'O Mágico de Oz' ao som de Pink Floyd e festival milenar japonês são atrações da semana em SP

Capital paulista ainda tem shows, exposição sobre cultura coreana e 'Mona Lisa' interativa

São Paulo

Esta semana na agenda cultural paulistana é marcada por clássicos —que viajam do Japão à Inglaterra e ainda fazem uma pontinha em um fenômeno mais contemporâneo diretamente da Coreia do Sul.

Para os cinéfilos, uma boa pedida é assistir à sessão de "O Mágico de Oz", clássico de 1939, musicado ao vivo com as canções do "The Dark Side of the Moon", disco dos ingleses do Pink Floyd. A combinação conhecida pelos fãs do filme e da banda foi descoberta lá pelos anos 1990 e, agora, chega ao Petra Belas Artes.

Em primeiro plano, músicos com roupas típicas japonesas tocam instrumentos de percussão. Ao fundo, o público assiste à programação. O local está decorado com lanternas japonesas coloridas
Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas, é o maior evento cultural japonês de rua do mundo - Luci Júdice Yizima/Divulgação

Os fãs de música também podem assistir, no Blue Note, ao Otis Selimane Project, que apresenta seu álbum "Tumbuluku" com convidados como Luedji Luna.

O mundo das artes ganha também um passeio pela mostra instagramável Mona Lisa Illusion, feita com painéis que dão a ilusão de incluir o visitante em seus cenários. Quem quiser viver a tradição sem ilusões, no entanto, pode dar um pulo na Liberdade para conferir de perto o Tanabata Matsuri, festival japonês de tradição milenar que tem música, dança, apresentações de tambores e pedidos aos deuses.

Confira, abaixo, quando e como curtir esses eventos.

O Mágico de Oz
O clássico filme lançado em 1939 por Victor Fleming é levado às telonas do Petra Belas Artes de um jeito diferente —músicas da banda Pink Floyd Dream sonorizam o longa ao vivo com as canções de outro clássico, o disco "The Dark Side of The Moon", lançado em 1973 pela banda inglesa. O evento faz parte do projeto Belas Sonoriza.
Petra Belas Artes - r. da Consolação, 2.423, Consolação, região central, tel. (11) 2894-5781. Dom. (10), às 17h. Ingressos a partir de R$ 50 em cinebelasartes.com.br


K-Expo
Após edições online na pandemia, o evento organizado pelo Centro Cultural Coreano do Brasil leva a uma praça do Bom Retiro apresentações de grupo de k-pop, covers de canto e dança do pop sul-coreano, demonstração de taekwondo e encontros de artistas com os fãs. A atração principal é o show da boyband DKZ no sábado (9), às 18h30, e no domingo (10), às 18h.
Pça. Cel. Fernando Prestes, Bom Retiro, região central. Sáb. (9) e dom. (10), a partir das 15h. Grátis


Mona Lisa Illusion
Exposições instagramáveis estão pipocando por São Paulo. Após o sucesso da mostra "A Tensão", no CCBB, que teve cerca de 200 mil visitantes —com piscina que não molha e nuvem dentro de vidro— chegou a vez da "Mona Lisa", quadro de Leonardo Da Vinci, virar figurinha repetida em posts nas redes sociais. De 29 de junho a 26 de agosto, a subprefeitura de Itaquera recebe oito painéis com cenários que, quando fotografados de determinados ângulos, incluem o público na cena, como se estivessem inseridos ao lado da musa renascentista. Além das fotos inusitadas, o público também poderá visitar o ateliê de Da Vinci, com peças que replicam obras e textos sobre a sua história e legado.
R. Augusto Carlos Bauman, 851, Itaquera, região leste, tel. (11) 2070-1600. Seg. a sex., das 10h às 17h. Grátis


Otis Selimane
O cantor e baterista de jazz moçambicano Otis Selimane recebe nesta quarta-feira (6) Luedji Luna e outros convidados para o show de lançamento do álbum "Tumbuluku" —palavra na língua bantu changana, idioma falado em Moçambique, significa "uma saudação aos ancestrais"— , no Blue Note São Paulo. Ao lado da sua banda The Otis Project, as melodias refletem suas origens, imigração e memória.
Blue Note - av. Paulista, 2.073, 2º Andar, Bela Vista, região central, no Instagram @bluenotesp. Qua. (6) às 20h. A partir de R$ 45 disponíveis no site eventim.com.br

O cantor e baterista de jazz moçambicano Otis Selimane canta nesta quarta-feira (6) no Blue Note São Paulo
O cantor moçambicano Otis Selimane, que se apresenta em São Paulo - Divulgação

Tanabata Matsuri
O bairro da Liberdade é sede da 43ª edição do maior festival japonês de rua do mundo —uma tradição do século 11 que nasceu de uma história milenar de amor. No final de semana, as ruas ficam tomadas por bambus gigantes ornamentados por fitinhas coloridas com pedidos que o público quer entregar aos deuses. A programação ainda tem danças folclóricas, shows, oficinas de origami e apresentações de tambores.
Pça. da Liberdade-Japão, Liberdade, região central. Sáb. (9) e dom. (10), das 10h30 às 18h. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais