Descrição de chapéu Livros
Passeios

Feira do Livro no Pacaembu tem início com vendas e conversas com autores como Mia Couto

Veja programação do evento em SP, que é gratuito e vai desta quarta (8) até domingo (12)

São Paulo

Geralmente local de estacionamento de carros e de passagem de torcedores de futebol e moradores, a praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, na região central de São Paulo, vai abrigar uma atração diferente: os livros.

Ao longo de cinco dias, a partir desta quarta (8), a primeira edição da Feira do Livro vai ocupar o espaço a céu aberto com tendas de 120 editoras e livrarias, que vão vender títulos de diferentes gêneros, como em uma grande feira no local. O evento vai até o domingo, dia 12.

O escritor moçambicano Mia Couto é um dos convidados da Feira do Livro
O escritor moçambicano Mia Couto é um dos convidados da Feira do Livro - Eduardo Knapp/Folhapress

A feira literária, que não terá catracas ou muros, é gratuita e aberta ao público —basta chegar e participar da programação.

Um palco instalado no local, batizado de Palco da Praça, vai receber debates com autores brasileiros e de outros países, que discutirão temas que passam por política, história, relações sociais e ciência.

As conversas ocorrem também no auditório Armando Nogueira, dentro do Museu do Futebol, ali no estádio —o acesso é gratuito, mas tem limitação de público até a lotação. O espaço cultural terá também um estande próprio na feira, com curadoria de livros sobre futebol.

Ao todo, estão confirmados 55 convidados, que incluem nomes como Carla Madeira, Ailton Krenak, Sidarta Ribeiro, Miriam Alves, Oswaldo de Camargo, além dos colunistas da Folha Djamila Ribeiro e Drauzio Varella, por exemplo.

Entre os autores internacionais estão a escritora angolana Yara Nakahanda Monteiro, o francês Bill François, a espanhola María Dueñas e o moçambicano Mia Couto, um dos mais premiados autores da língua portuguesa.

No centro da praça, haverá ainda um gramado para ler os livros comprados. Há também uma praça de alimentação para fazer uma pausa durante uma atividade e outra. Mas não só. Ao ar livre também ocorrem oficinas como contação de história e encadernação manual. Além disso, autores vão assinar seus livros nos estandes das editoras.

A praça Charles Miller, onde vai ocorrer a Feira do Livro
A praça Charles Miller, onde vai ocorrer a Feira do Livro - Eduardo Knapp/Folhapress

Entre os 120 expositores, participam editoras gigantes como a Companhia das Letras e a Intrínseca, pequenas como a Ubu e a Reformatório e livrarias como Travessa, Martins Fontes e Megafauna. A Folha também terá um estande no local.

Um dos destaques do evento é um convite feito a escritoras mulheres para tirar uma foto no local, no domingo, às 11h. Qualquer mulher que tenha publicado um livro no Brasil pode se juntar ao grupo para posar. Estão confirmadas autoras como Giovana Madalosso, Noemi Jaffe, Amara Moira, Natalia Timerman e Tati Bernardi, que também é colunista da Folha. Assim como em toda a agenda da feira, basta chegar e participar.

Para estender o passeio, há algumas novidades para curtir pela região. O estádio do Pacaembu está fechado para reformas, mas uma tenda de 4.000 m², chamada de Pavilhão Pacaembu, foi construída onde era o gramado para sediar eventos enquanto durarem as obras. No domingo, dia 12, o espaço recebe um show da dupla Zezé de Camargo e Luciano, às 20h. Ainda há ingressos disponíveis, à venda no site Guichê Live.

Outra opção para quem estará na feira é uma visita ao Museu do Futebol. Para conhecer as exposições em cartaz é preciso pagar ingresso —mas, até domingo, todos os visitantes pagam meia-entrada, no valor de R$ 10. Além disso, o espaço cultural oferece oficinas de futmesa e de futebol de cinco na praça no fim de semana.

É na mesma praça Charles Miller que também é organizada uma feira —não de livros, mas aquelas tradicionais, com pastel e barraquinhas de frutas, legumes e outros produtos. Às sextas e aos sábados, ela levantará suas barracas normalmente durante os dias do evento literário.

Se não souber o que visitar na Feira do Livro nos próximos dias, selecionamos 15 destaques da programação abaixo. Bom passeio.

​Quarta-feira, dia 8

17h
A abertura do evento fica com apresentações do slam Zap!, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, e da atriz Roberta Estrela D'Alva, no Palco da Praça.

19h
A programação do primeiro dia é encerrada com um debate entre o escritor moçambicano Mia Couto, autor de "O Mapeador de Ausências", e a historiadora Lilia Schwarcz, que discutem literatura.


Quinta-feira, dia 9

10h
A manhã tem início com uma conversa no Palco da Praça com o escritor e líder indígena Ailton Krenak, na mesa chamada Lugares de Origem.

15h
À tarde, a professora de economia da USP Laura Carvalho e o ex-presidente do Banco Central e colunista da Folha Arminio Fraga conversam sobre desigualdade, no auditório Armando Nogueira.

17h
Na mesa batizada de Crime e Castigo, a tradutora americana Flora Thomson DeVeaux conversa com a escritora Juliana Borges e o professor de direito da USP Rafael Mafei, no auditório Armando Nogueira.


Sexta-feira, dia 10

12h
Um dos destaques é a mesa de debate batizada de Desigualdades, na qual participam o colunista da Folha Vinicius Torres Freire e a professora e pesquisadora da USP Marta Arretche.

19h
A noite é encerrada com um bate papo com a escritora e colunista da Folha Djamila Ribeiro sobre seu livro "Cartas para Minha Avó", no Palco da Praça.


Sábado, dia 11

12h
A escritora angolana Yara Nakahanda Monteiro se reúne a Mariana Salomão Carrara, autora de "Se Deus me Chamar Não Vou", no Palco da Praça, para um bate papo.

13h45
O médico e colunista da Folha Drauzio Varella participa de entrevista com Cláudia Collucci, repórter deste jornal.

17h
O físico e escritor francês Bill François conversa sobre seu livro "A Eloquência da Sardinha" ao lado do biólogo e professor Rodrigo Leão de Moura.


Domingo, dia 12

10h
No último dia de evento, os escritores Edson Lopes Cardoso e Oswaldo de Camargo conversam sobre poesia e política no Palco da Praça.

12h
Em seguida, o palco recebe um bate papo do jornalista e escritor Xico Sá sobre seu livro "A Falta", sobre futebol, que será lançado ainda neste ano.

15h
A escritora espanhola María Dueñas participa da mesa Leituras, Costuras, no auditório Armando Nogueira.

17h
Por fim, em pleno Dia dos Namorados, a cantora Letrux, a psicanalista Maria Homem e o pesquisador Renato Noguera discutem o amor, no Palco da Praça. Já no auditório Armando Nogueira, o cientista e escritor Sidarta Ribeiro se une à antropóloga Hanna Limulja na mesa Do Sonho ao Mito, que encerra o evento literário.

A Feira do Livro

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais