Em 'O Jardim do Imperador', dupla faz fábula interativa com humor inteligente

A Cia. Pelo Cano conquista o público com o espetáculo "O Jardim do Imperador", encenado pelas palhaças Emily (Vera Abbud) e Manela (Paola Musatti), que fazem graça inteligente e repleta de gags "trocadilhescas".

Com mais de 20 anos de trabalho (incluindo passagens pelos Doutores da Alegria e pela Cia. Jogando no Quintal), as atrizes criaram o grupo em 2004. Desde então, estão no rol das grandes duplas e trios de palhaços paulistanos com a Cia. La Mínima, Parlapatões e Le Plat du Jour.

O Jardim do Imperador
As palhaças Emily (Vera Abbud) e Manela (Paola Musatti), do espetáculo "O Jardim do Imperador" - Divulgação

Marcadas pelo capricho de "Pelo Cano", que lançou a companhia, Paola e Vera agora narram uma lenda oriental adaptada do livro "O Pote Vazio", da ilustradora americana Demi. O enredo apresenta um desafio à honestidade das crianças: o imperador chinês de uma época remota precisa escolher um sucessor e entrega sementes à meninada. A proposta é que, em um ano, as crianças voltem com suas plantas.

As atrizes transformam a fábula em uma peça lírica de palhaços, dentro de um cenário econômico e funcional. O desenho de luz não tem erros e trilha sonora, ao vivo, conta com a participação do público. Os melhores momentos da peça são a representação das estações do ano para cada época, um estilo de performance e a exploração sensorial do jardim.

O mérito de "O Jardim do Imperador" é reunir interatividade com as crianças, que participam da construção do vento, da chuva e do inverno gelado, com uma dramaturgia fluente e piadas que promovem reflexão sobre o meio ambiente.

Avaliação: ótimo

Indicação da crítica: a partir de 6 anos

Sesc Vila Mariana - Auditório - R. Pelotas, 141, Vila Mariana, tel. 5080-3000. 128 lugares. Dom.: 15h. Dia 21: 15h. Até 21/5. Ingresso: R$ 5 a R$ 17. Menores de 12 anos: grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais