Sucesso na internet, banda Postmodern Jukebox traz versões vintage de hits atuais a São Paulo

A Casa Natura Musical recebe neste domingo (20) sua primeira atração internacional: a banda Postmodern Jukebox. Sem membros fixos --com exceção do pianista e fundador Scott Bradlee--, o grupo americano iniciou a carreira no YouTube, com vídeos de sucessos do pop e do rock em arranjos vintage.

"No começo eu postava vídeos em que tocava piano. Até que eu decidi fazer uma versão em jazz para alguma música da Lady Gaga e então mais e mais pessoas começaram a nos assistir", explica Bradlee.

Na versão da Postmodern Jukebox para "Bad Romance", o instrumental pop é substituído pelo jazz da década de 1920. O vídeo, publicado em abril de 2015, já ultrapassou a marca das 16 milhões de visualizações.

Scott Bradlee, fundador da banda Postmodern Jukebox *** ****
Scott Bradlee, fundador da banda Postmodern Jukebox - Divulgação

Outros sucessos da música pop contemporânea repaginados pela banda incluem "Umbrella", de Rihanna, que na versão é acompanhada por sapateado, e "Closer", dos Chainsmokers, que ganhou ares de anos 1950.

Mas não são apenas canções atuais que recebem nova roupagem nas mãos de Bradlee. Hits do passado, como "Never Gonna Give You Up", eternizado por Rick Astley em 1987, é acompanhado por banjo, flauta, trompete e gaita de fole na gravação da Postmodern Jukebox.

"Eu gosto de escolher canções que sejam familiares para a maioria das pessoas", explica o pianista. De acordo com ele, o processo de criação das músicas pode durar "qualquer coisa entre algumas horas até semanas".

Com quase três milhões de inscritos em seu canal no YouTube, Bradlee credita o sucesso do grupo ao sentimento de nostalgia que seus arranjos despertam. "Os ritmos que usamos transcendem gerações."

Ansioso para sua primeira apresentação no Brasil, o pianista não descarta a ideia de usar ritmos brasileiros em algum de seus vídeos. "É uma possibilidade. Alguns dos nossos artistas já tiveram contato com a música brasileira, tem muita dança."

Casa Natura Musical - R. Artur de Azevedo, 2.134, Pinheiros, região oeste, tel. 4003-6860. 710 pessoas. Dom. (20): 21h. 90 min. 12 anos. Ingresso: R$ 440. Ingr. p/ eventim.com.br.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais