Descrição de chapéu Livros
Passeios

Bibliotecas dos parques da Juventude e Villa-Lobos agora aceitam sócios online

Leitores podem se cadastrar pela internet, acessar mais de mil obras digitais e reservar livros físicos

São Paulo

Durante a pandemia, a internet surgiu como tábua de salvação para shows, filmes e até mesmo exposições, que adotaram plataformas para exibição online. Mas as bibliotecas ainda engatinhavam nesse processo.

Em São Paulo, as bibliotecas estaduais localizadas no parque Villa-Lobos e no parque da Juventude passaram a disponiblizar desde 15 de dezembro parte de seus acervos online. E na terça (5) deram mais um passo para a digitalização e passaram a permitir o cadastro digital de novos usuários —com isso, deixa de ser preciso ir pessoalmente às instituições para se tornar sócio delas e ter acesso ao acervo físico e virtual.

Para se associar pelo pelo site, basta informar o número do documento de identidade, endereço, email e telefone, além de escolher uma senha para o acesso (saiba mais abaixo).​

Os novos usuários e aqueles que já são sócios têm acesso às seções Biblioteca Digital, com mais de mil ebooks, e Tocalivros, com centenas de audiobooks.

A oferta de livros digitais nesses formatos começou a se expandir recentemente em São Paulo, disse Pierre Ruprecht, diretor da SP Leituras, responsável pelas duas bibliotecas.

Vale lembrar que, desde outubro, ambas foram reabertas para o público, mas com horário de funcionamento reduzido e respeitando os protocolos de segurança.

Após a reabertura, o empréstimo de livros físicos foi retomado, mas seguindo cuidados de higienização. A consulta e a reserva de exemplares do acervo também pode ser feita online por quem se inscreveu pela internet.

*

Saiba como se cadastrar nos sites das bibliotecas

Biblioteca de São Paulo (localizada no parque da Juventude)
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, tel. (11) 2089-0800. Ter. a dom.: 10h às 16h
Site: bsp.org.br. Para cadastro, use o link bsp.org.br/cadastro-online/

Biblioteca do Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros, tel. (11) 3024-2500. Ter. a dom.: 10h às 16h
Site: bvl.org.br. Para cadastro, use o link: bvl.org.br/cadastro-online/​

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais