Aniversário de SP tem Skank no centro, Emicida em Itaquera, funk em Paraisópolis e muito mais

Programação também inclui cortejo modernista com Balé da Cidade e outras atrações em homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922

Balé da Cidade de São Paulo em cruzamento em frente ao Theatro Municipal. O grupo se apresenta na programação do aniversário de São Paulo com um espetáculo baseado na obra de Tarsila do Amaral Gabriel Cabral/Folhapress

São Paulo

No ano em que assopra 466 velinhas, a maior cidade da América do Sul faz uma festa que mergulha em suas origens, revisita espaços que marcaram sua história e mostra a diversidade cultural pela qual ficou conhecida. 

Concentrada neste sábado (25), a comemoração parte do Pátio do Colégio, onde, há mais de quatro séculos, São Paulo era fundada. Do berço paulistano sai um cortejo de dez horas que dá início à celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Interpretados por atores como Rosi Campos, Pascoal da Conceição e Marcos Palmeira, nomes centrais do movimento, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e até um Heitor Villa-Lobos de chinelo guiam a festa. A pintora também é homenageada pelo Balé da Cidade, que apresenta uma coreografia inédita. 

Ney Matogrosso, Elba Ramalho e Skank são alguns dos nomes que se apresentam pelas ruas do centro, que também são tomadas por blocos como o Pagu e o Baixo Augusta. 

Fora do centro, a programação se espalha por Paraisópolis, Grajaú e Heliópolis, que recebem palcos de funk, e Itaquera, que tem show de Emicida. Em Higienópolis, o Paço das Artes ganha, enfim, uma sede definitiva.

Restaurantes e bares também apresentam drinques, releituras de pratos e promoções, além dos tradicionais bolos gigantes.

CORTEJO MODERNISTA

A caminhada gratuita com shows e espetáculos de dança e circo guia o público por pontos do Centro e abre as comemorações do centenário da semana de 1922

12h 

No marco zero da cidade, os mestres do modernismo Mário de Andrade —que ganha vida na pele do ator Pascoal da Conceição— e Oswald de Andrade —interpretado por José Rubens Chachá—, anunciam o cortejo que abre a comemoração do aniversário da cidade. Para iniciar os espetáculos, há uma dobradinha entre os corais Paulistano e Guarani Amba Vera, formado por moradores da aldeia indígena Tenondé Porã, de Parelheiros. A programação de shows segue com cantora paraibana Elba Ramalho, que se apresenta com a big band paulistana Bixiga 70, que aposta em uma sonoridade multicultural.
Pátio do Colégio, s/ nº, Sé, região central. Sáb. (25), às 12h.

14h

No local que é considerado o berço do movimento hip-hop paulista, a cantora Karol Conka, que deve cantar músicas como “Saudade”, de seu trabalho mais recente, “Ambulante” (2018), sobe ao palco ao lado de Rashid, conhecido por canções como “Bilhete” e “Se Tudo Der Errado Amanhã”. Bboys, bgirls e DJs completam a etapa do cortejo. No trajeto pela rua Libero Badaró, dançarinos e performers fazem intervenções aéreas enquanto, da sacada dos prédios históricos, Di Cavalcanti (Marcelo Airoldi) e Tarsila do Amaral (Rosi Campos) falam com o público.
Lgo. São Bento, s/ nº, Centro. Sáb. (25), às 14h.

 

15h

Na Praça do Patriarca, o Balé da Cidade de São Paulo apresenta uma coreografia inédita inspirada na obra de Tarsila do Amaral e nos valores do modernismo. Assim como o movimento propôs a criação de uma estética autêntica brasileira, o espetáculo desta vez é coreografado pelos próprios dançarinos, como parte do projeto Asas Para Voar, em que eles são incentivados a testar outras funções dentro da companhia. Músicos da Cia-K Aerogroove, pendurados por cabos de aço, comandam a trilha sonora. Tarsila (Rosi Campos) apresenta os bonecos gigantes da Cia. Pia Fraus.
Praça do Patriarca, s/n°, região central. Sáb. (25), às 15h.

15h 

O samba paulistano é homenageado da sacada do Edifício Sampaio Moreira pelos Demônios da Garoa, que devem passar por clássicos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”. Em seguida, ao longo do Viaduto do Chá, Leda Cruz e bailarinos se unem em uma performance aérea de piano e canto.
Ed. Sampaio Moreira - R. Líbero Badaró, 340. Sáb. (25), às 15h.

16h30 

Após Oswald e Tarsila aparecerem no cortejo, quem marca presença é o compositor Heitor Villa-Lobos (Marcos Palmeira), que foi uma figura importante no modernismo. Ele se encontra com o maestro João Carlos Martins para comandar a Orquestra Sinfônica Municipal, que toca de chinelos em alusão ao acontecido de 22 —quando Villa-Lobos causou alvoroço ao se apresentar no palco do Municipal calçando um chinelo em um pé e um sapato no outro. O cortejo segue em direção ao largo do Paissandu guiado pelo bloco feminino Pagu, que homenageia a escritora Patrícia Galvão com cem mulheres na bateria e músicas famosas nas vozes de Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia, como “Velha Roupa Colorida”, “Vaca Profana” e “Reconvexo”.
Theatro Municipal - Pça. Ramos de Azevedo, s/ nº, República, região central. Sáb. (25), às 16h30.

18h 

Na frente da famosa Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a atriz Zezé Motta recebe o público e discorre sobre a importância do local para a história negra. O momento ganha a companhia do bloco afro de São Paulo Ilú Obá de Min, formado por mulheres. No largo, que também é considerado o berço do circo na capital paulista, um boneco gigante do palhaço Piolin —figura criada por Abelardo Pinto e celebrada pelos modernistas— é acompanhado por artistas circenses e, mais uma vez, pela banda aérea Cia-K Aerogroove, que lança bolas coloridas pelo espaço.
Largo do Paissandu - s/n°, Centro. Sáb. (25), às 18h. 

19h 

O grupo mineiro Skank, que anunciou seu fim em 2019, revisita sucessos de sua carreira de quase tres décadas, como “Vamos Fugir” e “Garota Nacional” em um palco na Galeria do Rock. O público é novamente guiado pelo bloco carnavalesco Pagu, que entoa canções famosas nas vozes de mulheres, até o próximo —e mais famoso— ponto do cortejo.
Galeria do Rock - Av. São João, 439, República, região central. Sáb. (25), às 19h.

20h30 

A célebre esquina eternizada na canção “Sampa”, de Caetano Veloso, recebe um show especial do cantor Ney Matogrosso, que é acompanhado apenas pelo pianista Leandro Braga na apresentação.
Av. Ipiranga esq. com av. São João - República, região central. Sáb. (25), às 20h30.

21h 

O queridinho Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos maiores blocos da capital paulista, faz seu grito de Carnaval. Prestes a desfilar sob o mote “Viva a Resistência”, o grupo conduz o público ao longo da avenida Ipiranga enquanto o embala com sucessos da música brasileira, que sempre marcam seus desfiles. 
Av. Ipiranga - República, região central. Sáb. (25), às 21h.

22h30 

O cortejo chega ao seu ponto derradeiro. O encerramento fica por conta do show internacional Trojan Jamaica, promovido pelo selo homônimo fundado por Zak Starkey, baterista do The Who e filho de Ringo Starr, e pela cantora australiana Sshh Liguz, que lançam o braço brasileiro do grupo. No palco, a dupla ganha a companhia do rapper carioca BNegão e do vocalista jamaicano U-Roy. Eles devem apresentar as novíssimas “Wake The Town”, de U-Roy, “Extra Extra”, de Sshh e BNegão, e “Favela Town”, de Covil do Flow, que marcam o início da parceria entre Brasil, Jamaica e Inglaterra.
Praça da República - República, região central. Sáb. (25), às 22h30.

Programação completa em agendao.prefeitura.sp.gov.br

SHOWS

Beatloko e Delon
A casa de cultura do Itaim Paulista recebe, às 16h, o bloco carnavalesco de hip-hop Beatloko, que convida Recayd Mob, Dexter, Torya, Bivolt, DJ Cia, Ndee Naldinho, Sandrão, Scarlett Wolf, Vi Mendes e Don L. para a apresentação de quatro horas. Delon, ex-vocalista do Medida Salvadora, sobe ao 
palco em seguida.
Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. Sáb. (25), a partir das 16h. GRÁTIS 

Drik Barbosa, Kamau e Rashid
Nomes contemporâneos do rap nacional se reúnem no palco. Ali se apresentam Drik Barbosa, que lançou seu primeiro disco, homônimo, em 2019; Kamau, um dos principais nomes do gênero e conhecido pelo diálogo entre o rap clássico e o contemporâneo; e Rashid, que apresenta seu trabalho mais recente “Tão Real” (2019).
Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, Vila dos Andrades. Tel. 3343-8999. Sáb. (25): a partir das 19h. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS

Emicida
O rapper repete, em Itaquera, o show do Municipal que lhe rendeu o prêmio de melhor apresentação de 2019 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Ele entoa canções do elogiado “AmarElo”, do ano passado, como “Pequenas Alegrias da Vida Adulta”.
Praça Brasil - Av. Nagib Farah Maluf, s/ nº. Itaquera Sáb. (25), às 20h. GRÁTIS

Falamansa e Rastapé
A banda de forró consagrada nos anos 2000 faz show com hits da carreira como “Xote dos Milagres” 
e “Rindo à Toa”, e é seguida por uma apresentação do grupo Rastapé, que comemora duas décadas de trajetória com clássicos do gênero, como “Colo de Menina”.
Rua Simão Velho, s/ nº, Vila Albertina. Sáb. (25), a partir das 19h. GRÁTIS

Homenagem a Adoniran e Os Originais do Samba
Com participações de Toinho Melodia e Sérgio Rubinato, os onze integrantes do Conjunto João Rubinato simulam um programa de rádio à moda antiga que toca músicas inéditas de Adoniran Barbosa, listadas no disco-livro “Adoniran em Partitura” (2017). Em seguida, às 20h, o grupo Os Originais do Samba desfila sucessos de seus mais de 50 anos de carreira, caso de “Falador Passa Mal” e “Esperanças Perdidas”.
Casa de Cultura de Santo Amaro - Pça. Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro, região sul, tel. 5522-8897. Sáb. (25), a partir das 18h. GRÁTIS

Linn da Quebrada, Leandro de Itaquera e Dudu Nobre
A cantora Linn da Quebrada abre a programação na Cidade Tiradentes com músicas de seu “Pajubá”, de 2017, que tem participações de nomes como Gloria Groove e Liniker e os Caramelows. Em seguida, sobe ao palco a bateria da escola de samba Leandro de Itaquera, além de Dudu Nobre, que desfila uma sequência de sambas-enredo cariocas e faz uma homenagem à escola Beija-Flor.
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Rua Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, região leste, tel. 3343-8900. Sáb. (25), a partir das 17h. GRÁTIS

Marcelo Jeneci
O cantor e compositor paulistano apresenta músicas de “Guaia” (2019), que faz menção ao bairro em que cresceu, Guaianazes. Unindo sua sanfona a experimentalismos, o trabalho inclui parcerias com Arnaldo Antunes e Chico César.
Tendal da Lapa - Rua Guaicurus, 1.100, Água Branca, região oeste, tel. 3862-1837. Sáb. (25), às 19h. GRÁTIS

Municipal no Aniversário da Cidade
O Theatro Municipal é palco do encontro São Paulo, 466 Anos com Alegria, comandado pela jornalista Fabíola Cidral. Às 10h, sob a batuta de João Carlos Martins, a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP convida Tom Zé, Paulinho Moska e Filipe Catto, além do tenor Jean William e da soprano Anna Beatriz Gomes. No domingo (26), às 17h, a Orquestra Sinfônica Municipal é comandada por Alessandro Sangiorgi na apresentação Vanguarda Paulistana in Concert, que homenageia o Teatro Lira Paulistana com convidados como Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola. 
Theatro Municipal de São Paulo - Pça. Ramos de Azevedo, s/ nº. Centro, tel.: 3053-2090. São Paulo, 466 Anos com Alegria: sáb. (25), às 8h30, às 10h. Grátis (retirar ingresso a partir das 8h15). Vanguarda Paulistana in Concert: dom. (26), às 17h. Grátis (retirar ingresso 2h antes).

Negra Li e Funk Como Le Gusta com Thaíde
A Brasilândia recebe o grupo Funk como Le Gusta acompanhado de Thaíde para show dançante a partir das 16h. Às 20h, Negra Li mostra a turnê do álbum “Raízes” (2018), inspirado na música black dos anos 1990.
Av. Humberto Gomes Maia, s/nº, esquina com estrada Lázaro Amâncio de Barros, região norte, Brasilândia. Sáb. (25), a partir das 16h. GRÁTIS

Pronto pro Rolê
Pegando carona no aniversário da cidade, o espaço, que será ponto de cultura e atividades esportivas destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social, faz sua abertura em evento que recebe Karol Conka, Johnny Hooker e Haikaiss, além de DJs como Kiara Felippe, da Batekoo, Caio Taborga, da Gop Tun, e Mílian Dolla.
Complexo #9 - Rua Santo Antônio, 800, Bela Vista, região central. Sáb. (25), a partir de 15h. Retirada de ingresso em ingresse.com. GRÁTIS

Rodriguinho e Art Popular
O ex-vocalista dos Travessos faz show da turnê 30 Anos, 30 Sucessos, que abraça hits como “Tô Te Filmando (Sorria)”, e é sucedido pelo grupo Art Popular, que toca mais canções da década de 1990, como “Pimpolho” e “Fricote”.
Casa de Cultura de M’boi Mirim - Av. Inácio Dias da Silva, s/ nº. tel.: 5514-3408. Sáb. (25), a partir das 19h30. GRÁTIS

Sandália de Prata e Paula Lima
O grupo paulistano de samba-rock deve passar por faixas como “Reza Forte” e “Sambrasuca”, enquanto a cantora Paula Lima também aposta no gênero com sucessos da trajetória como “Mil Estrelas”.
Casa de Cultura do Butantã - Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri, região oeste. tel. 3742-6218. 
Sáb. (25), a partir das 16h. GRÁTIS

Trupe Chá de Boldo
Prestes a lançar um disco que homenageia a arquiteta Lina Bo Bardi, a big band paulistana se dedica a um repertório que versa sobre a vida na cidade grande. O grupo também inclui músicas como “Na Garrafa” e “Pirata” no setlist do show.
Casa de Cultura Vila Guilherme  - Pça. Oscar Silva, 111, Vila Guilherme, tel. 2909-0065. Sáb. (25), às 19h. GRÁTIS

Funk da hora 

Um dos grandes destaques da programação, os três palcos dedicados ao funk são um repeteco do festival realizado pela Secretaria Municipal de Cultura no fim de 2019. Com o objetivo de promover e descriminalizar o gênero musical, eles reúnem no aniversário nomes como MC Lan, MC Tha, Nego do Borel e Kekel. Confira a programação gratuita abaixo.

Grajaú
14h MC Baraka
15h30 NGKS
16h30 MC Rodolfinho
17h30 MC Lan
19h30 MC Tha
Intervalos DJ Zeme
Centro Cultural do Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Capela do Socorro, região sul, tel. 5925-4943. A partir de 14h.

 
Paraisópolis
13h45 Geração Portela
14h30 Jhoni Sertanejo
15h15 Êxodo
16h Marie
16h45 KG Furlan
17h30 EDS
18h15 Bia Freitas
19h Almas Errantes
19h45 Júnior Aguiar
21h Nego do Borel
Intervalos DJ Guarujá
21h às 4h Baile do Rato Mc Brizola
Campinho Palmeirinhas - Paraisópolis, região sul. A partir de 13h45.    

Heliópolis
15h DJ Tyko Pro
15h45 MC Messo
16h30 MC Vitin
17h15 MC DH
18h MC Lanzinho
18h45 MC Daniel
19h30 Yasmin Milena
20h15 MC Di do Helipa
21h Kekel
Rua Coronel Souza Castro Lima, 198, Cidade Nova - Heliópolis. A partir de 15h.

PASSEIOS

Aniversário do Mercado Municipal
O Mercadão completa 87 anos no mesmo dia que São Paulo assopra as 466 velinhas. Na ocasião, o cartão postal da cidade serve um bolo de 15 m² com o formato do mapa da cidade, que será distribuído gratuitamente ao público a partir das 11h. A expectativa é que o doce sirva 3.000 pessoas.
Mercado Municipal de São Paulo - R. da Cantareira, 306, box 25, Luz, , s/ tel. Sáb. (25): 11h. Livre. GRÁTIS

Bolo do Bexiga
O Bexiga comemora o aniversário da cidade com o tradicional bolo comunitário, servido na mesma data desde 1986. O evento pede que o público leve um bolo simples até o ponto de encontro. Há, ainda, uma competição entre boleiras profissionais, e, por meio de voto popular, será escolhido o melhor quitute que representa a cidade. A comilança é animada por uma roda de samba que homenageia músicos do bairro.
R. Rui Barbosa, s/ nº, Bela Vista, região central, s/ tel. Sáb. (25): 9h. Livre. GRÁTIS

Casas Literárias
Casas literárias promovem uma programação especial no aniversário da cidade. A Casa das Rosas, às 10h, realiza o Encontro Peripatético, passeio que visita referências arquitetônicas na avenida Paulista. O espaço também é palco de um sarau e roda de samba. Já na Casa Guilherme de Almeida é exibido o filme “Uma Noite em Sampa”, às 14h, e em seguida acontece um bate-papo. Por fim, a Casa Mario de Andrade recebe uma aula show do Grupo Boa Praça, às 16h. 
Casa das Rosas -  Av. Paulista, 37, tel. 3285-6986. Casa Guilherme de Almeida - R. Macapá, 187, tel. 3673-1883. Casa Mario de Andrade - R. Lopes Chaves, 546, tel. 3666-5803. GRÁTIS

Expedição Fotográfica 
O evento, promovido pela Secretaria de Cultura com a TV Globo, realiza uma expedição fotográfica especial pelo tradicional bairro do Bixiga. A proposta é que os participantes retratem referências da história da cidade, como herança negra, imigração, diversidade, arquitetura e urbanismo. Além da fotografia, o passeio pretende também refletir sobre a formação da identidade de São Paulo e seu patrimônio histórico material e imaterial.
Vila Itororó (ponto de encontro) - R. Pedroso, 238. Sáb. (25): 8h às 13h. É necessária fazer a inscrição em expedicaoglobosp466.eventbrite.com.br. GRÁTIS

Festival de Leite Condensado
Para animar e adoçar o aniversário da cidade, o festival oferece quitutes feitos com leite condensado, além de rocambole. O evento ainda serve cachorro-quente e cervejas artesanais, abriga uma feira e é animado por meio da discotecagem do DJ Dinho Garcia. Aos amantes de esoterismo, a festa tem leitura de tarot, venda de produtos e acessórios para proteção e bem-estar.
R. Joaquim Távora, 605, Vila Mariana, s/ tel. Sáb. (25): 12h às 19h. Dom. (26): 11h às 18h. Livre. GRÁTIS

Festival do Açaí e do Pastel
O evento serve açaí com diversos acompanhamentos, como nutella, leite condensado, mel, a partir de R$7. Já o pastel, quitute clássico de São Paulo, aparece em diferentes versões, como queijo, frango, acarajé, bacalhau e costela com barbecue, também a partir de R$7. Há, ainda, pratos de paella. O evento é animado com música de diferentes grupos e as crianças podem se divertir em brinquedos infláveis e pula-pula.
Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, região central, tel. 3823-4600. Sáb. e dom.: 11h às 21h. Até 26/1. Livre. GRÁTIS  

Fonte Elo do Ibirapuera
O espetáculo apresenta, durante cerca de 20 minutos, projeções que homenageiam São Paulo. Ao longo da apresentação, aparecem imagens de pontos históricos da cidade, como o Pátio do Colégio, a avenida Paulista, o Museu do Ipiranga, o Masp e a ponte Estaiada. O público também vai ver as principais imigrações e a concentração em diferentes bairros. O show é acompanhado de músicas tradicionais, como “Trem das Onze” e “Sampa”.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, s/ tel. Sáb.: 20h às 20h20 e 20h30 às 20h50. Até 25/2. Livre. GRÁTIS

Para Além do Trem das Onze
A oficina tem como objetivo refletir sobre os processos de modernização de São Paulo e leva o público a conhecer a cidade retratada pelo sambista paulistano Adoniran Barbosa. Os participantes são convidados a confeccionar um estandarte. Antes, às 11h, o museu recebe uma aula sobre arte urbana. 
Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, tel. 2692-1866. Sáb. (25): 15h. GRÁTIS 

Passeio a Pé no Centro
Com um guia de turismo, o CCBB promove um passeio a pé pelo centro histórico da cidade. No trajeto, o público passa por pontos icônicos de São Paulo, como a praça da Sé, o largo São Bento e o Pátio do Colégio.
CCBB - R. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651. Sáb.: 11h às 12h e 15h às 16h. Até 25/1. Livre. É necessário fazer inscrição uma hora antes. GRÁTIS

Pedal Sampa - 466 anos
Na segunda edição, o evento promove um tour de bicicleta por São Paulo, de 45 km, que passa por pontos como a igreja da Sé. Ao longo do trajeto, os participantes conhecem um pouco mais da história da cidade.
Village Bike - R. Camargo, 392, Butantã, região oeste, s/ tel. Sáb.: 7h30 às 13h30. Até 25/1. Não aceita cartões. Ingr.: um quilo de alimento não perecível.

Sarau Canções de Nossas Vidas
O sarau resgata memórias por meio de uma apresentação com músicas que contêm citações de melodias de datas comemorativas, jingles, hinos e canções do folclore.
CEU Paz - R. Daniel Cerri, 1.549, Jardim Paraná, região norte, tel. 3986-3405. Sáb.: 15h. Até 25/1. Livre. GRÁTIS  

São Paulo de Todos os Povos
O tour pela Bela Vista passa em lugares como a Praça Dom Orione, a Escadaria do Bexiga e a Igreja de Nossa Senhora da Achiropita. Uma das paradas é para saborear o tradicional bolo gigante do bairro (pág. 11) e outra é no Museu Judaico de São Paulo. O passeio termina na Ocupação 9 de Julho, às 13h, já que o local recebe uma programação com música, dança africana e barracas de comidas típicas. 
Museu Memória do Bexiga (ponto de saída) - R. dos Ingleses, 118, Morro dos Ingleses, tel. 2691-3501. Sáb. (25): 11h. GRÁTIS. 

Tour Bike Sampa
Durante o passeio, que acontece a noite, os ciclistas conhecem o triângulo histórico no centro de São Paulo, onde está localizado o largo São Bento, o Pátio do Colégio e o largo São Francisco. O evento, que é gratuito, pede que os participantes levem 2 kg de alimentos não-perecíveis.
Largo São Francisco (ponto de saída), centro, tel. 3213-2245. Sáb. (25): 19h. É necessária a inscrição no site do Eventbrite. GRÁTIS 

Walking Tour
Em edição especial, o tour passa por pontos históricos da cidade em homenagem aos 466 anos de São Paulo. Esta é a oportunidade para conhecer locais como Theatro Municipal, viaduto do Chá, praça do Patriarca e Igreja de Santo Antônio.
Novotel São Paulo Jaraguá - R. Martins Fontes, 71, Centro, s/ tel. Sáb.: 10h. Até 25/1. Livre. É necessário inscrição p/ recepcao.light@gazitbrasil.com. GRÁTIS

EXPOSIÇÕES

Arquivo Peter Scheier
Durante a Segunda Guerra Mundial, no início dos anos 1940, o alemão Peter Scheier imigrou para São Paulo. Por aqui, ele, que era comerciante, iniciou sua carreira como fotógrafo e registrou eventos que entraram para a história da cidade, como a construção do Masp e a primeira Bienal. O IMS Paulista, pela primeira vez em 50 anos, exibe 300 imagens na retrospectiva dedicada ao alemão.
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Até 24/5. ims.com.br. GRÁTIS  

São Paulo Ontem, Hoje e Amanhã
Com curadoria de André Boccato, a mostra reúne 50 fotografias do vale do Anhangabaú, desde o primeiro registro feito por Militão Augusto de Azevedo, em 1862, passando por imagens captadas nos anos 1930 até os registros recentes. 
Casa Melhoramentos - R. Tito, 479, Vila Romana, região oeste, tel. 3874-0913. Seg. a sáb.: 8h30 às 18h. Até 28/2. Livre. GRÁTIS

Mostra Fotográfica São Paulo 2020
Na exposição, os fotógrafos Gaby Alves, Malu Mesquita e Mário Barilá expõem trabalhos que dialogam com São Paulo. Durante a abertura, o público pode votar nas fotos preferidas, e o vencedor ganha uma exposição individual na Galeria de Arte da Casa de Portugal.
Casa de Portugal - Av. da Liberdade, 602, Liberdade, tel. 3273-5555. Seg. a sex.: 10h às 17h. Até 20/2. Abertura 25/1, 11h. casadeportugalsp.com.br. GRÁTIS

Pintura e Música na Arte Colonial Paulista
A mostra é uma homenagem ao Frei Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819), artista paulistano que atuou durante o período colonial, e reúne 17 pinturas originais, além de suas pesquisas e relatos históricos.
Museu de Arte Sacra de São Paulo - Av. Tiradentes, 676, Luz, tel. 3326-5393. Ter. a dom.: 9h às 17h. Até 23/3. Livre. museuartesacra.org.br. Ingr.: R$ 6. Sáb., menores de 7 e maiores de 60 anos: grátis.

TEATRO

São Paulo, Meu Amor!
O espetáculo, que tem direção de Hugo Possolo e trilha executada pela Orquestra Experimental de Repertório sob a regência de Jamil Maluf, reúne artistas circenses que representam moradores da cidade.
Theatro Municipal de São Paulo - Pça. Ramos de Azevedo, s/ nº, República, região central, tel. 3053-2100. 1.523 lugares. Seg.: 20h. Até 27/1. Retirar ingresso com antecedência de duas horas. GRÁTIS  

espetáculo de circo
Cena do espetáculo 'São Paulo, Eu Te Amo' - Larissa Paz/Divulgação

ESPECIAL

Canto para Rinocerontes e Homens
Inspirado na obra O Rinoceronte, do autor franco-romeno Eugène Ionesco (1909-1994), o musical aborda temas como a brutalização do ser humano e a extinção da humanidade. Os sete atores da peça cantam em coro, acompanhados de um pianista e de um percussionista, a história da transformação de homens em rinocerontes devido a fatores como a violência, o ódio, o trabalho e o culto à beleza.
Teatro João Caetano - R. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, região sul, tel. 5573-3774. 436 lugares. Sáb. e dom.: 19h. Até 16/2. Ingr.: R$ 30.  

Feminino Abjeto 1
Este espetáculo é um trabalho cênico-performático que parte de uma pesquisa mais ampla idealizada pela diretora Janaína Leite. Tal pesquisa toma por tema as representações do feminino e sua potencial relação com o conceito de abjeção, proposto pela filósofa e psicanalista Júlia Kristeva, assim como, o interesse na artista Angélica Liddell e sua abordagem em cena.
Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1.770, Santana, região norte, tel. 2221-3657. 198 lugares. Sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 26/1. Ingr.: R$ 30.  

Sombra
Com fones de ouvido, o público ouve trechos de obras literárias censuradas enquanto os performers criam composições físicas no espetáculo. A inspiração veio do capítulo “Sombra” do livro “A Biblioteca à Noite”, do escritor Alberto Manguel.
Centro Cultural da Diversidade - R. Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, região sul, tel. 3079-3438. 186 lugares. Sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 26/1. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS  

Teatro Cícera
Na mala, a alagoana Cícera traz um punhado de farinha, quatro filhas e o sonho de uma vida melhor. Em São Paulo encontra dureza, concreto, fome e saudade. É a história de uma mulher, mas é o retrato da vida de milhares de retirantes na capital paulista.
Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, região leste, tel. 2621-2716. 212 lugares. Dom.: 19h. Até 26/1. GRÁTIS  

Reggae Little Lions
O grupo Leões de Israel faz apresentação temática para os pequenos em que apresenta em ritmo de reggae músicas conhecidas por eles, como “Hakuna Matata”, “Sítio do Picapau Amarelo” e “Amigo, Estou Aqui”. Mais tarde, no mesmo espaço, quem sobe ao palco é o rapper Emicida.
Praça Brasil - Av. Nagib Farah Maluf, s/ nº, Conjunto Residencial José Bonifácio, região leste, s/ tel. Sáb.: 16h. Até 25/1. 60 min. Livre. GRÁTIS  

Viradinha em Paraisópolis
Eixo infantil da programação da Virada Cultural, o evento reúne atividades culturais e de lazer para crianças e famílias, como brincadeiras tradicionais e oficinas.
Campo Arena Palmeirinha - R. Melchior Giola, 101, Paraisópolis, região oeste, s/ tel. Sáb.: 10h às 14h. Até 25/1. Livre. GRÁTIS  

CINEMA

Adoniran, Meu Nome É João Rubinato
Quem não mora em São Paulo mas gosta de samba certamente tem no imaginário alguns locais da cidade graças às canções de Adoniran Barbosa. Jaçanã, Brás, Bexiga e outros pontos aparecem nos versos do cantor, cuja vida é abordada no documentário que acaba de estrear.
Exibido no Festival É Tudo Verdade, o filme aborda as histórias por trás de suas músicas. Afinal, o que aconteceu de fato em “Samba do Arnesto”? Há mais de uma versão para o caso.
A produção também discute os rumos da metrópole do tempo em que o cantor era vivo até os dias de hoje. Mesclando imagens de arquivo e gravações atuais, discute-se a questão habitacional, a expansão urbana e a gentrificação, que também apareceram na obra do sambista, como em “Saudosa Maloca”.
Confira salas e horários.


São Paulo, Sociedade Anônima
Na véspera do aniversário da cidade, a Tapera Taperá exibe o clássico de 1962 dirigido por Luís Sérgio Person. Após a sessão, haverá uma confraternização até 
a 1h (consumação não inclusa).
Galeria Metrópole - Av. São Luís, 187, 2º andar, lj. 29, República, tel. 3151-3797. Sex. (24): 19h. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais