Durante a pandemia, a internet surgiu como tábua de salvação para shows, filmes e até mesmo exposições, que adotaram plataformas para exibição online. Mas as bibliotecas ainda engatinhavam nesse processo.
Em São Paulo, as bibliotecas estaduais localizadas no parque Villa-Lobos e no parque da Juventude passaram a disponiblizar desde 15 de dezembro parte de seus acervos online. E na terça (5) deram mais um passo para a digitalização e passaram a permitir o cadastro digital de novos usuários —com isso, deixa de ser preciso ir pessoalmente às instituições para se tornar sócio delas e ter acesso ao acervo físico e virtual.
Para se associar pelo pelo site, basta informar o número do documento de identidade, endereço, email e telefone, além de escolher uma senha para o acesso (saiba mais abaixo).
Os novos usuários e aqueles que já são sócios têm acesso às seções Biblioteca Digital, com mais de mil ebooks, e Tocalivros, com centenas de audiobooks.
A oferta de livros digitais nesses formatos começou a se expandir recentemente em São Paulo, disse Pierre Ruprecht, diretor da SP Leituras, responsável pelas duas bibliotecas.
Vale lembrar que, desde outubro, ambas foram reabertas para o público, mas com horário de funcionamento reduzido e respeitando os protocolos de segurança.
Após a reabertura, o empréstimo de livros físicos foi retomado, mas seguindo cuidados de higienização. A consulta e a reserva de exemplares do acervo também pode ser feita online por quem se inscreveu pela internet.
Saiba como se cadastrar nos sites das bibliotecas
Biblioteca de São Paulo (localizada no parque da Juventude)
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, tel. (11) 2089-0800. Ter. a dom.: 10h às 16h
Site: bsp.org.br. Para cadastro, use o link bsp.org.br/cadastro-online/
Biblioteca do Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros, tel. (11) 3024-2500. Ter. a dom.: 10h às 16h
Site: bvl.org.br. Para cadastro, use o link: bvl.org.br/cadastro-online/
Comentários
Ver todos os comentários