Shows retornam a SP com anúncio de quarentena mais leve a partir da próxima semana

Casas paulistanas poderão ter 100% da capacidade e funcionar durante a madrugada

Teatro Bradesco promove shows com público reduzido; apresentação do Ira! está na agenda

Teatro Bradesco promove shows com público reduzido; apresentação do Ira! está na agenda Eduardo Knapp/Folhapress

São Paulo

Não vai nem dar tempo de a vacina contra a Covid-19 dos mais jovens fazer efeito e os setores cultural e gastronômico de São Paulo já terão retomado suas atividades a quase todo o vapor.

Na próxima terça (17), um dia depois do que vem sendo chamado de “o dia da esperança” pelo governador João Doria, do PSDB —o momento em que a capital terá, teoricamente, todos os moradores adultos vacinados com a primeira dose—, a cidade também chegará ao nível mais brando dos protocolos de segurança contra a Covid desde o começo da pandemia, em fevereiro do ano passado.

É com o avanço da vacinação no estado, e apesar do aumento nos contágios pela variante delta, que, a partir dessa data, estabelecimentos poderão receber o público sem nenhuma restrição de horário e com 100% de sua capacidade, desde que não causem aglomerações.

No mundo da música, é o momento mais próximo da normalidade que a cidade já viu. Não fossem a obrigatoriedade da máscara e do distanciamento de 1,5 metro, comparecer a uma casa de shows na nova fase se aproximaria muito a assistir a uma apresentação musical com lugares marcados —incluindo a parte em que se beberica um drinque, já que o consumo também está autorizado.

A liberação das apresentações não são novidade em São Paulo e já ocorreram em momentos mais restritos do plano de quarentena estadual. A diferença é que a ocupação máxima ajuda a alavancar a agenda cultural, já que muitos espaços não reabriram as portas sob a justificativa de que apresentações para um público reduzido não seriam viáveis financeiramente.

Na lista de casas que já haviam retornado com eventos estão o Theatro Municipal e a Sala São Paulo, que, mesmo com a próxima flexibilização, decidiram operar com somente 30% e 40% de suas capacidades máximas, nesta ordem.

A gestão do teatro ainda revisa seus protocolos, mas adianta que o salão nobre e outras áreas antes restritas serão reabertas nos dias de espetáculo e, em setembro, aproveitadas em um “espetáculo-exposição-percurso” que celebrará os 110 anos da casa.

A Sala São Paulo continua com a Temporada Osesp 2021, que já estava em curso, e retoma a série “Encontros Históricos” com a Brasil Jazz Sinfônica a partir deste sábado, dia 14.

O Espaço das Américas, que recentemente foi palco dos shows de Fábio Jr. e Belo, já tem agenda preenchida até outubro com nomes como Thiaguinho, em 28 e 29 de agosto, Alceu Valença (25/9) e Ney Matogrosso (9/10). A princípio, a casa escolheu preencher 20% de seu espaço —são 1.560 lugares divididos em mesas com quatro cadeiras e camarotes para até seis pessoas.

Já o Tom Brasil, que fez seu primeiro show do ano em julho, com a banda Pixote, aumentará o público para 75% —número máximo possível com as mesas distanciadas. Na agenda estão Oswaldo Montenegro (27/8 e 28/8), Baby do Brasil (4/9) e Alcione (11/9).

O Teatro Bradesco também segue a operação com público reduzido, embora não tenha informado detalhes. Na agenda, há duas apresentações do Ira! em seu formato acústico e reduzido, só com Nasi e Edgard Scandurra no palco.

Edgard Scandurra e Nasi, no projeto Ira! Folk
Edgard Scandurra e Nasi, no projeto Ira! Folk - Carina Zaratin/Divulgação

Será o segundo show do grupo desde o ano passado —o primeiro foi em dezembro, no Tom Brasil. “O projeto folk é mais adaptado para esse momento de retorno, é mais comportado. Espero ao menos ouvir alguns aplausos e lembrar as letras das músicas”, brinca Nasi.

Apesar de ter dois shows marcados no teatro, em 28 e 29 de agosto, o músico ainda não sabe se a banda fará mais apresentações em breve. “É claro que o retorno vai ter muita emoção, vamos lembrar como um show e o contato com o público fazem falta nas nossas vidas. Mas, apesar de precisarmos disso, não queremos nos expor e nem as pessoas que trabalham conosco. Temos que esperar mesmo as coisas voltarem gradualmente, e isso só vai melhorar com a vacina”, diz.

É no embalo da vacinação que a Audio, que sediou seu último show em fevereiro de 2020, retorna à agenda da cidade no dia 21 de agosto, com o show "Baile do Poderoso VIP", para 600 pessoas. A agenda ainda tem Paulo Ricardo no dia 4 de setembro e o nostálgico Trem da Alegria, no dia 12.

Outubro também matará as saudades de outros palcos. O Blue Note, fechado desde dezembro, reabre as portas para celebrar o Dia Internacional da Música com Hamilton de Holanda no primeiro dia do mês, e a Casa de Francisca e o Bona estudam a reabertura com um apoio da Heineken —a empresa também abraçará espaços como a Audio e o clássico Studio SP, que encerrou suas atividades bem antes da pandemia, em 2013, e deverá voltar à cena.

É importante lembrar que, embora a flexibilização do plano do governo se baseie na queda dos números dos casos de Covid-19 no estado, sair de casa ainda apresenta riscos. Caso marque presença em alguma apresentação, respeite as regras do distanciamento, use máscara e álcool em gel e divida a mesa apenas com pessoas do seu núcleo familiar ou convívio social.

Audio - av. Francisco Matarazzo, 69, Barra Funda, tel. (11) 96531-2614. Programação em instagram.com/audio

Blue Note - av. Paulista, 2.073, Bela Vista. Programação em bluenotesp.com

Bona - r. Álvaro Anes, 43, Pinheiros, tel. (11) 3812-8400. Programação em bona.art.br

Casa de Francisca - Palacete Tereza Toledo Lara, r. Quintino Bocaiúva, 22 (1° andar), Sé, tel. (11) 3052-0547. Programação em casadefrancisca.art.br

Espaço das Américas - r. Tagipuru, 795, Barra Funda. Programação em espacodasamericas.com.br

Sala São Paulo - pça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, tel. (11) 3367-9500. Programação em salasaopaulo.art.br

Teatro Bradesco - r. Palestra Itália, 500, loja 263 (3º piso), Perdizes. Programação em teatrobradesco.com.br

Theatro Municipal de São Paulo - pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Sé, tel. (11) 3053-2090. Programação em theatromunicipal.org.br

Tom Brasil - r. Bragança Paulista, 1.281, Vila Cruzeiro, tel. (11) 2548-2541. Programação em grupotombrasil.com.br 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais