Exposições imersivas de Michelangelo, Frida Kahlo e Banksy abrem neste ano em SP

Pinacoteca inaugura novo prédio no centro da cidade, com espaço para arte contemporânea

São Paulo

Não tem como falar da programação cultural em São Paulo e não citar as exposições. A cidade, que conta com inúmeros museus, recebe mostras de grandes artistas em 2023. Os destaques vão para o que parece ser uma tendência: os eventos imersivos.

A partir desta quinta-feira (5), os ingressos para "Michelangelo: o Mestre da Capela Sistina", começam a ser vendidos. O visitante poderá ver a reprodução do teto da Capela Sistina no MIS Experience, onde os bilhetes de entrada também estarão disponíveis a partir da inauguração, em 28 de janeiro.

Imagem de referência do projeto da exposição “Michelangelo: Capela Sistina”.
Imagem de referência do projeto da exposição “Michelangelo: Capela Sistina” - Divulgação MIS/Experience

No mesmo mês, a cidade recebe o novo prédio da Pinacoteca, o Pina Contemporânea, que inaugura com exposições da artista sul-coreana Haegue Yan. Veja mais detalhes abaixo:

Mostras imersivas

O ano de 2023 será marcado por grandes exposições imersivas. Em janeiro, o Museu da Imagem e do Som recebe a maior do tipo já realizada no Brasil, sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo.

Em fevereiro, depois de fazer sucesso na Europa, na Austrália e nos Estados Unidos, chega a São Paulo a exposição "The Art of Banksy: Without Limit". A mostra traz espaços com várias experiências e mais de 160 obras do artista que permanece em anonimato até hoje.

No mesmo mês e no mesmo lugar, a cidade recebe a biografia imersiva de Frida Kahlo, com coleções de fotografias históricas, filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas e itens de colecionador. Gustav Klimt também receberá exposição no mesmo estilo, mas o local e a data ainda não foram revelados.

Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina. MIS Experience - Rua Cenno Sbrighi, 250 - Água Branca, região oeste. De 28/1 a 30/4. Ingressos à venda a partir de 5/1 em michelangelocapelasistina.com.br

The Art of Banksy: Without Limit e Frida Kahlo, Uma Biografia Imersiva, - Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, região oeste. A partir de 1º de fevereiro www.artofbanksy.com/saopaulo e fridakahlosaopaulo.com.br


Grandes museus

A Pinacoteca começa 2023 inaugurando seu novo edifício, o Pina Contemporânea, que receberá a mostra inaugural de Haegue Yang, primeira sul-coreana a expor na instituição. Já na Pina Luz acontece a maior exposição individual já realizada sobre o artista de origem indígena Chico da Silva. Ela reúne coleções públicas e particulares em um recorte que vai de 1943 a 1984. No segundo semestre, o espaço dá destaque para uma das mais célebres artistas argentinas da atualidade, Marta Minujín.

O Instituto Tomie Ohtake começa sua nova programação, em abril, com uma retrospectiva da artista brasileira Vânia Mignone, pintora que explora desenhos e palavras em suas obras. Artistas internacionais só dão as caras no segundo semestre. O fotógrafo japonês Hiromi Nagakura apresenta uma série que fez na Amazônia em 1990 e o espaço também recebe outra retrospectiva --a do casal de artistas argentinos Yente e Juan Del Prete.

Haegue Yang - Pinacoteca Contemporânea - Av. Tiradentes, 273, Luz, região central. De 25/1 a 28/5

Chico da Silva e Marta Minujín - Pinacoteca Luz - pça. da Luz, 2, Luz, região central. De 4/3 a 28/5 e 1/7 a 28/1/24

Instituto Tomie Ohtake - R. Coropé, 88, Pinheiros, região oeste

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais