Live de Caetano Veloso e mostra de cinema são destaques do Cultura Inglesa Festival

Saiba como ver a versão online do evento, que tem início no sábado e é gratuito

Caetano Veloso faz show no festival Planeta Brasil 2020, na esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte

Caetano Veloso faz show no festival Planeta Brasil 2020, na esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte Divulgação

-
São Paulo

Depois de 24 edições presenciais que reuniram multidões para shows de artistas como Lily Allen, Charli XCX e George Ezra a preços módicos, é a vez do Cultura Inglesa Festival se juntar à extensa lista de eventos que se renderam ao mundo virtual por causa da pandemia da Covid-19.

Entre sábado, dia 6, e o dia 28 de março, a Associação Cultura Inglesa São Paulo oferece uma programação que põe em diálogo a cultura brasileira e a britânica com música, cinema, teatro, dança, artes visuais e slam, por exemplo.

Na plataforma feita exclusivamente para o festival, as pessoas poderão organizar as suas preferências, montar listas com o que querem acompanhar e interagir com outros participantes.

Capa do disco "Transa", de Caetano Veloso
Capa do disco "Transa", de Caetano Veloso - Divulgação

Quem abre o evento é o trio de DJs Aisha, Yaminah e Craca, no sábado (6), às 20h. Eles exploram a música afro-brasileira, eletrônica, o rap e ritmos tradicionais em sets transmitidos a partir do Centro Brasileiro Britânico, que ganha projeções em sua fachada.

No dia seguinte, às 19h, o ponto alto do festival é uma apresentação de Caetano Veloso. Além de tocar canções clássicas, ele também conversa com o escritor Felipe Franco Munhoz sobre seu período de exílio em Londres, que influenciou o processo de criação de “Transa”, lançado em 1972, por exemplo.

A obra do cantor também é visitada por Diego Moraes, a baterista Andressa Pezzuol e o pianista Luis Chamis na quinta-feira (18), às 19h, no show "London London", que percorre o disco de Veloso.

Mas não é só o baiano que ganha releituras. Outros nomes da cena nacional como Anelis Assumpção e São Yantó também interpretam e repaginam obras de nomes como Bob Marley (no dia 13, às 21h) e Queen (no dia 11, também às 21h), respectivamente.

A música clássica também ganha protagonismo com uma homenagem ao consagrado violonista britânico Julian Bream, que tem obras executadas pela musicista Gabriele Leite no dia 14 de março, às 15h.

No mundo do cinema, o destaque fica com o Cultura Inglesa à la Carte —uma mostra de cinema britânico em parceria com o streaming do Petra Belas Artes que incluirá obras como “Caravaggio” (1986) e “French Dressing” (1964), disponíveis até o último dia do festival.

O mágico mágico Alexandre Ogata, que faz parte da programação do Cultura Inglesa Festival
O mágico mágico Alexandre Ogata, que faz parte da programação do Cultura Inglesa Festival - Divulgação

Outra alternativa para os cinéfilos é Mostra DepicT! Reino Unido, que reúne filmes de 90 segundos produzidos no Reino Unido e premiados por um projeto que integra o Festival de Filmes Encounters, de Bristol.

Para as crianças, o evento dedica, nos dias 20, 21, 27 e 28, às 11h, uma contação de histórias guiada pela artista Marcia Nemer, que usa o desenho para interpretar contos de fadas britânicos. Nos dias 13 e 14, também às 11h, o mágico Alexandre Ogata conduz o público em uma jornada com truques e contos que falam sobre a história da mágica.

Programação completa: culturainglesafestival.com.br. Gratuito.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais