Conheça cinco parques de SP para observar pássaros como flamingos, gaviões e pica-paus

Mesmo cercada por prédios e asfalto, cidade têm quase 500 espécies de aves moradoras da capital

São Paulo

A cidade de São Paulo tem cerca de 12 milhões de pessoas. Mas não é apenas de humanos que a metrópole é formada. De acordo com o ornitólogo Johan Dalgas Frisch, há aproximadamente 8 milhões de pássaros que batem asas pela capital.

O número tende a crescer ao longo dos anos, com o surgimento de novas áreas verdes, de pessoas que alimentam as aves e à ausência de predadores nos grandes centros –com exceção do gato doméstico.

Em toda São Paulo, calcula-se que existam quase 500 espécies de pássaros, das garças e marrecos aos jacus. A seguir, saiba como visitar cinco parques, em diferentes regiões da cidade, que reúnem as mais diversas aves.

Onde ver pássaros

Parque Anhanguera
Com área superior a 9 milhões de m², o Anhanguera é o maior parque municipal de São Paulo. Devido ao vasto espaço, ali há uma grande diversidade de aves. Ao todo, são 207 espécies, sendo várias originárias da mata atlântica, como a saracura-três-potes e o tangará. Há ainda raridades —caso do pavó, de cor negra e vermelha na garganta e que vive sozinho e está ameaçado de extinção.
Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus, região norte, tel. (11) 3917-2406. Seg. a dom.: 6h às 18h


Parque Burle Marx
Com jardins, espelhos d’água e palmeiras imperiais, o local foi nos anos 1940 o jardim da mansão do empresário Baby Pignatari. Após passar por uma revitalização assinada pelo próprio Burle Marx, foi aberto ao público em 1995. Cercado por prédios residenciais e em frente ao luxuoso Palácio Tangará, o parque ocupa quase 140 mil m² e tem 117 espécies de aves. Um dos destaques é o gavião-pombo-pequeno, endêmico da mata atlântica e incomum em áreas urbanas. Nos lagos, há tipos como quero-quero e garças. Também é possível encontrar o ananaí, que lembra o pato e que se camufla com facilidade e se confunde com a vegetação. Para facilitar a observação, o parque oferece binóculos que podem ser retirados na administração durante todos os dias da semana.
Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Morumbi, região oeste, tel. (11) 3746-7631. Seg. a dom.: 7h às 19h.


Parque do Carmo
O parque, que no passado foi uma fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho, é conhecido por abrigar a tradicional Festa da Cerejeira, que celebra o florir da árvore que é símbolo no Japão. O local é a casa de 157 espécies de aves, como o irerê e os mergulhões. Há ainda aquelas ameaçadas de extinção, caso do rapinante. Por ali, também vivem beija-flores e pássaros vistosos, caso do pica-pau-de-cabeça-amarela.
Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera, região leste, tel. (11) 2748-0010. Seg. a dom.: 6h às 20h.


Parque Cidade Toronto
O parque é uma parceria entre as prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá. Surgiu no final dos anos 1980 e localizado próximo à Rodovia dos Bandeirantes, reúne 133 espécies de aves. Entre as mais acostumadas à vida aquática, estão almas-de-gato e as marrecas. Há ainda beija-flores e sabiás-laranjeira.Por ali, já houve o registro de aparições inusitadas, caso do flamingo-chileno, que pode ser visto durante alguns dias usando o lago para se alimentar e para descansar.
Av. Card. Motta, 84, Pirituba, região norte, tel. (11) 3834-2176. Seg. a dom.: 6h às 18h.


Parque Ibirapuera
Além de abrigar museus, atrações para crianças e pistas de corrida, o parque mais popular da cidade é o campeão de diversidade de espécies —só de aves, são 231. O local é habitat dos comuns, como o sabiá-laranjeira a as garças. Mas é possível também encontrar pássaros como beija-flor-tesoura, que costuma ser corajoso e meio briguento. Devido à grande quantidade de aves, o parque também atrai predadores, caso de gaviões, falcões e corujas. Para registrar as mais raras, a dica é passear no tranquilo Viveiro Manequinho Lopes.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, região sul, tel. (11) 5575-5045. Seg. a dom.: 6h às 22h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais