Trio Gato com Fome homenageia Denis Brean em show no Sesc Santo André

Compositor paulista criou canções como 'Bahia com H' e 'Boogie-Woogie na Favela'

Fernando Silva
São Paulo

O Trio Gato com Fome faz show nesta quinta (10), no Sesc Santo André (ABC paulista), só com composições de Denis Brean (1917-1969).

Para o pandeirista do grupo, Cadu Ribeiro, nada mais natural. “Desde o começo [em 2006], fazemos um trabalho de pesquisa, de revirar o baú da música brasileira”, diz.

“Já conhecíamos algumas canções de Brean e, em 2017, para lembrar seu centenário de nascimento, nos debruçamos sobre a obra para fazer esse projeto. Agora, com o convite do Sesc Santo André, retomamos a ideia. É uma homenagem a um paulista de Campinas que, como muitos outros grandes nomes, não teve o reconhecimento devido”, explica Ribeiro.

Trio Gato com Fome, da esquerda para a direita, Gregory Andreas, Cadu Ribeiro e Renato Enoki
Trio Gato com Fome (da esq. para a dir.) tem Gregory Andreas, Cadu Ribeiro e Renato Enoki - Divulgação

Um tanto esquecido hoje, Augusto Duarte Ribeiro, o Denis Brean, criou, na era das rádios e dos discos de vinil, faixas como o samba-canção “Franqueza”, gravado por Maysa (1936-1977), e o samba “Bahia com H”, interpretado por Francisco Alves (1898-1952) e por João Gilberto.

No show, o trio formado por Renato Enoki (violão sete cordas), 37, Ribeiro, 35, e seu irmão Gregory Andreas (cavaco), 32, toca 15 canções do compositor.

Entre elas, o ritmista chama a atenção para "Boogie-Woogie na Favela", presente no disco "Trio Gato com Fome", lançado pela banda em 2011. "Ele era muito ligado ao que acontecia. E nesta fala da influência da música americana no Brasil."

Trio Gato com Fome

 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais