Novo musical de Newton Moreno retrata mulheres no cangaço

Com direção de Sérgio Módena, 'As Cangaceiras' estreia no Teatro do Sesi na quinta (25)

São Paulo

Conhecido por explorar em suas peças temáticas relacionadas ao universo nordestino —caso de “Agreste” e “Jacinta”— o dramaturgo Newton Moreno se volta à atividade do cangaço em seu novo espetáculo musical. Com direção geral de Sérgio Módena e direção musical de Fernanda Maia, “As Cangaceiras” explora a atividade sob a ótica feminina. O espetáculo, gratuito, estreia no Teatro do Sesi na quinta (25).

A trama acompanha Serena (Amanda Acosta), que decide abandonar um bando de cangaceiros chefiado pelo marido para partir em busca do filho, que pensava estar morto. A essa empreitada juntam-se outras mulheres do bando e, mais tarde, outras companheiras que acabam por cruzar seu caminho.

Elenco de 'As Cangaceiras', de Newton Moreno, que estreia no Teatro do Sesi
Elenco de 'As Cangaceiras', de Newton Moreno, que estreia no Teatro do Sesi - Priscila Prade/Divulgação

A partir da história, a dramaturgia discute os mecanismos de opressão do cangaço, que, apesar de aparentar ser um meio de libertação da mulher, acabava por se mostrar um ambiente violento, onde ocorriam estupros, abusos e desmandos.

Originais, as músicas foram compostas por Fernanda Maia e Newton Moreno a partir de ritmos tradicionalmente nordestinos. Ao longo da trama, elas se mesclam aos diálogos naturalmente, sem interromper a dramaturgia.

Centro Cultural Fiesp - teatro Sesi - Av. Paulista, 1.313, tel. 3322-0050. Qui. a sáb.: 20h. Dom.: 19h. Estreia qui. (25). Até 4/8. É necessário inscrição p/ sesisp.org.br. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais