Fique em casa: nova plataforma de streaming, Cinema Virtual traz filmes inéditos

Canal sob demanda estreia com dez títulos antes previstos para estrear na tela grande

São Paulo

Com o lançamento do Cinema Virtual, uma nova plataforma sob demanda chega ao alcance dos cinéfilos a partir desta quinta (28). E, o melhor, apenas com títulos inéditos nos cinemas brasileiros —nesta primeira semana, são dez filmes que estavam previstos para chegar à tela grande antes do fechamento das salas, provocado pela pandemia do coronavírus.

O novo streaming também tem uma ação inédita se comparado aos seus pares: ajudar as salas de cinema. Parte do valor da locação é destinado a um endereço que o cliente escolhe. Na capital de São Paulo, apenas complexos da Playarte e o Petra Belas Artes estão cadastrados na ação inicialmente.

Entre os títulos desta primeira leva figuram longas como a animação adulta "Os Olhos de Cabul", dirigido pelas francesas Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec e exibido no Festival de Cannes e na 43ª Mostra Internacional de Cinema. Também estão títulos como a comédia independente "Amor Invisível", com Matthew Broderick, ou drama "Antes de Partir", com Brian Cox, ou o terror "Segredo da Floresta". Em comum, todos estreariam nos cinemas entre abril e setembro deste ano.

"Estamos oferecendo ao nosso público uma animação de excelente qualidade, premiada em grandes festivais. E ainda mantemos a união de toda a cadeia, permitindo que as pessoas participem ativamente no apoio aos cinemas que frequentam e se associaram ao projeto”, diz Felipe Lopes, diretor da Vitrine, que distribui "Os Olhos de Cabul".

O valor da locação pode parecer um pouco salgado, R$ 24,90 —exceção a "Os Olhos de Cabul", que custa R$ 19,90. A ideia é que o streaming traga estreias a cada quinta (dia em que os filmes costumam chegar ao circuito) e que o catálogo seja renovado com frequência: só os títulos mais procurados continuam nas semanas seguintes.

Confira a seleção que abre o Cinema Virtual.

A Guerra de Anna
Anna’s War, Rússia, 2018. Direção: Aleksey Fedorchenko. Com: Marta Kozlova, Ilya Belov e Sergey Fedorov. 74 min.
A família de Anna, de apenas seis anos, é assassinada em uma execução em massa de judeus. Ela sobrevive e passa a viver escondida em uma chaminé em desuso de um comandante nazista. Com a ajuda de um amigo, tenta manter-se viva mesmo em condições desumanas.

Amor Invisível
Love is Blind, EUA, 2019. Direção: Monty Wintebloom e Andy Delaney. Com: Jennifer Schuur, Shannon Tarbet, Matthew Broderick e Aidan Turner. 89 min.
Uma mulher com percepção seletiva é orientada por seu psiquiatra a passar algum tempo com seu vizinho problemático de comportamento suicida. Ela acaba se apaixonando por ele apesar de não conseguir enxergá-lo.

Ana
Idem, EUA/Porto Rico, 2020. Direção: Charles McDougall. Com: Jeanne Tripplehorn, Andy Garcia e Dafne Keen. 105 min.
Após a passagem de um furação por Porto Rico, a jovem Ana, cuja mãe está na prisão, desenvolve uma amizade com um vendedor de carros falido. Os dois partem em uma viagem de carro na tentativa de se recuperar da situação.

Antes de Partir
The Etruscan Smile, EUA, 2018. Direção: Oded Binnun e Mihal Brezis. Com: Brian Cox, J.J. Feild e Thora Birch. 108 min.
Ao descobrir qlue tem poucos meses de vida, escocês se muda para São Francisco, nos EUA. Lá, ele se hospeda na casa de seu filho que não vê há anos e tem a oportunidade de consertar a relação conturbada dos dois.​

Com Amor, Scott
Love, Scott, Canadá, 2018. Direção: Laura Marie Wayne. 76 min.
O documentário acompanha o músico gay Scott Jones durante três anos após o atentado que o deixou paralisado da cintura para baixo.

Copperman - Um Herói Especial
Copperman, Itália, 2019. Direção: Eros Puglielli. Com: Luca Argentero, Antonia Truppo e Galatea Ranzi. 95 min.
O filme aborda o tema do autismo ao contar a história de Anselmo, um homem que desde criança tem o sonho de se tornar um super-herói.

Os Olhos de Cabul
Les Hirondelles de Kaboul, França, 2019. Direção: Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec. 81 min.
A animação se passa em Cabul, capital do Afeganistão, em 1998, durante o regime do Talibã. Dois jovens apaixados tentam viver suas vidas e manter a esperança de um futuro melhor, mas um ato impensado pode mudar seus destinos para sempre. Exibido na 43ª Mostra de Cinema.

O Sonho de uma Família
Magari, Itália/França, 2019. Direção: Ginevra Elkann. Com: Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher e Milo Roussel. 104 min.
O divórcio de um casal é visto pela ótica da menina Alma, de 9 anos, e de seus dois irmãos mais velhos. Quando as crianças vão passar as férias com o pai na Itália percebem a dificuldade da situação, apesar de sonharem com a reunião da família.

Segredo da Floresta
Behind the Trees, EUA, 2019. Direção: Vikram Jayakumar. Com: Vanessa Curry, Sahil Shroff e Subrat Dutta. 86 min.
De férias na Índia, um casal de médicos acidentalmente presencia o exorcismo de uma menina de 11 anos. Seus planos de salvá-la são colocados em perigo pela ação de forças sobrenaturais.

Uma Lição de Amor
The Elephant and the Butterfly, Bélgica, 2017. Direção: Amélie van Elmbt. Com: Isabelle Barth, Thomas Blanchard e Judith Chemla. 86 min.
Homem retorna à sua cidade natal na Belgica e se reúne com a mãe de sua filha e a criança que nunca conheceu. As coisas mudam quando ele precisa cuidar sozinho da menina de cinco anos.​

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais