Após première no festival Brasil Cena Aberta, na quinta passada (6), a adaptação de Daniela Thomas para “Mãe Coragem e Seus Filhos” estreia, oficialmente, nesta terça (11), no ginásio do Sesc Pompeia.
Traduzido diretamente do alemão para a peça, o texto de Bertolt Brecht foi escrito no início da Segunda Guerra Mundial, e propõe uma reflexão pungente sobre o lugar da moral em tempos de barbárie.
A trama é protagonizada pela vendedora ambulante Anna Fierling —papel de Bete Coelho, idealizadora desta montagem ao lado do figurinista Cássio Brasil—, determinada a lucrar com o desespero dos soldados que lutavam na Guerra dos Trinta Anos, na Europa do século 17. O conflito que lhe serve de fonte de renda acaba, no entanto, vitimando seus três filhos, Eilif, Queijinho e Kattrin.
O público assiste ao desenrolar da tragédia do alto de arquibancadas dispostas ao redor do ginásio que faz as vezes de espaço cênico, enquanto o elenco chafurda na lama.
Segundo Thomas, o recurso tornou-se um símbolo involuntário das tragédias de Mariana e Brumadinho. Já a Guerra dos Trinta Anos encontra um paralelo contemporâneo nas mortes de jovens pardos e negros da periferia.
Sesc Pompeia - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. Ter. a dom.: 20h30. Estreia ter. (11). Até 21/7. 150 min. 16 anos. Ingr.: R$ 12 a R$ 40. Ingr. p/ sescsp.org.br.
Comentários
Ver todos os comentários