é uma versão melhorada de seus principais antecessores ("Counter-Strike 1.6" e "Source") e conta com várias armas e mapas remasterizados, porém, mantendo a essência principal do game. O objetivo da equipe é plantar uma bomba em lugares específicos do mapa; a outra precisa deter esse avanço. O jogo tem batido recordes de audiência, com mais de 1 milhão de players simultâneos.
Disponível apenas para o PC.

Torneio Intel Extreme Masters de “Counter Strike: Global Offensive”, em Chicago
Torneio Intel Extreme Masters de “Counter Strike: Global Offensive”, em Chicago - Beatriz Vilanova/Folhapress

'F1 2019'
Para quem gosta de corridas, o "F1 2019" está com novidades. O game oficial da principal categoria de automobilismo mundial liberou o download gratuito por um mês, após anúncio da suspensão de várias etapas do campeonato deste ano —e até o cancelamento de algumas provas. O título anual da Codemasters conta com a licença oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e de todas as equipes participantes do grid. É possível disputar o campeonato com um personagem criado pelo jogador ou fazer partidas online contra pessoas de todo o mundo.
O jogo que originalmente custa entre R$ 109,99 (PC) e R$ 249,90 (Playstation 4 e Xbox One) está gratuito somente para os consoles.

'Fortnite'
O já consagrado jogo da Epic Games é, desde 2018, um dos games gratuitos mais disputados no mundo. Seus gráficos "cartoonizados" e estilo irreverente atraem públicos de diferentes idades e popularizou os games "Battle Royale", uma tendência atualmente. Apesar de parecer simples o jogo conta com um complexo sistema de construção, que proporciona grandes batalhas contra outros players.
Com possibilidade de crossplay, está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC. Pode ser jogado sozinho ou com mais três amigos, com disponibilidade de tela dividida.

Fortnite - Divulgação

'E60Play'
Fãs de desafios e mistérios podem ter a experiência dos escape rooms —aquelas salas de simulação cujo objetivo é desvendar pistas antes de o tempo acabar– sem sair de casa. O Escape 60 criou um ambiente virtual com desafio inédito. No jogo "Operação Cyber-Twins" os participantes precisam resolver enigmas para identificar seis clones de agentes secretos para evitar que executem ações terroristas. Diferentemente da modalidade presencial, o "E60Play" não tem limite de tempo e pode ser pausado. Ainda assim, aqueles que conseguirem resolver o desafio em menor tempo são recompensados com a classificação em um ranking de Mestres do Escape 60.
Disponível em escape60.com.br/e60play. Recomendado para maiores de 12 anos. Grátis.

'League of Legends'
Opção para jogadores mais experientes. Lançado inicialmente em 2009, é um sucesso estrondoso do gênero Moba (arena de batalha multijogador online) com 8 milhões de jogadores diários. O game foca a estratégia em tempo real, com batalhas de cinco contra cinco nas quais o objetivo é destruir a base da equipe inimiga, cooperando com os seus aliados. Apesar da mecânica complicada no inicío, o título já se mostra recompensador após alguns dias de prática. A empresa desenvolvedora do "League of Legends", a Riot Games, mantém o game sempre atualizado, com mais de 140 personagens já lançados.
Disponível apenas para PC.

'Pokémon Go'
Sucesso mundial desde o seu nascimento "Pokémon Go" é constantemente lembrado pela inovação que trouxe ao mundo mobile. Lançado em 2016, o game foi um dos pioneiros em utilizar realidade aumentada em jogos para celulares, fazendo com que milhares de "treinadores" saíssem de casa para caçar pokémons. Recentemente a produtora do título, Niantic, anunciou diversas medidas para manter o game ativo mesmo durante o período de isolamento, com diversos pacotes promocionais a preços reduzidos, incluindo itens que atraem os pokémons para perto do jogador (evitando que ele saia de casa). O game recentemente incluiu ferramentas muito pedidas pelos fãs, como a possibilidade de troca entre jogadores e batalhas presenciais contra amigos.
Baixe gratuitamente na Google Play ou na App Store.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais