Fauzi Arap ganha retrospectiva grátis em SP; veja a programação

A partir de segunda (1º), peças do dramaturgo Fauzi Arap (1930-2013) voltam aos palcos de São Paulo. Trata-se de uma homenagem, o Projeto Fauzi Arap, que ocupa o Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso, na avenida Paulista, com peças e leituras gratuitas.

Veja a programação abaixo:


Chorinho
A peça, dirigida por Marcos Loureiro, estreou em 2007. A trama se passa na praça de uma grande cidade, onde duas personagens se encontram e conversam: uma solteirona aposentada (Cláudia Mello) e uma estranha moradora de rua (Denise Fraga). Elas discorrem sobre temas como preconceito, loucura e solidão. Depois do espetáculo, as atrizes conversam com o público.

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - teatro - Sesi São Paulo. Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, tel. 3146-7406. 80 min. Seg. (1º): 20h. Grátis.


Leitura - "Às Margens da Ipiranga"
Esta peça de Arap estreou em 1988, como parte da ocupação Rosa dos Ventos, no Teatro de Arena (que hoje leva o nome de Eugênio Kusnet). O texto de Arap conta a história de um grupo teatral que precisa fazer uma montagem de "A Paixão de Cristo". Junta-se à trupe uma médium, capaz de ver os fantasmas do próprio Arena, onde o espetáculo será encenado. A leitura tem direção de Aimar Labaki e une atores da montagem original – Umberto Magnani, Martha Mellinger, Eric Nowinski– e convidados especiais, como Thaia Perez e Plinio Soares.

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - espaço mezanino - Sesi São Paulo. Ter. (2): 20h. 120 min. Grátis.


Leitura - "Mocinhos e Bandidos"
Fauzi Arap escreveu e dirigiu a peça, que estreou em 1979. Quem dirige esta leitura é Noemi Marinho. O encontro também conta com Bruna Lombardi (que estreou como atriz teatral nessa peça), Carlos Alberto Riccelli, Walderez de Barros, Umberto Magnani, Amilton Monteiro e Walter Breda. Escrito no período da ditadura brasileira, o texto se destacou por não retratar um torturador como um monstro, e sim como um ser humano.

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - teatro - Sesi São Paulo.120 min. Seg. (8): 20h. Grátis.


Coisa de Louco
Com direção de Elias Andreato, o espetáculo estreou em 2011. Na trama, Firmino, um contador cheio de dívidas, é convidado, em cima da hora, a dar uma palestra sobre drogas. Despreparado, ele improvisa e acaba falando sobre tudo de uma forma anárquica. O ator Nilton Bicudo conversa com o público depois da sessão.

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - teatro - Sesi São Paulo. 50 min. Ter. (9): 20h. Grátis.


A Graça do Fim
A peça, último texto escrito por Fauzi Arap, estreia no teatro do Sesi. No palco, seu Nini se aproxima da morte. Nos seus últimos momentos, ele convive com um enfermeiro, que acaba virando seu cúmplice. A direção é de Elias Andreato e o elenco conta com Nilton Bicudo e Cleiton Santos. O espetáculo cumprirá temporada de 30/1 a 22/2.

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - espaço mezanino - Sesi São Paulo. 50 min. Seg. (15): 20h. Grátis.


Leitura - "O Mundo É um Moinho"
Um diretor de arte veterano se encontra com um grupo de jovens atores. A peça mostra o embate de ideias e o conflito causado por visões diferentes sobre o teatro. Os atores Ary França, Denise Fraga, Ligia Cortez Rodrigo Pandolfo e Fábio Nassar são dirigidos por Mário Bortolotto.

Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - teatro - Sesi São Paulo. 120 min. Ter. (16): 20h. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais