Descrição de chapéu Cinema
Cinema

Fique em casa: no ano de seu centenário, Fellini é tema de curso gratuito online

Aulas integram mostra sobre cineasta, que aconteceu no CCBB e no Cinesesc

São Paulo

No ano em que se celebra o centenário de Federico Fellini, o cineasta italiano é tema de um curso online gratuito. Serão três aulas, que acontecem nesta segunda (11), terça (12) e quarta (13), pelo aplicativo Zoom, às 19h.

Na verdade, a ação já estava prevista para acontecer presencialmente, como parte integrante da mostra Fellini, Il Maestro, que aconteceu em março em São Paulo, no CCBB e no Cinesesc. Na ocasião, foram exibidos 25 títulos, incluindo “Fellini: A Director’s Notebook” (1969), documentário no qual o diretor visita alguns pontos de Roma e comenta seu processo criativo.

Porém, com o fechamento das salas de cinema devido à pandemia provocada pelo coronavírus, o curso ganhou essa versão online, que terá capacidade para cem pessoas no Zoom e será ministrado por Filipe Furtado, crítico de cinema e ex-editor das revistas Cinética e Paisá.

A ideia do curso é fazer um passeio pela obra e pela vida de Fellini, que muitas vezes se confundem, começando pela infância do diretor em Rimini, seus anos como roteirista para outros mestres italianos, como Roberto Rosselini, e lembrar também de títulos dos anos 1980 que tiveram menos atenção da mídia.

O curso também passa pela relação do diretor com a atriz Giulietta Masina, estrela de muitos de seus principais filmes.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais