Cinema no minhocão e festival gratuito de jazz: veja o melhor do final de semana em SP

Roteiro de atrações pela cidade inclui ainda mostra que celebra os 40 anos de 'Ghostbusters'

São Paulo

Neste segundo final de semana de abril (11 e 12), estreia no Brasil o longa "Ghostbusters: Apocalipse de Gelo", quatro décadas após o primeiro filme da franquia. A efeméride também é celebrada com uma mostra sobre a franquia no MIS (Museu da Imagem e do Som), que vai até o começo de maio.

O final de semana na capital paulista tem ainda um festival de curtas no Minhocão, uma feira de troca de livros no Museu da Língua Portuguesa e um festival gratuito de jazz. As dicas fazem parte da seção O Melhor do Fim de Semana. Produzida pela equipe do Guia Folha e publicada sempre às sextas, para ajudar o leitor a descobrir o que há de melhor para fazer em São Paulo. Veja a seguir.

'Ghostbusters' celebra 40 anos com novo filme e mostra no MIS

O clássico "Os Caça-Fantasmas" completa, neste ano, quatro décadas. A efeméride é celebrada com a estreia de "Apocalipse do Gelo", quinto filme da franquia, e com uma exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Cartaz do longa 'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo'
Cartaz do longa 'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo' - Sony Pictures

O novo longa traz o mesmo elenco do filme anterior lidando com uma nova ameaça: Garraka, entidade antiga capaz de controlar outros fantasmas e congelar pessoas. A história também traz de volta os antigos caça-fantasmas, além de Ernie Hudson, como Winston Zeddemore, e Annie Potts, como Janine Melnitz.

Depois da sessão, quem quiser continuar imerso no universo do filme pode ir até o MIS para ver de perto alguns dos itens originais usados nos longas. Logo na entrada, o público vê o icônico veículo "Ecto-1". Nas paredes, há capas de revista estampadas pelo trio Ray Stantz (Dan Aykroyd), Peter Venkman (Bill Murray) e Egon Spengler (Harold Ramis) na trama de 1984. Também é possível assistir, em uma TV de tubo, a uma antiga propaganda dos ghostbusters.

Outros itens na mostra são o quadro de Vigo, vilão do segundo filme da franquia, de 1989, a mochila de prótons usada pelos personagens, além dos uniformes da trupe. Há ainda cenários para fotos, como o quartel de bombeiros, sede dos caça-fantasmas, e a porta dos elevadores do Sedgwick Hotel.

No último dia (5 de maio), haverá também uma exibição do longa original de 1984.


40 anos de Ghostbusters
Foyer do MIS (av. Europa, 158, Jardins, região oeste). De ter. à sex. das 10h às 19h; sáb. das 10h às 20h e dom. das 10h às 18h. Livre. Grátis.

Festival BB Seguros de Jazz
Blues e jazz preenchem o Parque Villa-Lobos (av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros) neste sábado, 13. De graça e entre as 11h e 19h, a 8ª edição do festival de música promove, ao ar livre, shows de nomes com o trompetista e pianista cubano Arturo Sandoval (foto), e do bluesman americano Alabama Mike. Entre as atrações brasileiras na programação, aparecem o gaiteiro Renato Borghetti e a big band Bixiga 70, que toca canções de seu trabalho mais recente, "Vapor", lançado em 2023. O lineup ainda tem o Monk’s Dream Jazz Group. Leia mais aqui.

O trompetista Arturo Sandoval, que toca no Festival BB Seguros de Blues e Jazz em SP
O trompetista Arturo Sandoval, que toca no Festival BB Seguros de Blues e Jazz em SP - Lonnie Timmons/Divulgação

Festival de Curtas Cine Minhocão
Neste final de semana (13 e 14) e no próximo (20 e 21), o Cine Minhocão (que leva projeções ao elevado João Goulart, na região do Arouche) promove um festival de curtas-metragens com 60 filmes de mais de 20 países, incluindo 16 brasileiros. Serão duas sessões por dia, com votação do público e do júri, premiação e rodas de conversa com os diretores. Os vencedores são reexibidos na última sessão (20h) do domingo (21). Mais cedo, às 18h30, a sessão especial "O Recife de Kleber Mendonça Filho" exibe dois curtas do diretor pernambucano. Grátis.

Sessão do Cine Minhocão, no elevado João Goulart, próximo ao largo do Arouche
Sessão do Cine Minhocão, no elevado João Goulart, próximo ao largo do Arouche - Divulgação

Troca de livros no Museu da Língua Portuguesa
No prédio da Estação da Luz (Praça da Luz, s/nº), o Museu da Língua Portuguesa já oferece entrada gratuita aos sábados. Mas especificamente neste sábado (13), o museu e o Instituto CCR promovem uma feira de troca de livros. A cada título doado, o público ganha um ingresso para visitar o museu de domingo à terça, até 29 de dezembro. Cada pessoa pode retirar até quatro ingressos (um por livro), e os exemplares doados serão destinados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fachada do Museu da Língua Portuguesa, na estação Luz, centro de São Paulo
Fachada do Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, centro de São Paulo - Ciete Silvério/Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais