Sesc Casa Verde é inaugurado na zona norte de SP com planos de ser o maior da cidade

Nova unidade é a segunda na região e terá atividades gratuitas de cultura, esportes e lazer

-
São Paulo

A zona norte paulistana ganha sua segunda unidade do Sesc a partir desta sexta-feira, 27, quando é inaugurado o Sesc Casa Verde —até então só havia na região a do bairro Santana, aberta em 2005.

Área do Sesc Casa Verde, segunda unidade da instituição na zona norte paulistana
Área do Sesc Casa Verde, segunda unidade da instituição na zona norte paulistana - Divulgação

O espaço, entregue com 12 mil metros quadrados em sua primeira fase —mais de 2.000 deles dedicados a uma área para descanso, lazer, esporte e artes— tem a proposta de incorporar em sua identidade características do bairro, um dos redutos do samba paulistano e ponto de fortes influências da cultura de matriz africana.

Quando estiver pronto, este Sesc vai superar a área do Sesc Belenzinho, que atualmente é a maior unidade da cidade, com 50 mil metros quadrados de área construída.

Assim, a programação gratuita preparada para seu primeiro fim de semana de atividades inclui a exposição "Festas, Sambas e Outros Carnavais", que começa já na sexta-feira e destaca manifestações culturais de dez estados brasileiros e do próprio bairro da Casa Verde, a intervenção de circo Brincadeira de Mateus, que mistura danças do norte e do nordeste, e uma roda de samba do Quintal da Xika às 16h30.

O sábado (28) começa com um cortejo do grupo Afoxé Ilê Omo Dada às 11h30 e segue às 16h com o Encontro de Pavilhões, que reúne integrantes de escolas de samba de São Paulo. Há também oficinas de criação de bonecos e chapéus típicos da cultura popular brasileira.

No domingo, 29, a programação inclui uma vivência de capoeira e, às 16h30, o espetáculo teatro "Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá", além de uma oficina de guarda-chuva de frevo.

Além da área externa, a unidade da Casa Verde tem uma área destinada a apresentações artísticas e esportivas, um espaço de brincar para crianças de até seis anos, uma sala voltada às artes plásticas e trabalhos artesanais, outra que receberá aulas de ioga e oficinas de expressão corporal, e um espaço de leitura com jornais, revistas, livros e gibis, além da clássica cafeteria do Sesc.

A programação completa da inauguração pode ser vista no site.

Em outubro, o Sesc também inaugurou sua unidade 14 Bis, na Bela Vista.

Sesc Casa Verde

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais