Projeto promove visitas guiadas por obras de arte dentro das estações de metrô

Programa Museu Subterrâneo oferece roteiros variados

Ana Luísa Moraes Ana Luísa Moraes
São Paulo

Até o fim do ano, o metrô oferece um roteiro cultural aos sábados e domingos. E nem é preciso sair da estação. Por meio do programa Museu Subterrâneo, são oferecidas quatro diferentes rotas (duas no sábado e duas no domingo), nas quais arte-educadores apresentam aos participantes obras de arte espalhadas pelas paradas do transporte público.

Partindo às 10h da estação Ana Rosa —e passando por Brigadeiro, Clínicas e Sumaré—, o primeiro trajeto do sábado (13) mostra a história da instalação de retratos do fotógrafo Alex Flemming, na estação Sumaré. 

Mural de Aldemir Martins
“Inter-relação entre o Campo e a Cidade”, de Aldemir Martins exposto no Tatuapé - Acervo Metrô/Divulgação

No mesmo horário, o mural da estação Tatuapé, do artista plástico Aldemir Martins (1922-2006) é uma das atrações da segunda rota do dia, que inclui Sé e Anhangabaú.

No mesmo horário, o domingo (14) reserva um passeio Sé, Paraíso, Chácara Klabin e Trianon-Masp. Nessa última, o destaque é a escultura “Pássaro Rocca”, do ceramista nordestino Francisco Brennand. 

A quarta excursão tem 13 obras para visitação. Dessas, quatro são painéis do pintor Gontran Guanaes Netto (1933-2007), todas na estação Marechal Deodoro. O trajeto abrange também Palmeiras-Barra Funda e República.

Roteiro 1: Estação Ana Rosa - Rua Vergueiro, 505, Vila Mariana. 
Roteiros 2 e 3: Estação Sé - Pça. da Sé, s/nº, Sé.
Roteiro 3: Estação República - Pça. da República, 299, República.
Sáb. (13) e dom. (14): 10h. Inscrições: goo.gl/WgnDUS

 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais