Seja o seu período de quarentena puro tédio ou movimentado demais, sempre existe uma desculpa boa para tomar um drinque.
A partir de hoje, o Guia reúne bartenders de São Paulo que mostram como reproduzir suas versões de bebidas clássicas (e as originais, claro), em sua própria casa, com ingredientes de fácil acesso e receitas pouco ou nada mirabolantes.
A primeira escolhida é a queridinha gim-tônica, naturalmente prática e refrescante. Aqui, ela ganha cinco versões e a companhia de ingredientes como tangerina e pepino. Saúde!
Gim-tônica original (por Alex Ferrer, do Térreo Bar)
Receita:
Gelo
60 ml de gim
120 ml de água tônica
1 rodela de limão
“Justamente por ser um drinque simples, o segredo de uma gim-tônica muito boa está na atenção aos detalhes. O ideal é usar o gim o mais gelado possível —de preferência tirado do freezer. A água tônica também, quanto mais gelada melhor. A temperatura fria dos líquidos conserva o gás da tônica por muito mais tempo, além de derreter menos o gelo no copo.
Para preparar, você pega um copo alto cheio de gelo, coloca 60 ml de gim e completa com aproximadamente 120 ml de tônica, bem devagar e perto do copo para preservar o gás ao máximo.
Em vez de uma rodela, gosto de servir uma fatia de limão junto com o drinque. Assim, cada pessoa pode espremer o quanto de suco preferir no próprio copo.”
1) Coffee Tonic - Versão de Alex Azarias, do Ginteria
Receita
Gelo
60 ml de gim
20 ml de café coado
125 ml de água tônica
1 gomo de limão siciliano
Preparo
“Em uma taça acrescente o gim, bastante gelo, o café e a tônica. Mexa delicadamente e finalize com o gomo de limão. Se não tiver taça de gim em casa sinta-se à vontade para usar um copo longo. Para dosar os ingredientes você pode usar um copo de shot—os grandes normalmente têm 60 ml e, os menores, 45 ml.”
2) D.M.T. - Versão de Alex Ferrer, do Térreo Bar
Receita
Gelo
45 ml de gim
15 ml de vermute seco
Água tônica
Azeitona no palito
1 colher de chá da salmoura da azeitona
Preparo
“Quando quero variar, acabo indo em alguma versão que muda bastante o perfil do tradicional. Essa aqui é um casamento de dois dos drinques mais clássicos de gim: gim-tônica e dirty martini.
Num copo baixo cheio de gelo, coloque 45 ml de gim e 15 ml de vermute seco. Complete com tônica, apoie no copo uma azeitona em um palito e ponha uma colherinha da salmoura da azeitona pra dar um toque salgado no drinque. Fica uma delícia.”
3) Mykonos - Versão de Jhymy, do G&T Bar
Receita
Gelo
50 ml de gim
20 ml de suco de lima-da-pérsia
150 ml de água tônica
2 ramos de alecrim
1 lâmina de pepino
Preparo
“Acrescente gelo para resfriar a taça e retire o excesso de água. Coloque 50 ml de gim, 20 ml de lima-da-pérsia, 150 ml de tônica, uma lâmina de pepino e finalize com um ramo de alecrim batido para soltar o aroma. Decore com o outro ramo.”
4) Versão de Paola Menezes, do Eugênia
Receita
Gelo
50 ml de gim
150 ml de água tônica
2 gomos de tangerina
Preparo
“Encha de gelo um copo longo. Em seguida, adicione 50 ml de gim, 150 ml de água tônica e mexa levemente. Finalize com dois gomos de tangerina com casca.”
5) Berry’s Tonic - Versão de Zulu, do Mixto Gastrobar e URU Mar y Parrilla
Receita
Gelo
60 ml de gim
100 ml de água tônica
10 a 12 mirtilos
1 casca de limão
Preparo
“Pegue seis mirtilos congelados, adicione na garrafa de gim e agite para trocar cor e sabor. Caso tenha o mirtilo fresco, faça um corte na casca da fruta e infusione da mesma forma que o congelado.
Daí é só dosar as misturas e incluir a tônica em uma taça de vinho com bastante gelo. Use cerca de seis frutas para decorar. A casca do limão torcida (twist) serve para aromatizar.”
Comentários
Ver todos os comentários