Descrição de chapéu teatro
Teatro

Clássico brechtiano, 'Mãe Coragem' ganha versão de Daniela Thomas

Na peça montada no ginásio do Sesc Pompeia, em SP, elenco se revira na lama

São Paulo

Após première no festival Brasil Cena Aberta, na quinta passada (6), a adaptação de Daniela Thomas para “Mãe Coragem e Seus Filhos” estreia, oficialmente, nesta terça (11), no ginásio do Sesc Pompeia.

Traduzido diretamente do alemão para a peça, o texto de Bertolt Brecht foi escrito no início da Segunda Guerra Mundial, e propõe uma reflexão pungente sobre o lugar da moral em tempos de barbárie.

A trama é protagonizada pela vendedora ambulante Anna Fierling —papel de Bete Coelho, idealizadora desta montagem ao lado do figurinista Cássio Brasil—, determinada a lucrar com o desespero dos soldados que lutavam na Guerra dos Trinta Anos, na Europa do século 17. O conflito que lhe serve de fonte de renda acaba, no entanto, vitimando seus três filhos, Eilif, Queijinho e Kattrin.

Bete Coelho em cena de 'Mãe Coragem', adaptação de Brecht dirigida por Daniela Thomas
Bete Coelho em cena de 'Mãe Coragem', adaptação de Brecht dirigida por Daniela Thomas - Jennifer Glass/Divulgação

O público assiste ao desenrolar da tragédia do alto de arquibancadas dispostas ao redor do ginásio que faz as vezes de espaço cênico, enquanto o elenco chafurda na lama.

Segundo Thomas, o recurso tornou-se um símbolo involuntário das tragédias de Mariana e Brumadinho. Já a Guerra dos Trinta Anos encontra um paralelo contemporâneo nas mortes de jovens pardos e negros da periferia.

Sesc Pompeia - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. Ter. a dom.: 20h30. Estreia ter. (11). Até 21/7. 150 min. 16 anos. Ingr.: R$ 12 a R$ 40. Ingr. p/ sescsp.org.br.

 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais