Conhecido por explorar em suas peças temáticas relacionadas ao universo nordestino —caso de “Agreste” e “Jacinta”— o dramaturgo Newton Moreno se volta à atividade do cangaço em seu novo espetáculo musical. Com direção geral de Sérgio Módena e direção musical de Fernanda Maia, “As Cangaceiras” explora a atividade sob a ótica feminina. O espetáculo, gratuito, estreia no Teatro do Sesi na quinta (25).
A trama acompanha Serena (Amanda Acosta), que decide abandonar um bando de cangaceiros chefiado pelo marido para partir em busca do filho, que pensava estar morto. A essa empreitada juntam-se outras mulheres do bando e, mais tarde, outras companheiras que acabam por cruzar seu caminho.
A partir da história, a dramaturgia discute os mecanismos de opressão do cangaço, que, apesar de aparentar ser um meio de libertação da mulher, acabava por se mostrar um ambiente violento, onde ocorriam estupros, abusos e desmandos.
Originais, as músicas foram compostas por Fernanda Maia e Newton Moreno a partir de ritmos tradicionalmente nordestinos. Ao longo da trama, elas se mesclam aos diálogos naturalmente, sem interromper a dramaturgia.
Centro Cultural Fiesp - teatro Sesi - Av. Paulista, 1.313, tel. 3322-0050. Qui. a sáb.: 20h. Dom.: 19h. Estreia qui. (25). Até 4/8. É necessário inscrição p/ sesisp.org.br. GRÁTIS
Comentários
Ver todos os comentários