A última sexta-feira do Taste São Paulo começou com fila no espaço Papo de Cozinha, onde o chef francês Claude Troisgros (do reality gastronômico Geladeiras em Ação, no GNT) abriu o último final de semana ensinando o público a preparar um penne com camarão e pistache metido a chef— uma referência ao seu novo programa no canal a cabo.
"É a segunda vez que eu participo do festival. Essa aula tem um fundo de inspiração no meu novo programa no GNT, cuja proposta é fazer uma receita baseada nos produtos que estão dentro da geladeira dos participantes", diz Claude.
Além de atividades como a aula de Troisgros, a principal proposta do Taste é oferecer os carros-chefes dos restaurantes famosos em porções menores, para que o público possa provar diferentes opções. Cada casa serve três petiscos do seu cardápio fixo e um outro preparado exclusivamente para o evento. Os preços vão de R$ 20 a R$ 55.
No rodízio de estandes que participam em apenas um dos finais de semana do evento, que começou em 24 de maio, estão dois parceiros sociais: o restaurante-escola Da Quebrada e a ONG Migraflix.
O primeiro, fundado por Edson Leite, do projeto Gastronomia Periférica, trabalha ressaltando o poder da gastronomia como ferramenta de transformação, e inclui estudantes formados pelo projeto como colaboradores. A maioria das alunas são mulheres negras e periféricas, e a presença no festival é como um trabalho de conclusão de curso.
"Somos um restaurante com ciclo completo de consumo consciente e alimentação. As alunas estagiam no Da Quebrada, e a participação no Taste logo na sequência faz total diferença para elas, que saem do curso com essa experiência", conta.
O cardápio Da Quebrada tem opções para almoço e brunch, com o pê-efe de legumes recheados e farofa uarini (R$ 45) e o sorvete de limão com azeite (R$ 20).
A ONG Migraflix, por sua vez, oferece capacitação e oportunidades para imigrantes e refugiados. Nesta terceira passagem pelo Taste, o grupo apresenta o cardápio do projeto 7 Abuelas, cujos pratos resgatam as tradições de avós de colônias estabelecidas em São Paulo.
Conforme Jonathan Berezovsky, um dos fundadores da Migraflix e do 7 Abuelas, o projeto é uma startup que lançará, em breve, uma plataforma de entrega de comidas feitas por avós.
"A 7 Abuelas oferece a oportunidade de comer bem, por um preço justo, na casa de uma vovó. Essa iniciativa apoia mulheres maiores de 60 anos a gerarem renda fazendo aquilo que amam e contribuindo com a oferta de comida caseira a um preço acessível em seus bairros", afirma.
Os pratos escolhidos para o menu foram a moqueca de banana-da-terra, capeletti de lombo suíno (ambos por R$ 35), carne desfiada, com molho e legumes (R$ 25) e uma seleção dos doces japoneses kanten, mochi, anko, sorvete de creme e frutas da estação (R$ 35).
No Taste, além dos pratos, a instituição fará cadastramento de mulheres interessadas em participar do projeto, que também recebe inscrições pelo site (7abuelas.com/mecadastrar).
A Folha é parceira do Taste, e os assinantes têm 20% de desconto no ingresso. Eles dão acesso às áreas comuns de restaurantes e expositores, incluindo palestras e aulas, shows de música ao vivo e DJs. Já o consumo nos bares e restaurantes é feito à parte, por meio de um cartão que o cliente carrega no evento com o valor desejado.
Taste Festival
Parque Villa-Lobos - av. Prof.Fonseca Rodrigues, 2.001,região oeste. De sex. a dom. Até 9/6. Ingressos a partir de R$ 65 em brasil.tastefestivals.com (assinantes Folha têm 20% de desconto)
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