Clássico de Camus inspira monólogo brutal com direção de Vera Holtz

'A Peste' estreia neste sábado (31) no teatro Eva Herz

São Paulo

Um dos textos mais emblemáticos do jornalista e dramaturgo franco-argelino Albert Camus, publicado nos anos 1940, ganha montagem teatral dirigida por Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia. 

No monólogo interpretado por Pedro Osório a narrativa de “A Peste” ganha contornos contemporâneos para falar do avanço de políticas autoritárias e retrocessos morais no mundo atual.

A história, considerada um clássico da literatura, acompanha o médico Bernard Rieux que passa um ano em confinamento, lutando contra o bacilo de uma terrível doença. 

Inspirada no caso real de uma epidemia de peste bubônica em Orã, cidade no litoral da Argélia, a trama fala metaforicamente dos males da Segunda Guerra Mundial e, mais especificamente, da invasão da França pelo Exército nazista alemão.

Fica perceptível a brutalidade da obra, do texto e da moral da trama em elementos como o cenário, construído apenas por um fundo escuro e pilhas de carvão.

Depois de temporadas no ano passado no Rio de Janeiro, em junho, e em Belo Horizonte, em agosto, a peça entra em cartaz pela primeira vez na capital paulista neste sábado (31), às 21h, no teatro Eva Herz.

Livraria Cultura (Conjunto Nacional) - teatro Eva Herz - Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, tel. 3170-4059. Sáb.: 21h. Dom.: 19h. Estreia sáb. (31). Até 8/12. Ingr.: R$ 60 ​p/ sympla.com.br. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais