Descrição de chapéu quadrinhos
Passeios

Comic Con Experience se adapta à pandemia com edição gratuita, virtual e menos pop

CCXP deste ano tem programação online e ambientes inspirados em games; veja destaques

São Paulo

Para a CCXP não entrar para a conta dos eventos cancelados neste ano por causa da pandemia da Covid-19, a organização precisou usar a imaginação.

A Comic Con Experience, festival brasileiro de cultura pop que acontece entre esta sexta (4) e domingo (6), tem menos nomes de peso se comparada às outras edições e conta desta vez apenas atrações virtuais. A programação é dividida em 12 mundos, criados com tecnologias usadas em games —sim, os fãs de HQs, filmes e séries terão de trocar os corredores e auditórios por videoconferências e chats. Mas pelo menos não precisarão comprar ingressos.

Segundo Roberto Fabri, diretor de marketing da CCXP, o desafio foi replicar o impacto no mundo virtual. “Nos apegamos ao fato de que há coisas que o virtual possibilita, mas a vida real não”, diz.

Ele cita o exemplo dos avatares criados com a tecnologia do game “Fortnite” para representar o público do principal palco do evento, a Thunder Arena –que abrigará boa parte das maiores atrações, como o autor Neil Gaiman e os irmãos Russo, que dirigiram sucessos de bilheteria como “Vingadores: Ultimato”, de 2019.

Além disso, os cenários poderão se adaptar às atrações. Fabri conta que o painel com o criador do universo “G.I. Joe” Larry Hama, por exemplo, será ambientado no deserto, com aviões de caça sobrevoando o espaço.

Passeando pelo mapa dos países, interativo e 3D, os fãs ainda poderão conversar com vendedores via chat e participar por vídeo da programação dos palcos, além de enviar suas impressões usando hashtags. “Quem faz o show de verdade é o público. A graça está nas pessoas se emocionando, nos cosplayers. A gente procurou trazer o público como protagonista da história”, diz.

A seguir, confira destaques do evento, que reunirá mais de mil convidados e estrelas do mundo dos quadrinhos, do cinema e da TV. Para conferir a programação inteira, é só acessar ccxp.com.br.

*

Quadrinhos

Art Spiegelman
O autor, ilustrador, professor e ex-repórter da The New Yorker conversa com o público brasileiro sobre a sua maior obra, “Maus", a primeira história em quadrinhos a ganhar um prêmio Pulitzer, que conta a história de seu pai, um judeu polonês sobrevivente do holocausto.
Artist’s Valley, dom. (6): 17h30. Grátis


Gail Simone
"Aves de Rapina”, “Deadpool”, “Batgirl”, “Os Simpsons” e “Mulher-Maravilha” são apenas algumas das contribuições para séries aclamadas que esta escritora americana fez para o mundo dos quadrinhos. No Artist’s Valley, ela conversa sobre sua carreira e trabalho mais recente na antologia “Dark Nights: Death Metal - The Last Stories Of The DC Universe”.
Artist’s Valley, dom. (6): 12h30. Grátis


Kevin Eastman e Mateus Santolouco
Desde que publicou a primeira edição de “As Tartaruga Ninja”, o quadrinista Kevin Eastman viu sua série alcançar a TV, o cinema e até o mundo dos brinquedos. É sobre seu trabalho de mais sucesso, que completa 30 anos, que ele conversa acompanhado do também quadrinista brasileiro Mateus Santolouco, que faz parte da equipe da saga.
Thunder Arena, dom. (6): 16h. Grátis


Neil Gaiman
O cultuado autor de obras como “Deuses Americanos” e “Coraline” faz sua primeira participação na CCXP e fala sobre sua trajetória e também sobre as adaptações de suas obras, como “Sandman”, que será transformada em série e estreia na Netflix no ano que vem.
Thunder Arena, sex. (4): 15h. Grátis


Trina Robbins
Aos 82 anos, a americana fala sobre sua publicação “It Ain’t Me, Babe” —a primeira revista em quadrinhos feita só por mulheres—, cujo lançamento completa cinco décadas neste ano. Além do marco da publicação, ela ainda percorre sua história que inclui feitos como a fundação da antologia Wimmen’s Comix, que tratou de temas como a homossexualidade e o aborto, e a criação de “Babes in Arms”, livro de 2017 que reuniu o trabalho de cartunistas mulheres da terceira idade.
Artist’s Valley, sex. (4): 17h. Grátis

*

Cinema e séries

As Agentes 355
As atrizes Jessica Chastain, Penélope Cruz e Fan BingBing discutem o filme em que
interpretam espiãs que são encarregadas de impedir o uso de uma arma que ameaça a política mundial.
Thunder Arena, sáb. (5): 19h. Grátis


Anthony e Joe Russo
Conhecidos por dirigir sucessos como "Vingadores: Guerra Infinita", de 2018, e “Vingadores: Ultimato”, de 2019, os irmãos Russo participam de painel em que falam sobre a carreira, a experiência nas produções da Marvel e projetos futuros.
Thunder Arena, sáb. (5): 20h30. Grátis


Battlestar Galactica
Fãs que ficaram frustrados com o cancelamento de Katee Sackhoff na CCXP de 2016 podem comemorar a participação da estrela de Battlestar Galactica nesta edição. Além do painel sobre a série, ela também conversa com os fãs durante o meet and greet.
Thunder Arena, sáb. (5): 15h. Grátis.


Chaves
Famoso por dar vida ao Sr. Barriga e Nhonho na comédia mexicana, o ator Edgar Vivar volta à CCXP para contar causos da série que marcou gerações. Vivar também conversa com outros convidados.
Thunder Arena, sáb. (5): 15h. Grátis


Monster Hunter
Num mundo controlado por monstros, o esquadrão da tenente Artemis tenta voltar para casa. Essa é a história do game “Monster Hunter’’, que inspirou o filme homônimo que acaba de estrear. O diretor Paul W. S. Anderson e parte do elenco, incluindo Milla Jovovich, Nanda Costa e Diego Boneta, falam sobre a adaptação para as telonas.
Thunder Arena, sex. (4): 19h. Grátis

Milla Jovovich em cena de 'Monster Hunter'
Milla Jovovich em cena de 'Monster Hunter' - Divulgação

The Walking Dead: World Beyond
Por mais um ano, as produções do universo de “The Walking Dead” são destaque na CCXP. Nesta edição, o produtor Matt Negrete e membros do elenco principal de “World Beyond”, como Alexa Mansour, Aliyah Royale, Hal Cumpston e Nicolas Cantú papeiam sobre bastidores.
Thunder Arena, sex. (4): 20h. Grátis

*

Música

O evento terá uma apresentação musical por dia. Nesta sexta, dia 4, quem toca é a banda de metal dos integrantes do finado programa humorístico “Hermes e Renato”. No sábado, a música fica por conta da rapper Tássia Reis, enquanto no domingo fazem apresentação Lucas Silveira, integrante da banda Fresno, e o trio paranaense Tuyo.
Creators & Cosplay Universe. Sex. (4), às 22h. Sáb. (5) e dom. (6), às 20h

*

Tietagem

Até a tietagem ganhou uma versão digital. Na única experiência paga do evento —os valores vão de R$ 111 a R$ 1.300—, fãs e artistas podem interagir em três modalidades: uma chamada em grupo com duração de 45 minutos, uma ligação particular de dois minutos ou um vídeo com um recado do ídolo.
Thunder Arena, sáb. (5), às 19h. Grátis

*

Novidades

Um dos pontos altos da CCXP é o anúncio de lançamentos e estreias para os fãs de cultura pop. Nesta edição não é diferente, estúdios como a Paramount, Amazon Prime Video, Warner e Mauricio de Sousa produções apresentam as novidades. Todas as produtoras tem painéis no Thunder Arena.
Thunder Arena, sex. (4) a dom. (6). Grátis. Programação em ccxp.com.br

O longa "Turma da Mônica: Lições" (2020)
O longa "Turma da Mônica: Lições" (2020) - Divulgação

*

Comprinhas

É possível levar para casa mais do que lembranças virtuais do evento. Na CCXP Store estão disponíveis itens exclusivos, como o pôster da edição. Também vale visitar as lojas online da Geek Hall, com produtos das marcas parceiras do festival, e da Iron Studios, especializada em colecionáveis.
Disponível em ccxp.com.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais