Mostra grátis traz 4 peças de Portugal com doses de ironia, humor negro e dramaticidade

Entre terça (18) e quinta (23), o teatro João Caetano, Vila Clementino (zona sul de São Paulo), recebe a 1ª Mostra de Teatro Contemporâneo Português. O evento é gratuito e reúne quatro peças portuguesas inéditas no Brasil.

De acordo com a curadora Adriana Patrício, a proposta é mostrar como a crise econômica na Europa influenciou a produção artística dos grupos escolhidos, que vieram de regiões como Algarve, Braga e Almada.

Adriana também acredita ser importante o intercâmbio entre os países, que, apesar de terem tradição na produção teatral coletiva, elaboram trabalhos bastante distintos. "Portugal tem um comprometimento maior com o formalismo, enquanto nós [brasileiros] experimentamos mais. É uma troca muito rica", diz.


Na quinta (20), a Cia de Teatro de Algarve encena "Cavalo Manco Não Trota", que narra com doses de comédia e ironia a trajetória do réu Miguel Torres.

De sexta (21) a domingo (23), a Cia de Teatro de Almada traz o drama "Um Dia os Réus Serão Vocês - O Julgamento de Álvaro Cunhal", baseado na acusação à ditadura fascista que o político e escritor português Álvaro Cunhal apresentou a um tribunal nos anos 1950.

A Cia de Teatro de Braga apresenta duas peças. No monólogo "Concerto à la Carte", encenado no sábado (22) e domingo (23), a atriz Ana Bustoff coloca no palco os dilemas de uma mulher bem-sucedida que vive uma solidão eterna.

Já em "Conversa com o Homem Roupeiro", na quinta (21) e sexta (22), um cidadão defende, com doses de humor negro, a máxima responsabilidade do Estado.

Além dos espetáculos, a programação contempla outras atividades. Na quarta (19), no Teatro de Arena (centro de São Paulo), os atores Adriana Neves, Clóvys Torres e Cristina Cavalcanti leem textos do autor português Abel Neves.

No sábado e no domingo às 14h, também no Arena, ocorre as mesas de debates sobre a "Importância de se Promover Intercâmbio" e "Teatro de Grupo em Portugal e Brasil".

Há, ainda, um workshop ministrado por Rui Madeira, diretor da Cia de Teatro de Braga. Veja aqui as datas da oficina.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais