Descrição de chapéu Folha Mulher
Teatro

Texto inédito de Pagu volta ao teatro em São Paulo no Dia das Mulheres

Espetáculo cria diálogo entre questões cotidianas e manuscrito de 1939

São Paulo

A nova temporada do espetáculo "Pagu - Até Onde Chega a Sonda" chega aos palcos do Teatro Eva Herz nesta quarta-feira (8). A peça é inspirada em um manuscrito inédito da jornalista, autora e ativista Patrícia Rehder Galvão, em que ela registra seus pensamentos e reflexões durante o cárcere, em 1939.

O documento original pertence a um colecionador de arte, que o apresentou a Martha Nowill, atriz que interpreta e assina o texto do espetáculo. O solo mistura as situações da vida pessoal da atriz, que vive a maternidade de gêmeos durante a pandemia, com as anotações de Pagu.

Pagú - Até Onde Chega a Sonda
Martha Nowill em cena em 'Pagú - Até Onde Chega a Sonda' - Rodrigo Chueri

Não existe linearidade nos textos que compõem o manuscrito, nem mesmo uma história que a autora criou. Transformar textos diferentes em um único espetáculo foi uma das dificuldades que Nowill encontrou para desenvolver o roteiro da peça.

Com a ajuda da produtora Dani Angelotti, o projeto final criou um encontro improvável, com pontos de diálogo entre mundos separados por mais de 60 anos. A direção é de Elias Andreato, que tem experiência na supervisão de espetáculos solo.

O texto, com a reestreia marcada para o Dia das Mulheres, aborda temas do cotidiano feminino, como machismo, maternidade, feminismo, além de assuntos individuais, como angústias, alegrias e processos criativos. Nowill usa sarcasmo e humor para destacar acontecimentos atuais que ainda carregam heranças do patriarcado.

Pagú - Até Onde Chega a Sonda

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais