Descrição de chapéu melhor cinema de sp
Cinema

Cinépolis VIP Jardim Pamplona tem a melhor acessibilidade em SP, diz avaliação da Folha

Local se destaca dos concorrentes na oferta de instrumentos de inclusão comunicacional e física

São Paulo

Definir a sala de cinema com a "melhor acessibilidade" passa por avaliações que se distanciam da obviedade das condições arquitetônicas do local. Rampas, corrimãos, espaços reservados e com visão digna da tela são importantes, mas não determinam totalmente uma coroação para o quesito de dar boas-vindas a todos.

Celular com um aplicativo de Libras, dentro de uma sala de cinema
Cinépolis do Shopping Jardim Pamplona, cinema mais acessível de SP acessibilidade - (Adriano Vizoni/Folhapress)

Oferecer acessibilidade comunicacional –Libras, legendas, audiodescrição, braile—, entender que pessoas com autismo, por exemplo, podem precisar de condições diferentes para curtir um filme e ter empatia com as diferenças são também demandas inclusivas fundamentais para inclusão. É como "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo".

Na junção desses pontos, o Cinépolis VIP Jardim Pamplona se destaca dos concorrentes tanto na oferta de instrumentos de acessibilidade como na exposição clara dos recursos que dispõe para receber pessoas as mais plurais. O atendimento também costuma ser gentil e atento às demandas específicas das pessoas.

Em todas as suas salas, pessoas cegas e surdas —e outras que lancem mão de recursos de comunicação— contam com dispositivo oferecido pelo cinema que faz a descrição das cenas em exibição para aqueles que não veem e também oferece a tradução das falas para a Língua Brasileira de Sinais. Há ainda, para aqueles que preferirem, um aplicativo da rede que leva a acessibilidade do filme em cartaz para o celular do usuário.

Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida podem escolher entre ficar em seus veículos ou se acomodarem em uma das superconfortáveis poltronas, ao lado de seu acompanhante. Cada vez mais, os cinemas têm cortado essa "opção". Mais do que isso, por enquanto, o Cinépolis VIP Pamplona não vende os locais reservados —mesmo as poltronas— para outros públicos. A falha é que a compra desses ingressos só pode ser feita na bilheteria.

Outro detalhe das salas, que pode parecer um luxo, um mimo, mas que para pessoas com deficiência é enorme diferencial, é que apertando um botão na poltrona, um funcionário do cinema traz a pipoca e quaisquer outros quitutes. Tocar uma cadeira de rodas ou andar de muletas equilibrando um copo de refrigerantes costuma ser experiência para além de refrescante.

Embora seja obrigação legal oferecer ao menos uma sessão mensal para que crianças com autismo possam se divertir a sua maneira –com a sala mais iluminada, o som mais baixo e com a possibilidade de não ficarem sentadas—, o Cinépolis VIP Pamplona não está escondendo essa informação dos usuários nem está propagando a medida como "exclusiva", algo comum em outras redes.

O valor do ingresso para essa comodidade toda é mais alto que nos cines tradicionais. Um alento é que pessoas com deficiência pagam meia-entrada. Infelizmente, no Brasil, ainda é comum que a oferta de acessibilidade mais completa seja artigo de luxo.

Existe um aparente movimento da indústria cinematográfica para tornar o universo do cinema mais representativo e legítimo com a diversidade. De nada vai valer essa energia que distribui estatuetas com choro verdadeiramente libertador de asiáticos, negros, pessoas mais velhas e pessoas com deficiência, se o reflexo disso não for contundente na ponta final, o consumidor e suas múltiplas formas de ser, estar e se relacionar.


Cinépolis VIP Jardim Pamplona
R. Pamplona, 1.704, Jardim Paulista, região oeste, tel.: 3882-0130


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais