Conheça o novo cinema de rua da Liberdade, em São Paulo, voltado a filmes asiáticos

Bairro que lota nos finais de semana ganha o Sato como mais uma opção de lazer

São Paulo

No começo dos anos 1950, a rua Galvão Bueno, no centro de São Paulo, ganhou o Cine Niterói, um cinema de rua voltado a produções asiáticas e administrado por imigrantes japoneses. Com uma média de 20 mil espectadores por semana, ele deu início ao movimento de difusão da cultura nipônica naquela região, o bairro da Liberdade. O entorno chegou a abrigar três salas de cinema dedicadas às produções asiáticas.

A vida audiovisual do bairro será revitalizada agora com a inauguração do Sato Cinema no próximo dia 16. Trata-se de um novo cinema de rua voltado a conteúdos asiáticos. Ele acompanha o novo fôlego do bairro, que tem ganhado novidades constantes, especialmente na gastronomia, e é cada vez mais frequentado nos fins de semana.

Sato Cinema, o novo cinema de rua no bairro da Liberdade - Zanone Fraissat/Folhapress

Localizado no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, onde está o Museu de Imigração Japonesa, o cinema foi idealizado por Nelson Sato, proprietário da Sato Company, uma distribuidora de filmes conhecida por trazer ao Brasil produções asiáticas, como os animes "Naruto" e "My Hero Academia". A criação do cinema foi impulsionada pela comemoração dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

A paixão de Sato por cinema é antiga. Seu primeiro filme adquirido foi "Akira", de Katsuhiro Otomo, em 1991. Na época, nenhum exibidor aceitou, pois só exibiam desenhos animados dublados da Disney ou do estúdio Hanna-Barbera, conta.

Ele conseguiu exibir sete cópias em 35 mm do filme, que ficou um ano em cartaz no Brasil e atraiu 250 mil espectadores, um número significativo. Agora, ele tem sua própria sala para exibir essas produções.

O anfiteatro destinado ao cinema possui 1.100 assentos, dos quais 700 serão utilizados na parte inferior da plateia. A tela motorizada é a maior desse tipo em São Paulo. Por ser um prédio tombado, a estrutura do espaço deve permanecer a mesma, inclusive as poltronas. Apesar de antigo em sua estrutura, os projetores são modernos, assim como o sistema de som Dolby 5.1.

Uma das motivações por trás da criação da sala de cinema, segundo Sato, é o fato de que o mercado ter se tornado mais comercial, tornando difícil competir com títulos exibidos nas grandes salas de cinema, especialmente no caso dos asiáticos.

Abrir uma sala de cinema especializada parece ir contra a corrente do cenário, com o streaming ganhando força e o mercado de exibição enfrentando problemas. Apesar dos desafios, Sato mantém a esperança. "Percebi que os jovens estão cada vez mais curiosos em relação à cultura asiática, não apenas a japonesa, mas também a coreana", afirma.

Cartazes de filmes orientais no Cine Sato, o novo cinema de rua que vai inaugurar no bairro da Liberdade - Zanone Fraissat/Folhapress

A ideia é que o cinema atenda a todas as idades e qualquer pessoas que tenha curiosidade por essa cultura, desde os fãs de anime até as pessoas mais velhas saudosistas. Serão exibidos shows e documentários do BTS, grupo de k-pop que faz sucesso entre a geração Z, mas também filmes como "Hachiko Monogatari".

Em julho, serão três dias de programação, com cinco sessões das 10h às 18h30. No dia 16, serão exibidos "O Deus do Cinema", de Yoji Yamada, e "Kamen Rider Zero One", série live-action do gênero tokusatsu, que usa muitos efeitos especiais. No dia 23, será a vez das animações "The Promised Neverland" e "Human Lost", que será exibida novamente no dia 30.

"Ter um cinema dando espaço para esses tipos de cinema chega em mais pessoas é muito significante", afirma Jacqueline Sato, que administrará o cinema ao lado do pai.

O local oferecerá pipoca e café e planeja expandir o cardápio com itens da culinária japonesa, como doces e salgadinhos. O valor do ingresso é de R$ 35, com opção de meia entrada e pode ser adquirido pelo site ingresso.com ou na bilheteria.

PROGRAMAÇÃO

13/08 - Mostra Gangues de Tóquio

  • "Akira" - às 10h (legendado) e às 16h45 (dublado)
  • "Office Royale" - às 14h35 e às 21h20 (legendado)
  • "Tokyo Revengers" - às 12h20 e às 18h55 (legendado)

Nesse dia, a editora JBC estará vendendo mangás e sorteando kits, haverá uma réplica da moto do filme "Akira" e quem levar os pais ganha pipoca gratuita.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais