José Roberto Aguilar expõe obras sobre a Amazônia em galeria no interior de SP

Mostra "Amazônia Vida" fica na DAN Galeria Interior, em Votorantim, até janeiro

São Paulo

Neste sábado (14), a mostra "Amazônia Vida", de José Roberto Aguilar, entra em cartaz na DAN Galeria Interior, em Votorantim, interior de São Paulo. O artista de 83 anos participa de movimentos artísticos desde a década de 1950 e ficou conhecido por suas vídeo performances, espetáculos em praças públicas e também suas pinturas - trabalho este que é possível ver na nova exposição.

A mostra conta com 31 telas e a instalação "Guardiões das Águas", obras fruto da relação do artista com a floresta amazônica. Desde 2004, Aguilar mantém uma casa ateliê em Alter do Chão, no Pará.

A imagem apresenta uma pintura abstrata com uma mistura de cores, predominantemente verdes, brancas e amarelas. O fundo é texturizado e apresenta manchas e traços de tinta que se entrelaçam, criando um efeito dinâmico e caótico. As bordas da pintura são delineadas por uma moldura mais escura, que contrasta com o centro mais claro e vibrante.
Obra "Rio Tapajós", de José Roberto Aguilar, 2015 - Divulgação

Nas pinturas selecionadas pelo curador Fabio Magalhães, o artista explora a imagem da Amazônia como uma entidade viva e, para isso, suas telas utilizam muitas cores e técnicas que demonstram movimento.

A visitação é gratuita, e pode ser feita de segunda a sábado até 14 de janeiro. Na inauguração, a DAN Galeria funciona das 10h às 16h.

A mostra consagra mais de 60 anos de carreira de Aguilar, que se tornou conhecido após participar da 7ª Bienal de São Paulo, em 1963. Desde então, o artista acumulou trabalhos e intervenções que passam pela pintura, videoarte, vídeo instalação, performances, literatura e até mesmo a música, com a liderança da Banda Performática na década de 1980.

Além das produções artísticas, ele já foi diretor da Casa das Rosas, museu da capital paulista, e representante do Ministério da Cultura em São Paulo entre 2004 e 2007. Na exposição "Amazônia Vida", é possível ver seu trabalho mais recente, com pinturas de 2015 até este ano.

Amazônia Vida

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais