Descrição de chapéu the voice
Shows

Zé Renato canta e conversa com público no Sesc Parque Dom Pedro 2º

Convidado do projeto Memórias Musicais, integrante do grupo Boca Livre relembra sucessos como 'Toada (Na Direção do Dia)'

Fernando Silva
São Paulo

O cantor Zé Renato é o convidado do projeto Memórias Musicais, do Sesc Parque Dom Pedro 2º, neste domingo (14). No encontro, ele mostra suas canções e conversa com o público sobre processos de composição e a carreira.

Tema certo na conversa é o Boca Livre, grupo no qual surgiu na cena. No fim dos anos 1970, o quarteto formado por ele, Cláudio Nucci, David Tygel e Mauricio Maestro estourou com um disco independente, longe do apoio das grandes gravadoras, que ignoraram a banda.

O álbum "Boca Livre", de 1979, misturava influências de música caipira, do rock rural, da bossa nova e do Clube da Esquina com extremo cuidado no registro dos vocais.

Cantor e violonista Zé Renato
Cantor e violonista Zé Renato - Divulgação

Um então cabeludo Zé Renato começava cantando "Toada (Na Direção do Dia)", que logo alcançou as paradas de sucesso com muito violão, vozes sobrepostas e uma letra com apelos à morena amada para "sair por essa vida aventureira".

Assim como o folk tupiniquim "Quem Tem a Viola", trilha sonora da novela "Plumas e Paetês", exibida pela Globo entre 1980 e 1981.

Capixaba de Vitória e radicado no Rio de Janeiro, Zé Renato deve contar aos espectadores também sobre parcerias com Milton Nascimento e Tom Jobim (1927-1994). E interpretar faixas de trabalhos solo --em 2018, ele lançou "Bebedouro", seu 15º disco.

Aos 63 anos, segue se apresentando com o Boca Livre e tem um currículo recheado. Na lista, há desde participações na trilha da série global "O Tempo e o Vento" (1985) a canções suas gravadas por nomes como Lulu Santos, MPB4 e Zizi Possi.

Zé Renato

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais