Parque da Cantareira tem ioga grátis ao ar livre e trilhas guiadas na programação deste sábado

As atividades fazem parte das comemorações de 60 anos da floresta na zona norte de SP

São Paulo

As comemorações do aniversário de 60 anos do Parque Estadual Cantareira, que acontece no dia 30 de janeiro, começam neste sábado (28). Durante o final de semana, os visitantes da segunda maior floresta urbana do país, na zona norte de São Paulo, poderão participar de atividades gratuitas no local como caminhada guiada e sessões de ioga.

Parque da Cantareira, na zona norte de São Paulo, após concessão
Mirante no núcleo Pedra Grande do parque da Cantareira, na zona norte de São Paulo, após concessão - Divulgação

Apesar da gratuidade dos exercícios ao ar livre, a entrada no parque que agora também recebe o nome de Floresta Cantareira é cobrada. Cada um dos ingressos para a visita sai por R$ 30 na bilheteria ou no site da Urbia, empresa que passou a administrar o parque, concedido à gestão privada em abril de 2022.

No sábado, as atividades começam com uma aula de ioga na Pedra Grande, um mirante natural do parque. Das 10h às 11h, os visitantes podem aprender sobre a prática por meio de exercícios de postura, meditação e respiração. É recomendado que os participantes estejam vestindo roupas confortáveis e que levem tapetes próprios para ioga.

Outra opção para os visitantes é a caminhada guiada pela trilha da Pedra Grande, que acontece às 10h30 e 14h30 tanto no sábado quanto no domingo (29). Ao longo do caminho, os participantes são acompanhados por educadores ambientais que contam curiosidades e explicam aspectos ecossistêmicos da Floresta Cantareira.

Essa caminhada é uma das 14 opções de trilhas que o parque oferece —ao longo do ano ela pode ser realizada sem acompanhamento profissional. Na atividade da programação de aniversário, a função dos guias é apenas educativa.

No domingo, o parque também oferece uma aula de funcional para os visitantes, que acontece das 10h às 11h na Pedra Grande. O treino acompanhado por uma professora envolve exercícios inspirados em movimentos cotidianos do corpo como pular, correr, agachar e empurrar.

Para chegar à Pedra Grande, que concentra as atividades da comemoração, o parque oferece uma van de transporte no valor de R$ 20 por pessoa.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais