Confira 50 curiosidades sobre 20 musicais de São Paulo e Rio

Peças brasileiras e importadas consolidam cena do gênero no país

São Paulo

Os musicais são responsáveis por atrair uma enxurrada de turistas —e de dinheiro— a Nova York e a Londres. É impossível falar da Grande Maçã sem citar a Broadway ou pensar na capital inglesa sem as longevas produções de “Les Misérables” e de “O Fantasma da Ópera”, ambas há mais de 30 anos em cartaz.

O Brasil também já viveu sua era de ouro no gênero, nas décadas de 1960 e 1970, quando Rio e São Paulo receberam versões de clássicos como “My Fair Lady” e “O Homem de La Mancha”, ambos protagonizados por Bibi Ferreira e Paulo Autran. Grandes produções nacionais também estiveram em cartaz, caso de “Roda Viva”, de Chico Buarque.

Após um período de declínio, a retomada dos musicais no país foi marcada pela primeira versão brasileira de “Les Misérables”, em 2001, e pelas montagens da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, como “Company”, em 2000.

Os musicais têm se tornado, aqui também, parte inseparável da vida cultural. Diversas produções estrangeiras desembarcam em São Paulo e no Rio, além dos espetáculos criados no Brasil. No ano passado, estiveram em cartaz cerca de 50 produções do gênero na capital paulista.

Em 2018, vários musicais já deram as caras nas duas cidades e devem estrear nos próximos meses. O Guia apresenta 50 curiosidades de 20 deles. Ponha uma roupa de domingo e boa leitura.

 

​​1 - Enxuto, o musical brasileiro “Forever Young” tem apenas um cenário.

2 - Cerca de duas mil crianças participaram das audições para viver a garota órfã que protagonizará “Annie”, com direção de Miguel Falabella.

3 - Jarbas Homem de Mello, diretor de “MPB - Musical Popular Brasileiro”, já estrelou três de seus musicais favoritos:

  •  “Cabaret”,
  •  “Crazy For You” e 
  •  “Chaplin, o Musical”, atualmente em cartaz

4 - As quatro canções de musicais preferidas de Myra Ruiz, que vive Oona O’Neill em “Chaplin, o Musical”:

  •  “Being Alive”, de “Company” (Stephen Sondheim)
  •  “My Man”, de “Funny Girl” (Jule Styne e Bob Merrill)
  •  “Satisfied”, de “Hamilton” (Lin-Manuel Miranda)
  •  “Sunday”, de “Sunday in the Park with George” (Stephen Sondheim)

Entre as favoritas também está “Defying Gravity”, que ela cantou ao protagonizar “Wicked” em 2016

5 - A atriz mais nova no elenco de “A Noviça Rebelde” é Danny Prince, de cinco anos, que vive a pequena Gretl von Trapp.

6 - Os seis musicais favoritos de Miguel Falabella, diretor de “Os Produtores” e de “Annie”, são:

  •  “Alô, Dolly!”, de Jerry Herman
  •  “Annie”, de Charles Strouse e Martin Charnin
  •  “Billy Elliot”, de Elton John e Lee Hall
  •  “Follies”, de Stephen Sondheim
  •  “Mame”, de Jerry Herman
  •  “The Secret Garden”, de Lucy Simon e Marsha Norman

7 - Depois de descobrir que o intérprete de “Peter Pan” no Brasil seria um homem, Mateus Ribeiro começou a fazer aulas de ginástica sete dias por semana para se preparar para as audições do papel, que ele conseguiu.

8 - Cerca de oito mil metros de fitas de cetim foram utilizados nos figurinos das gaivotas de “A Pequena Sereia”.

9 - Apenas nove musicais já venceram o prêmio Pulitzer de teatro, incluindo “Rent”, de  Jonathan Larson, em 1996.

10 - O vestido de baile que a protagonista usa em “Cinderella” tem aproximadamente 10 mil cristais.

11 - Danielle Winits foi escalada para viver Ula na versão de 2007 de “Os Produtores”, mas teve de abandonar o musical porque descobriu que estava grávida. Após 11 anos, ela finalmente assume o papel, em nova montagem do espetáculo.

“Hoje, depois de tantos musicais que eu fiz, me sinto mais madura para viver a Ula”, diz Winits

12 - A montagem original de “Os Produtores” na Broadway, de 2001, embolsou 12 estatuetas do Tony Awards, principal premiação do teatro americano, um recorde que até hoje não foi quebrado.

13 - Fabi Bang, que vive Ariel em “A Pequena Sereia”, atuou em 13 musicais ao longo da carreira, como “Wicked” e “A Bela e a Fera”.

14 - Juntas, as capas que os protagonistas de “Romeu e Julieta” usam na cena do casamento medem cerca de 14 metros.

15 - Sucesso em Londres e em Nova York, “O Fantasma da Ópera” já foi apresentado em 15 idiomas, como polonês, húngaro e coreano.

16 - No número de sapateado “Velhotolândia”, de “Os Produtores”, 16 andadores são usados por atores vestidos de velhinhas.

 

1717 músicos compõem a orquestra de “Peter Pan”.

18 - Os atores e músicos do espetáculo brasileiro “Auê” tocam 18 instrumentos ao longo da peça, como violão, trombone e trompete.

19 - Alan Menken, compositor de “A Pequena Sereia”, já recebeu 19 indicações ao Oscar. Ele é a pessoa viva com mais vitórias na premiação, com oito estatuetas —duas delas pela animação sobre Ariel, de 1989.

20 - O compositor Stephen Schwartz, de “Pippin” e “Wicked”, participou de 20 espetáculos musicais.

21 - Juntas, as versões cinematográficas dos musicais “A Noviça Rebelde” e “Amor, Sublime Amor” (“West Side Story”) receberam 21 indicações ao Oscar.

Os dois longas, dirigidos por Robert Wise, levaram a estatueta de melhor filme e estão entre os dez musicais que já receberam a honraria.

22 - Para confeccionar os vestidos de baile de “Cinderella”, foram utilizados 2,2 mil metros de tule.

23 - A atriz americana Natalie Wood tinha 23 anos quando interpretou a porto-riquenha Maria, protagonista de “West Side Story”, nas telas, em 1961.

24 - A estreia da atriz Bibi Ferreira nos palcos foi aos 24 dias de vida, em 1922, quando substituiu uma boneca na peça “Manhãs de Sol”, de Oduvaldo Vianna.

25 - Juntos, os cenários utilizados em “A Pequena Sereia” pesam cerca de 25 toneladas.

26 - No musical brasileiro “Ayrton Senna”, 26 atores ajudam a narrar a última corrida do piloto de Fórmula 1.

27 - Stephen Sondheim, letrista de “West Side Story”, tinha 27 anos quando o musical fez sua estreia na Broadway.

28 - Durante uma sessão de “A Pequena Sereia”, os cenários são trocados 28 vezes.

29 - O grupo paulistano de teatro Os Satyros completa 29 anos em 2018 e está em cartaz com o musical 
“Pink Star”, sua centésima produção.

30 - Cerca de 30 mil cristais foram utilizados por Fábio Namatame para os figurinos de “A Pequena Sereia”.

“Eu não queria fazer nada parecido com as montagens do musical em outros países, queria uma sereia fashion. Então acabei utilizando os cristais em vários personagens, também para dar uma sensação de molhado”, diz ele, que já fez figurinos para 23 musicais.

31 - A montagem original de “O Fantasma da Ópera”, em Londres, é apresentada ininterruptamente há 31 anos e é o segundo musical há mais tempo em cartaz no mundo, atrás apenas de “Les Misérables”.

32 - Os personagens de “Chaplin, o Musical” utilizam 32 perucas.

33 - William Shakespeare tinha 33 anos quando a peça “Romeu e Julieta” foi publicada pela primeira vez, apesar de ter sido encenada antes. A trama do bardo serve de inspiração para o musical de mesmo nome e para “West Side Story”.

34 - Atrás das cortinas de uma sessão de “Chaplin, o Musical”, trabalham 34 técnicos, como maquinistas, iluminadores, microfonistas e camareiros.

35 -  O espetáculo brasileiro “Suassuna - O Auto do Reino do Sol” tem trilha sonora original com 35 músicas, compostas por Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del-Penho.

36 - O musical “Forever Young” é um apanhado de 36 canções de diferentes origens e épocas. Entre elas estão “Rehab”, de Amy Winehouse, e “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás”, de Raul Seixas e Paulo Coelho.

37 - Há 37 anos, Londres se despedia da primeira montagem de “Annie” na capital inglesa, após três anos em cartaz.

38 - Uma das intérpretes mais famosas de Peter Pan no musical homônimo foi Cathy Rigby, ginasta americana que tinha 38 anos na época em que uma remontagem do espetáculo estreou na Broadway, em 1990. A versão brasileira da peça, que tem Mateus Ribeiro como o menino que não queria crescer, contraria a tradição americana de ter uma mulher como protagonista da história.

39 - Quando “West Side Story” fez sua estreia na Broadway, em 1957, o compositor Leonard Bernstein tinha 39 anos. Em 2018, eventos em diversos países comemoram o centenário do artista, incluindo a montagem do musical que deve estrear no Rio no segundo semestre.

40 - Apesar de contestados, os produtores de “O Fantasma da Ópera” alegam que a trilha sonora do musical já vendeu cerca de 40 milhões de álbuns no mundo.

41 - Ao longo de sua carreira como piloto, Ayrton Senna acumulou 41 vitórias.

42 - A dupla Möeller e Botelho já assinou 42 montagens, entre musicais, peças, shows e espetáculos de dança. Além de “A Noviça Rebelde”, “Cinderella” e “Pippin”, eles também estão por trás de produções como “Rocky Horror Show” (2016) e “Gypsy” (2010).

43 - A trilha sonora do musical “Rent” tem 43 faixas, como “Seasons of Love” e “La Vie Bohème”.

44 - Em 1966, Bibi Ferreira comemorou seu 44° aniversário e foi lançada a trilha sonora de “Alô, Dolly”, musical que Bibi protagonizou ao lado de Paulo Fortes. O espetáculo  inspirou Miguel Falabella a trabalhar com teatro. “Eu era um menino da Ilha do Governador e, em um dos meus aniversários, minha avó me levou para ver Bibi Ferreira fazendo ‘Alô, Dolly!’, no teatro João Caetano, e uma luz se acendeu”, diz o diretor de “Os Produtores” e “Annie”.

45 - São usados 45 itens de postiçaria, entre bigodes, sobrancelhas e barbas, em “Chaplin, o Musical”.

46 - A estreia de “Pippin” na Broadway aconteceu há 46 anos. Apenas dois anos depois, o musical ganhou sua primeira montagem brasileira, estrelada por Marília Pêra e Marco Nanini.

47 - Protagonista de “Chaplin, o Musical” e diretor de “MPB - Musical Popular Brasileiro”, Jarbas Homem de Mello tem 47 anos.

48 - Já os atores Cleto Baccic, de “O Homem de La Mancha”, e Daniel Boaventura, de “Peter Pan”, têm 48 anos.

49 - A primeira montagem de “O Homem de La Mancha” no Brasil tinha Bibi Ferreira e Paulo Autran como protagonistas. Na época, os dois tinham 49 anos.

50 - Na cena do balcão de “Romeu e Julieta”, 50 dezenas de rosas descem do teto.

Cena do musical "Romeu e Julieta"
Cena do musical "Romeu e Julieta" - Divulgação

 

Onde e quando assistir

Annie
Estreia prevista para 29/8, no Teatro Santander, em São Paulo.

Auê
Teatro Shopping Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569, Consolação, região central, São Paulo, tel. (11) 3472-2229. Sáb.: 17h. Dom.: 16h. Até 1º/7. Ingr.: R$ 70. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.

Ayrton Senna, o Musical
Teatro Sérgio Cardoso -  R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, região central, São Paulo, tel. (11) 3288-0136. 835 lugares. Sex.: 20h30. Sáb.: 17h e 21h. Dom.: 18h30. Até 3/6. Ingresso: R$ 50 a R$ 150. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.

Bibi - Uma Vida em Musical
Teatro Bradesco - R. Palestra Itália, 500, 
3º piso, Perdizes, região oeste, São Paulo, tel. (11) 3670-4100. 1.457 lugares. Qui.: 20h30. Sex.: 21h. Sáb.: 17h e 21h. Dom. (a partir de 3/6): 18h. Ingresso: R$ 75 a R$ 150. Ingr. p/ uhuu.com.

Cinderella
Estreia prevista para 3/8, no Theatro Net São Paulo.

Chaplin, o Musical
Theatro Net São Paulo - R. Olimpíadas, 360, 5º andar, Vila Olímpia, região sul, São Paulo, tel. (11) 4003-1212. 799 lugares. Sex.: 21h. Sáb.: 17h e 21h. Dom.: 18h. Até 29/7. Ingresso: R$ 50 a R$ 200. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.

O Fantasma da Ópera
Estreia prevista para agosto, no Teatro Renault, em São Paulo.

Forever Young
Teatro Porto Seguro - Al. Br. de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, região central, São Paulo, tel. (11) 3226-7300. 496 lugares. Qua. e qui.: 21h. Até 5/7. Ingr.: R$ 50 a R$ 70. Ingr. p/ tudus.com.br.

O Homem de La Mancha
Estreia prevista para 7/6, no Teatro Bradesco, no Rio.

MPB - Musical Popular Brasileiro
Teatro das Artes - Av. Rebouças, 3.970, 3º piso, Pinheiros, região oeste, São Paulo, tel. (11) 3034-0075. 769 lugares. Qui. e sáb.: 21h. Sex.: 21h30. Dom.: 20h. Até 15/7. Ingresso: R$ 50 a R$ 100. Ingr. p/ tudus.com.br.

A Noviça Rebelde
Teatro Renault - Av. Brig. Luís Antônio, 411, Bela Vista, região central, São Paulo, tel. (11) 4003-5588. 1.500 lugares. Dom. (27): 15h e 20h. Ingresso: R$ 75 a R$ 310. Ingr. p/ premier.ticketsforfun.com.br.
No Rio, estreia prevista para 19/7, no Teatro Cidade das Artes.

A Pequena Sereia
Teatro Santander - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, Vila Nova Conceição, região sul, São Paulo, tel. (11) 4003-1212. 959 lugares. Qui. e sex.: 21h. Sáb.: 16h e 20h. Dom.: 15h e 19h. Até 29/7. Ingresso: R$ 75 a R$ 280. Ingr. p/ ingressorapido.com.br

Peter Pan, o Musical
Teatro Alfa - sala A - R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Jardim Dom Bosco, região sul, São Paulo, tel. (11) 5693-4000. 1.118 lugares. Qui. e sex.: 20h30. Sáb.: 16h e 20h. Dom.: 17h. Até 15/7. Ingr.: R$ 50 a R$ 210. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.

Pink Star
Estação Satyros - Pça. Franklin Roosevelt, 134, Consolação, região central, São Paulo, tel. 3258-6345. 80 lugares. Sáb.: 21h. Até 2/6.Ingr.: R$ 40.

Pippin
Estreia prevista para 2/8, no Teatro Clara Nunes, no Rio.

Os Produtores
Procópio Ferreira - R. Augusta, 2.823, Cerqueira César, região oeste, São Paulo, tel. (11) 3083-4475. 624 lugares. Qui. e sex.: 21h. Sáb.: 17h e 21h. Dom.: 15h30. Até 1º/7. Ingresso: R$ 50 a R$ 250. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.
No Rio, estreia prevista para 13/7, na casa de shows Vivo Rio.

Rent
Teatro Riachuelo - R. do Passeio, 40, Cinelândia, região central, Rio de Janeiro, tel. (21) 2533-8799. 999 lugares. Únicas apresentações 12 e 13/6. Ter. (12) e qua. (13): 20h. Ingresso: R$50 a R$ 120. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.

Romeu e Julieta
Teatro Riachuelo - R. do Passeio, 40, Cinelândia, região central, Rio de Janeiro, tel. (21) 2533-8799. 999 lugares. Qui.: 19h. Sex.: 20h. Sáb.: 16h e 20h. Dom.: 18h. Até 27/5. Ingresso: R$50 a R$ 140. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.
Em São Paulo, estreia prevista para 10/8, no Teatro Shopping Frei Caneca.

Suassuna - O Auto do Reino do Sol
Teatro Shopping Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569, 7º andar, Consolação, região central, São Paulo, tel. (11) 3472-2229. 600 lugares. Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 1º/7. Ingr.: R$ 50 a R$ 150. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.

West Side Story
Estreia prevista para setembro, no Theatro Municipal do Rio.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais