Não tem como falar da programação cultural em São Paulo e não citar as exposições. A cidade, que conta com inúmeros museus, recebe mostras de grandes artistas em 2023. Os destaques vão para o que parece ser uma tendência: os eventos imersivos.
A partir desta quinta-feira (5), os ingressos para "Michelangelo: o Mestre da Capela Sistina", começam a ser vendidos. O visitante poderá ver a reprodução do teto da Capela Sistina no MIS Experience, onde os bilhetes de entrada também estarão disponíveis a partir da inauguração, em 28 de janeiro.
No mesmo mês, a cidade recebe o novo prédio da Pinacoteca, o Pina Contemporânea, que inaugura com exposições da artista sul-coreana Haegue Yan. Veja mais detalhes abaixo:
Mostras imersivas
O ano de 2023 será marcado por grandes exposições imersivas. Em janeiro, o Museu da Imagem e do Som recebe a maior do tipo já realizada no Brasil, sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo.
Em fevereiro, depois de fazer sucesso na Europa, na Austrália e nos Estados Unidos, chega a São Paulo a exposição "The Art of Banksy: Without Limit". A mostra traz espaços com várias experiências e mais de 160 obras do artista que permanece em anonimato até hoje.
No mesmo mês e no mesmo lugar, a cidade recebe a biografia imersiva de Frida Kahlo, com coleções de fotografias históricas, filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas e itens de colecionador. Gustav Klimt também receberá exposição no mesmo estilo, mas o local e a data ainda não foram revelados.
Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina. MIS Experience - Rua Cenno Sbrighi, 250 - Água Branca, região oeste. De 28/1 a 30/4. Ingressos à venda a partir de 5/1 em michelangelocapelasistina.com.br
The Art of Banksy: Without Limit e Frida Kahlo, Uma Biografia Imersiva, - Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, região oeste. A partir de 1º de fevereiro www.artofbanksy.com/saopaulo e fridakahlosaopaulo.com.br
Grandes museus
A Pinacoteca começa 2023 inaugurando seu novo edifício, o Pina Contemporânea, que receberá a mostra inaugural de Haegue Yang, primeira sul-coreana a expor na instituição. Já na Pina Luz acontece a maior exposição individual já realizada sobre o artista de origem indígena Chico da Silva. Ela reúne coleções públicas e particulares em um recorte que vai de 1943 a 1984. No segundo semestre, o espaço dá destaque para uma das mais célebres artistas argentinas da atualidade, Marta Minujín.
O Instituto Tomie Ohtake começa sua nova programação, em abril, com uma retrospectiva da artista brasileira Vânia Mignone, pintora que explora desenhos e palavras em suas obras. Artistas internacionais só dão as caras no segundo semestre. O fotógrafo japonês Hiromi Nagakura apresenta uma série que fez na Amazônia em 1990 e o espaço também recebe outra retrospectiva --a do casal de artistas argentinos Yente e Juan Del Prete.
Haegue Yang - Pinacoteca Contemporânea - Av. Tiradentes, 273, Luz, região central. De 25/1 a 28/5
Chico da Silva e Marta Minujín - Pinacoteca Luz - pça. da Luz, 2, Luz, região central. De 4/3 a 28/5 e 1/7 a 28/1/24
Instituto Tomie Ohtake - R. Coropé, 88, Pinheiros, região oeste
Comentários
Ver todos os comentários