Os fanáticos por quadrinhos, cinema, séries e música estão na expectativa para os próximos dias 1º, 2, 3 e 4 de dezembro. É quando São Paulo recebe a CCXP22 —sigla para Comic Con Experience de 2022—, um dos maiores eventos de cultura pop do mundo. Após dois anos de edições online por causa da pandemia, o festival volta a acontecer presencialmente, na São Paulo Expo, na região do Jabaquara, zona sul da capital.
A CCXP se consolidou no universo pop por apresentar painéis com grandes estúdios, trazer estrelas de Hollywood para perto do público, além de receber artistas de quadrinhos. A volta ao presencial também é esperada pelo pessoal que faz cosplay, ou seja, se fantasia de seus personagens preferidos, uma das marcas do evento. As produções são tão elaboradas que o festival promove concursos para decidir a melhor.
O que vem por aí?
Os 115 mil m² do pavilhão da São Paulo Expo, onde acontece o evento, recebe estandes de 70 expositores, entre elas Mercado Livre e Piticas.
O palco principal, Thunder by Cinemark Club, reúne artistas de cinema, TV e games, nacionais e internacionais. É ali que a Netflix apresenta, a partir das 13h30 do sábado (3), o elenco da aclamada série "Round 6" e também Jenna Ortega, protagonista da mais nova sensação da plataforma, "Wandinha", série derivada de "A Família Addams".
Além de ser um evento com novidades da cultura pop, o CCXP também serve para fãs encontrarem e homenagearem seus ídolos. É o caso do ator mexicano Édgar Vivar, que interpretou o Sr. Barriga eo Nhonho em "Chaves". Ele distribui autógrafos e tira fotos com o público durante os dias de festival e, no domingo, 4, sobe no palco Thunder.
A Marvel, além de exibir produtos com a amostra de sua primeira loja na América Latina, traz os atores Paul Rudd, Evangeline Lilly e Jonathan Majors, do filme "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" para falar com o público.
E estes não são os únicos astros a dar as caras em São Paulo. A atriz Zoe Saldana participa de painel da Disney nesta quinta, 1º, para promover o filme "Avatar: O Caminho da Água", que chega aos cinemas em 15 de dezembro. Já Keanu Reeves fala sobre o filme "John Wick 4" em painel da Paris Filmes, no sábado (3). O ator Tenoch Huerta, que interpretou o anti-herói Namor no filme "Pantera Negra: Wakanda Forever" participa de painel na sexta (2). Plataformas de streaming como Paramount+, Prime Video e HBO Max também têm espaço na programação.
Até os fãs de futebol têm vez na agenda do evento. O palco Thunder transmite o jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Camarões nesta sexta-feira (2) com comentário de Azaghal e Forlani. Além disso, a arena Globoplay vai fazer uma dinâmica pré-jogo com o público.
Há ainda outros palcos, como o Ultra, o segundo maior do festival, e o palco Creators, dedicado a criadores de conteúdo para as redes sociaise que tem shows de artistas como Vitão, além da Tribo Game Arena, comandada por Gaules, o maior streamer do país.
Para quem é fã de quadrinhos e gosta de conhecer novas histórias, o Vale dos Artistas traz mais de 500 quadrinistas, entre nomes independentes e de grandes editoras.
Neste ano, a CCXP também lançou o palco Bentô, para tentar se aproximar ainda mais de um público que só cresce no Brasil: os fãs de cultura pop japonesa e de outros países do leste asiático, como China e Coreia do Sul, também conhecidos como otakus. O espaço tem desde programação sobre anime, mangá e cosplay, até doramas e k-dramas, as novelas produzidas na região.
Ainda tem ingresso?
São quatro as formas de credenciamento para participar do evento: ingresso diário, pacote para os quatro dias, Epic Experience e Full Experience. Mas nem todas as opções estão disponíveis. Ainda há o o terceiro lote da credencial diária, que custa a partir de R$ 140, mas os ingressos para o sábado já estão esgotados. Já a Epic Experience, com direito a todos os dias de festival e acesso à entrada VIP —aberta uma hora antes dos portões do público—, assento reservado em área VIP no palco Thunder sai por R$ 2.200. Os ingressos estão à venda no site Mundo Ticket.
Como se preparar?
Com tanta programação e atrações, quem for ao evento precisa se programar para não perder nada, além de ter que estar disposto a enfrentar filas para ver os artistas. É bom anotar tudo o que for ver e se atentar aos horários.
Além disso, com o aumento de números de casos de Covid-19, a CCXP orienta seus visitantes a utilizarem máscara facial, cirúrgica tripla camada, PFF2 ou N95, durante o evento.
O que levar?
A organização permite levar garrafa de água e também alimentos que estejam em embalagens lacradas ou embaladas em papel alumínio ou saquinhos. Mochilas são a melhor opção para guardar os pertences, brindes e compras e dar mais conforto na hora de se locomover.
Como chegar à CCXP?
A São Paulo Expo fica na rodovia dos Imigrantes. O melhor jeito de chegar lá por transporte público é pelo pelo metrô. A estação Jabaquara, na linha 1-azul do Metrô, fica a cerca de 1,7 km do endereço.
Comentários
Ver todos os comentários