Descrição de chapéu mostra de cinema
Passeios

Programação virtual do Dia da Mulher tem shows, mostras de cinema e pratos de chefs; veja lista

Eventos acontecem na segunda (8), mas também ocupam outros dias da semana

São Paulo

Além de inspirar um roteiro por São Paulo que conta a vida e a obra de oito mulheres, o Dia da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8), também guarda uma série de eventos online especiais para a data.

São exibições de filmes dirigidos por elas, mostras de cinema que homenageiam estrelas como a atriz francesa Isabelle Huppert, rodas de conversa com a participação de nomes como o da escritora mineira Conceição Evaristo e lives musicais com Tássia Reis e uma orquestra formada por estudantes da rede municipal, entre outras atrações.

Confira, abaixo, como assistir às transmissões que acontecem a partir desta sexta (5).

Conexões Urbanas Femininas
Na terça-feira (9), às 19h, a DJ de hip-hop Donna mergulha em obras de mulheres MCs e rappers brasileiras em um set especial com transmissão pelo YouTube.
Canal: bit.ly/3c3OGOf. Grátis


Tássia Reis mostra unhas com adereços
A rapper Tássia Reis - Caroline Lima/ Divulgação

Dh fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos
O festival acontece entre o domingo (7) e o dia 14, mas tem a programação do dia 8 de março dedicada às mulheres. Entre os destaques, há a estreia do filme "Kunhangue Arandu - A Sabedoria das Mulheres", de Alberto Alvares e Cristina Flória, a partir das 15h, e uma roda de conversa sobre mulheres e resistência com Conceição Evaristo e Maria Clara Araújo, às 17h. Já às 19h é a vez de um show da rapper Tássia Reis.
Site: dhfest.com.br. Grátis


Isabelle Huppert
A atriz francesa é homenageada na mostra online promovida pela plataforma de streaming do Petra Belas Artes. Por ali, estarão disponíveis cinco longas lançados nos últimos anos e nos quais ela brilha. São eles “Um Amor em Paris” (2014), “Fique Comigo” (2015), “Souvenir” (2016), “Barreiras” (2017) e “A Câmera de Claire” (2017).
A partir da segunda-feira (8) no streaming Belas Artes à La Carte. R$ 9,90 (mensalidade)


A Mesa Delas
O evento reúne quatro chefs de cozinha que criaram quatro pratos em conjunto e que podem ser provados a partir de segunda-feira, dia 8, até 21 de março. Participam deste projeto Amanda Vasconcelos, da Casa Tucupi, Cafira, do Fitó, Ieda de Matos, da Casa de Ieda, e Manuelle Ferraz, d’A Baianeira.
Pedidos por delivery ou retirada. Na Baianeira da Barra Funda, via iFood ou retirada pelo tel. (11) 94380-1947; na Casa Tucupi, via Goomer e Rappi ou retirada pelo tel. (11) 94241-2232; e no Fitó, via iFood ou retirada pelo tel. (11) 3032-0963


Mulheres no Cinema
A fim de celebrar a presença das mulheres na indústria cinematográfica, o evento, que começa nesta sexta-feira, dia 5, exibe 20 curta-metragens e conversas com diretoras. Entre os destaques da programação estão "Baile", de Cíntia Bittar, "Carne", de Camila Kater, e a animação "Umbrella", de Helena Hilario. A programação de bate-papos inclui uma conversa com a cineasta Rebeca Casagrande do filme "Data Limite segundo Chico Xavier", neste sábado, dia 6, às 21h.
Curtas: saopaulofilmfestival.com.br. Lives também serão exibidas no Instagram e Youtube:
instagram.com/saopaulofilmfestival, bit.ly/3bekgKb e facebook.com/saopaulofilmfestival. Grátis


Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Formada por meninas estudantes de escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, a orquestra estreia nesta segunda-feira, dia 8. Na primeira apresentação, ao vivo do Teatro da Cidade das Artes, o grupo conta com a participação de Elba Ramalho. No repertório aparecem "Mulher Rendeira" e "Xote das Meninas".
Seg. (8): a partir das 11h. No YouTube: youtube.com/orquestranasescolas. Grátis


Trajetórias do Eu Feminino na Literatura e no Cinema
No mês da mulher, as segundas-feiras de março sediarão este curso oferecido pela Casa Guilherme de Almeida. Trezentas pessoas poderão estudar sobre as personagens femininas que a cineasta Agnès Varda e a escritora Clarice Lispector criaram na década de 1960.
De 8 a 28 de março, das 19h às 21h. Inscrições: bit.ly/3kLwlcR. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais