"O Libertino" seduz com humor inteligente, diz Cassio Scapin

Crédito: João Caldas/Divulgação

Enquanto corre para escrever um verbete que explique o conceito de "moral", Diderot se divide entre sua mulher, uma amante e o interesse súbito por uma amiga de sua filha.

Tudo isso em meio a muitas cenas divertidas e que questionam e ética, o sexo e as relações de poder.

Siga o Guia no Twitter
Curta a página do Guia no Facebook

É assim "O Libertino", peça do dramaturgo francês Éric-Emmanuel Schmitt que fica em cartaz só até domingo (1º/4), no teatro Cultura Artística (zona sul de São Paulo). As quatro últimas sessões começam nesta quinta-feira (29), com ingressos de R$ 40 a R$ 60.

Cassio Scapin é o protagonista do espetáculo, dirigido por Jô Soares. Para o ator, o humor inteligente é um dos principais atrativos do texto: "o riso com inteligência é mais saboroso".

Abaixo, leia um bate-papo com Cassio, que divide o palco com Luciana Carnieli, Luiza Lemmertz, Tânia Casttello, Erica Montanheiro e Daniel Warren.

Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação Cena de "O Libertino", com o ator Cassio Scapin e a atriz Luciana Carnieli, sob direção de Jô Soares


LEIA ENTREVISTA

Guia Folha - O humor inteligente é o maior atrativo de "O Libertino"?
Cassio Scapin - Sim, sem dúvida o humor inteligente do texto, a excelente carpintaria teatral, a clareza da direção do Jô Soares dialogando e tornando acessível ao público as questões importantes e relevantes dessa comédia de costumes, aliado ao talento do elenco e à qualidade da produção, são uma somatória que resultou num excelente espetáculo!

Acha que falta isso nas comédias em cartaz?
Acho que muitas vezes as comédias carecem de um contexto e uma discussão mais interessante para mover a plateia. O riso é sempre ótimo e também é função do teatro divertir, mas o riso com inteligencia e consequência é mais saboroso e educativo! É um prato que, além de ser saboroso, alimenta!

Você comprou os direitos da peça e bancou o projeto. Desde o começo valeu a pena?
Sim, descobri o texto, comprei os direitos e eu e minha sócia Fernanda Signorini bancamos o projeto, indo em busca de patrocínio e tudo o mais que implica a produção de um espetáculo! Sim, sem dúvida valeu a pena, mesmo com todas as dificuldades que implica produzir hoje no Brasil, em São Paulo, principalmente, com a escassez de salas de espetáculos que possam abrigar textos desse porte!

O que você mais escuta do público?
O público sai muito agradecido, temos recebido um público ávido deste gênero de espetáculo, onde humor e questões importantes são discutidas de forma inteligente e bem cuidada! Temos tido a oportunidade de uma plateia bastante heterogênea. Recebemos, além do público pagante costumeiro de teatro, ONGs que muitas vezes propiciam um primeiro contato com o teatro! E a alegria e o prazer da plateia é compartilhado por todos, estamos felizes, pois estamos fazendo um espetáculo que diverte e faz pensar, para uma plateia ampla!

Após a temporada em São Paulo, "O Libertino" segue para Curitiba (3 e 4 de abril, no Festival de Teatro), Santos (7 e 8 de abril), Belo Horizonte (14 e 15) e São José dos Campos (27, 28 e 29 de abril).

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais