Monet ganha exposição em shopping de SP pensada para viralizar nas redes sociais

Vida e obra do pintor francês são recriadas com experiências sensoriais

Em um ambiente escuro, cinco pinturas de Monet estão dispostas uma ao lado da outra, em telas digitais

Exposição sobre Monet no shopping Pátio Higienópolis Lu Prezia/Divulgação

São Paulo

Se São Paulo vê ultimamente um novo circuito de arte surgir na cidade, com uma série de novas galerias sendo abertas, o shopping Pátio Higienópolis vem buscando dar um ar pop e instagramável para pintores conhecidos. Primeiro foi Van Gogh, que ganhou uma mostra imersiva no centro de compras. Agora é a vez de Claude Monet.

O local onde o pintor impressionista e nomes como Renoir, Pissarro e Cézanne se reuniam para discutir arte, chamado Café de la Nouvelle-Athènes, foi uma das recriações da exposição "As Paisagens Impressionistas de Claude Monet - Uma Experiência Sensorial", que foi inaugurada neste mês no shopping.

A atração funciona mais como um mergulho raso na belle époque, na vida e na obra do pintor francês, priorizando os cenários pensados para render boas fotos para o Instagram. Saber mais sobre um dos maiores pintores impressionistas se torna quase secundário.

Com oito partes, a exposição traz logo na entrada a reprodução do ateliê de Monet, onde ele costumava receber convidados. Alguns quadros que remetem a etapas da vida do artista estão ajustados para o visitante ter um bom ângulo na hora do clique. Já a natureza, principal fonte de inspiração de Monet, é retratada por uma simples cenografia atrás de uma janela.

Outra sala apresenta os materiais usados pelo pintor, como tinta a óleo e pincel chanfrado, que influenciaram os seus traços rápidos e espontâneos. Também há referências à catarata nos dois olhos, doença que ele descobriu ter em 1907, o que fez com que ele passasse a pintar com cores mais fortes.

'Ninfeias em Flor', quadro de Monet, exposto em Nova York
'Ninfeias em Flor', quadro de Monet, exposto em Nova York - Hector Retamal/AFP

Enquanto o público lota a sua própria galeria online de fotos, é possível ver na exposição a catedral de Rouen, registrada dezenas de vezes pelo pintor em diferentes horários e estações do ano. Há também referências à série "Meules", em que ele pintou variações de um campo com montes de feno. Em 2019, uma das obras da série foi leiloada por cerca de R$ 440 milhões na cotação da época, um recorde para o artista francês.

Mas o grande destaque está nas experiências sensoriais. A ideia é fazer o visitante sentir o aroma do mato, da terra e das plantas na reprodução dos jardins de Monet —cheio de referências japonesas, eles foram construídos pelo artista depois de ganhar na loteria. No shopping, a utilização de máscara como proteção contra a Covid-19, que é obrigatória e importante, faz essa experiência e essa imersão perderem um pouco da graça.

As Paisagens Impressionistas de Claude Monet - Uma experiência Sensorial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais