O arquiteto Oscar Niemeyer projetou alguns cartões-postais para a capital paulista, como o Edifício Copan, o Memorial da América Latina e diversas obras no parque Ibirapuera.
Lá, estão os monumentais prédios da Oca, Auditório Ibirapuera, da Bienal e o que abriga hoje o Museu Afro-Brasil, além da marquise do parque.
Outros destaques são a Galeria Montreal e os edifícios Montreal, de 1951, e Triângulo, de 1955.
Abaixo, veja um roteiro com nove locais que levam a assinatura de Niemeyer, que morreu na quarta-feira (dia 5), aos 104 anos.
- Confira 10 motivos para passar o Réveillon em São Paulo
- Mostra com 200 obras do Vaticano prorroga temporada no parque Ibirapuera
- Shoppings de SP oferecem atrações além do Papai Noel; veja fotos das decorações
VEJA FOTOS DE LOCAIS PROJETADOS POR NIEMEYER:
SAIBA MAIS SOBRE AS OBRAS DE NIEMEYER:
Auditório Ibirapuera
O local recebe inúmeros shows, peças e eventos. Atualmente, está com o musical "Turma da Mônica no Mundo do Circo" em cartaz.
Informe-se sobre o local
Bienal de São Paulo
O pavilhão projetado pelo arquiteto recebe a 30ª edição da Bienal, com o tema "A Iminência das Poéticas". O megaevento reúne cerca de 3.000 obras, sendo 50% delas inéditas, de 111 artistas nacionais e internacionais. Destaque para as 348 peças de Arthur Bispo do Rosário.
Informe-se sobre o local
Copan
O local foi projetado na década de 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e está entre os cartões-postais da cidade. A área comum conta com mais de 70 lojas, que vão de cabeleireiros a bares. Com visita agendada é possível conhecer melhor o local e subir até o topo, de onde se tem uma
bela vista.
Informe-se sobre o local
Edíficio Montreal
O prédio residencial também foi projetado por Oscar Niemeyer em 1951 e tem três painéis do pintor Di Cavalcanti --dois nas paredes sobre a escada de acesso e outro no saguão, ao lado dos elevadores. Em tons de vermelho, preto, azul e branco, as formas ganham realce com as pastilhas cinzas que compõem a parte interna do edifício.
Av. Ipiranga, 1.284, República, centro, São Paulo, SP.
Edifício Triângulo
O edifício assinado pelo arquiteto foi inaugurado em 1954 e localiza-se na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e José Bonifácio. Parte da fachada e da parede acima da escada de acesso do prédio é ocupada por painéis do artista Di Cavalcanti.
R. José Bonifácio, 24, Sé, centro, São Paulo, SP.
Edifício e Galeria Califórnia
Localizada na rua Barão de Itapetininga, a galeria tem a assinatura de Oscar Niemeyer e foi inaugurada em 1955. O prédio conta com um painel de pastilhas de vidro desenhado pelo artista Cândido Portinari.
R. Barão de Itapetininga, 255, esquina com a r. Dom José de Barros, centro, São Paulo, SP.
Memorial da América Latina
Acervo recolhido pelo casal de fotógrafos e especialistas em arte popular Jacques e Maureen Bisilliat, em 1988, a pedido de Darcy Ribeiro. Conta com 4.000 peças de arte popular do Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai. São trajes típicos, máscaras, estandartes, instrumentos musicais, objetos de adorno e de uso cotidiano, entre outros.
Informe-se sobre o local
Museu Afro-Brasil
O espaço abriga 1.100 obras da coleção de arte negra do artista plástico Emanoel Araújo, cedidas ao museu em regime de comodato. Entre as peças, estão máscaras africanas, esculturas, pinturas do século 19, fotografias e trabalhos contemporâneos.
Informe-se sobre o local
Oca
O edifício foi criado por Niemeyer para abrigar grandes exposições. Atualmente, dá para ver "Esplendores do Vaticano - uma Jornada Através da Fé e da Arte", com 11 galerias.
Informe-se sobre o local
Comentários
Ver todos os comentários