Cinemas têm 10 estreias nesta semana, entre elas 'Trem-Bala', com Brad Pitt e Sandra Bullock

Veja quais filmes chegam às salas de SP neste início de agosto, ainda com clima de férias de julho

São Paulo

Agosto chegou, mas o clima ainda é de férias de julho —pelo menos nos cinemas. A primeira quinta-feira do mês conta com dez estreias nas salas de São Paulo, encabeçadas pelo blockbuster "Trem-Bala", fartamente propagandeado por trazer Brad Pitt no papel principal.

O filme, baseado num best-seller do japonês Kotaro Isaka, exibe o astro como um assassino azarado que terá de enfrentar diversos outros matadores de aluguel dentro de um trem, numa trama que gira ao redor de uma maleta misteriosa. A direção fica a cargo de David Leitch, de "Deadpool 2" e "John Wick" —aliás, ele também foi dublê de Pitt no passado.

Brad Pitt em cena do filme 'Trem-Bala', de David Leitch
Brad Pitt em cena do filme 'Trem-Bala', de David Leitch - Scott Garfield/Divulgação

Já para quem prefere uma comédia, "O Palestrante" apresenta Fábio Porchat no papel de um sujeito de vida medíocre, até que decide se passar por outra pessoa, um palestrante motivacional.

O cinema nacional também se destaca com "De Repente Drag", sobre um jornalista que terá de virar uma drag queen para investigar um esquema de tráfico de pessoas. Há ainda "Além da Lenda", animação protagonizada por personagens do folclore brasileiro, além de documentários como "Sapato 36".

As estreias incluem também o musical francês "Tralala", com Mathieu Almaric vivendo um andarilho, o terror canadense "Contágio Zero" e o suspense "Desparecidos", também da França, com uma trama que envolve tráfico de órgãos.

Confira abaixo as estreias da semana.

Além da Lenda
A animação joga luz sobre a cultura nacional com uma aventura em que Curupira, Saci e Negrinho do Pastoreio correm risco porque seres malignos do Dia das Bruxas querem destruí-los. Num embate entre cultura popular dos Estados Unidos e a brasileira, tudo se desenrola em um 31 de outubro, que é tanto o Halloween quanto o Dia do Saci.
Brasil, 2022. Direção: Marília Mafé e Marcos França. Livre


Contágio Zero
Neste terror canadense, duas mulheres lutam para escapar de um relacionamento abusivo, mas acabam presas em um hotel onde um vírus fatal é transmitido pelo ar. Num isolamento infernal, elas terão de correr para salvar suas vidas.
Canadá, 2020. Direção: Francesco Giannini. Com: Carolina Bartczak, Yumiko Shaku e Julian Richings. 14 anos


Desaparecidos
Aqui, o pano de fundo é o tráfico de órgãos, investigado pela polícia sul-coreana com a ajuda de uma cientista forense francesa. O que a princípio parece um caso isolado, de uma mulher morta misteriosamente que aparece sem o fígado, logo se torna uma intriga que envolve grandes criminosos.
França, 2021. Direção: Denis Dercourt. Com: Olga Kurylenko, Anupam Tripathi, Yoo Yeon-Seok. 16 anos


De Repente Drag
Cansado da mesmice e de não ter seu trabalho respeitado, um jornalista descobre indícios de um esquema de tráfico de pessoas quando conhece uma drag queen. Ela desaparece e, para investigar o caso, ele terá de se disfarçar nesse universo e aprender as regras desse mundo.
Brasil, 2019. Direção: Rafaela Gonçalves. Com: Ruan do Vale, Mariana Brennand Fortes e Silvero Pereira. 12 anos


O Palestrante
Nesta comédia, Fábio Porchat vive um homem careta que detesta a própria vida, acaba de ser demitido e é abandonado pela mulher. Até que decide se passar por outra pessoa: um palestrante motivacional que arrota clichês e que acaba se apaixonando por uma assessora que mal imagina a sua verdadeira identidade.
Brasil, 2017. Direção: Marcelo Antunez. Com: Dani Calabresa, Fábio Porchat e Leticia Lima. 14 anos
Leia a crítica.

Fábio Porchat em 'O Palestrante' - Ique Esteves/Divulgação

Platamama
A diretora de "Meu Corpo É Político" e "Eleições" registra agora uma família de bolivianos que se instala em São Paulo e é obrigada a trabalhar exaustivamente. O documentário contrapõe o afastamento delas da Pachamama, a deusa da cultura indígena da região dos Andes, e a aproximação da "Platamama" do título, uma espécie de utopia divina inventada pelo capital, numa brincadeira com a palavra "plata" —ou dinheiro.
Brasil, 2017. Direção: Alice Riff. Livre


Quem Tem Medo?
Este longa exibido no festival É Tudo Verdade cria reflexões sobre a ascensão política da direita no Brasil e seus efeitos na arte, sobretudo com casos de censura e de limitação do horizonte dos artistas.
Brasil, 2022. Direção: Henrique Zanoni, Dellani Lima e Ricardo Alves Jr. 14 anos


Sapato 36
Mais um documentário, o filme rodado na cidade do Recife parte de um registro singelo do futebol de várzea no bairro de Santo Amaro. A partir dos jogadores, ele desfolha suas histórias, seus sonhos, desafios e resgata a jornada de nomes célebres que partiram de lá, como Mauro Shampoo e o tetracampeão mundial Ricardo Rocha.
Brasil, 2020. Direção: Petrônio Lorena. 12 anos


Tralala
Um cantor de rua vivido por Mathieu Almaric é visitado por uma jovem que ele acredita ser a Virgem Maria, que recomenda que ele assuma um papel diferente na sua vida. Nessas perambulações, uma mulher acaba acreditando que ele é seu filho, desaparecido há décadas —e, então, o cantor acaba achando possível viver sob a pele do rapaz perdido. O estranho musical é o novo filme dos irmãos Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu, já conhecidos do circuito de arte.
França, 2021. Direção: Arnaud e Jean-Marie Larrieu. Com: Mathieu Amalric, Mélanie Thierry e Josiane Balasko. 14 anos

Cena de 'Tralala'
Cena de 'Tralala', que estreia nesta quinta (4) nos cinemas - Divulgação

Trem-Bala
Estrelado por Brad Pitt e dirigido por um antigo dublê do ator, David Leitch, de "Deadpool 2", o blockbuster aposta na ação frenética dentro do Shinkansen, o trem-bala japonês. No caso, uma trupe de assassinos de aluguel disputa dentro do veículo uma misteriosa maleta.
EUA, 2022. Direção: David Leitch. Com: Brad Pitt, Aaron Taylor-Johnson e Joey King. 16 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais