Mostra de Cinema de SP: Saiba ao que assistir enquanto espera o resultado das eleições

Programação do principal evento cinematográfico do país não para neste fim de semana

São Paulo

Apesar da pausa na agenda em vários endereços da cultura paulistana neste fim de semana de segundo turno das eleições, a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo não vai parar.

Quem for votar cedo neste domingo, dia 30, pode aproveitar para assistir ao filme esloveno "Inventário" no Cineclube Cortina.

Sala de cinema do Cineclube Cortina, no centro de São Paulo
Sala de cinema do Cineclube Cortina, no centro de São Paulo - Leo Martins/Divulgação

Para aqueles que quiserem se desligar da apuração de votos e sair da sala de cinema só depois das 22h, a história de "Noite Exterior" é dividida em duas partes que totalizam mais de 300 minutos —ou cinco horas. Tanto a parte um quanto a parte dois terão sessões neste domingo no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca.

Já quem deixar o voto para os 45 do segundo tempo ainda pode garantir ingressos para "O Deus do Cinema", longa japonês em que dois apaixonados pela sétima arte vivem uma amizade desejada por muitos cinéfilos, regada a filmes e estrelas do cinema nipônico, mas que é abalada quando eles identificam mais uma coisa em comum: a garota por quem se apaixonam.

Veja a seguir as dicas para este domingo.

Inventário
Um homem leva um tiro dentro de sua casa e dá início tanto ao filme quanto à investigação que conduz a história. Sem grandes avanços, pouco tempo depois a polícia encerra as buscas pelo atirador e revolta Boris, o homem atingido, que retoma a investigação por conta própria. O longa, que foi exibido no Festival de San Sebastián, na Espanha, também está disponível na plataforma Sesc Digital até o dia 2 de novembro ou até alcançar o limite de 1.500 visualizações.
Eslovênia, 2021. Direção: Darko Sinko. Com: Rados Bolcina, Mirel Knez e Dejan Spasic. 14 anos. Dom. (30), às 15h, no Cineclube Cortina


Noite Exterior - Partes 1 e 2
Com uma história dividida em dois filmes, o enredo começa em uma Itália devastada e com o primeiro governo apoiado por um Partido Comunista prestes a assumir o poder. O grupo havia formado uma aliança com os Democratas Cristãos, composto de membros conservadores cujo presidente é sequestrado na cerimônia de posse. Os longas exibidos no Festival de Cannes retratam os 55 dias que o personagem Aldo Moro passa encarcerado.
Itália, 2022. Direção: Marco Bellocchio. Com: Fabrizio Gifuni, Margherita Buy e Toni Servillo. 16 anos. Dom. (30), 16h20 e 19h30, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca


Fumar Causa Tosse
Uma história bem diferente de todas as outras desta lista e com toques de fantasia, o filme francês começa após uma batalha contra uma tartaruga diabólica. O longa exibido no Festival de Cannes acompanha a equipe de cinco vingadores conhecida como Força Tabaco. Eles enfrentam questões de união que precisam ser resolvidas antes de um novo duelo.
França, 2022. Direção: Quentin Dupieux. Com: Oulaya Amamra, Gilles Lellouche e Vincent Lacoste. 14 anos. Dom. (30), às 17h50, no Espaço Itaú de Cinema Augusta


O Deus do Cinema
A amizade de Goh e Terashin é cercada de filmes, os dois são apaixonados pela sétima arte e conviveram com grandes diretores e estrelas famosas que representavam a era de ouro do cinema japonês. Porém, a relação entre eles entra em colapso quando os dois se apaixonam pela mesma garota.
Japão, 2021. Direção: Yôji Yamada. Com: Kenji Sawada, Masaki Suda e Mei Nagano. 14 anos. Dom. (30), às 19h10, no Cineclube Cortina


Objetos de Luz
O filme apresenta uma reflexão sobre o papel da luz no cinema e desenvolve uma narrativa em torno de sua essência e as suas múltiplas manifestações numa revisitação a espaços geográficos e de memórias. O longa exibido no Festival de Locarno, na Suíça, também está disponível na plataforma Sesc Digital até dia 2 de novembro ou até alcançar o limite de 1.500 visualizações.
Portugal, 2022. Direção: Acácio de Almeida e Marie Carré. 16 anos. Dom. (30), às 21h10, no Espaço Itaú de Cinema Augusta

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais