Memorial da América Latina recebe evento de Día de los Muertos com música e gastronomia

Programação, que acontece entre 4 e 12 de novembro em São Paulo, tem entrada grátis

São Paulo

Em novembro, o México se enche de cores vibrantes, música e comidas típicas para homenagear a memória daqueles que já partiram no Día de los Muertos (ou Dia dos Mortos, em português). A celebração acontece nesta quinta (2).

O Memorial da América Latina recebe um evento que tem a data como tema entre 4 e 12 de novembro em São Paulo, com entrada gratuita.

A exposição Altares del Día de los Muertos  é gratuita e é realizada na Galeria Marta Traba (Praça Cívica)
A exposição Altares del Día de los Muertos é gratuita e é realizada na Galeria Marta Traba (Praça Cívica) - Divulgação

A programação conta com exposição de altares, feira gastronômica, shows e festival de cinema. Todas as atividades são realizadas em parceria com o Consulado Geral do país e abertas ao público.

No primeiro final de semana de novembro, das 11h às 21h, acontece o festival de tacos na Praça Cívica, localizada nos Portões 2 e 5 do Memorial. Além de tacos, o cardápio terá outras comidas típicas, como burritos, papas rellenas (uma espécie de salgado à base de batata), tamales (prato semelhante à pamonha salgada), quesadillas e chichas moradas (bebidas não-alcoólicas de milho roxo). Também existem opções vegetarianas e veganas.

A exposição "Altares del Día de Muertos", com curadoria de Arthur Jorge Santos Lima, será inaugurada no sábado (4), na Galeria Marta Traba, e fica em cartaz até domingo, 12 de novembro. A mostra é dividida em cinco sessões e traz quatro altares mexicanos. A proposta é promover reflexões sobre as diferenças entre sentimentos e rituais ligados à morte entre Brasil e México.

A programação ainda inclui shows de diferentes bandas mariachis, apresentações de lutas livres, com duplas de lutadores mascarados em ringues, e concursos de fantasia para crianças e adultos. Além disso, profissionais de maquiagem artística estarão no local para transformar o rosto dos visitantes em caveiras mexicanas por valores a partir de R$ 30.

Na semana seguinte, na sexta-feira (10) e no sábado (11), o público pode assistir a filmes que fazem parte da 1ª Mostra de Cinema Mexicano, no auditório da Biblioteca Latino-Americana, com títulos inéditos no Brasil. Entre às 15h e às 19h, o evento traz quatro longas e cinco curtas. O auditório tem cem lugares e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

Día de Los Muertos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais