Descrição de chapéu Artes Cênicas
Teatro

Peça tem atores com máscaras e história adaptada para poder estrear presencialmente

Medidas do espetáculo 'Eu me Lembro', em SP, buscam prevenção contra o coronavírus

São Paulo

A pandemia não apenas está mudando o hábito das pessoas no dia a dia —afinal, quem nunca se deparou lavando as compras depois do mercado?—, mas também está influenciando e transformando filmes, peças de teatro e outras obras.

O espetáculo "Eu me Lembro", em cartaz até o início de março no Teatro Novo, estava previsto para estrear em maio do ano passado, mas foi adiado duas vezes por causa do coronavírus. Agora que finalmente chegou aos palcos, a montagem precisou ser adaptada, uma vez que a versão original tinha situações imersivas com contato entre público e plateia —todas devidamente modificadas ou cortadas.

Além disso, o figurino também precisou ser transformado. A peça tenta imaginar como seria o mundo se a sociedade fosse matriarcal. A resposta poderia ser: com todo mundo usando máscaras. Para reduzir os riscos de contaminação, todo o elenco se apresenta com o item de proteção, feitos sob medida para garantir que a dicção e o visual da peça não sejam —muito— afetados.

Baseado no livro homônimo do criador do método de ioga DeRose, Luís Sérgio Álvares DeRose, o espetáculo retrata uma sociedade situada em tempo e lugar indefinidos, mas totalmente regida por mulheres, que fazem oposição ao modelo patriarcal.

No palco, nove atores usam referências estéticas a montagens de Jerzy Grotowski e Pina Bausch para dar vida à história e à comunidade fictícia orientada pelo naturalismo e pela transmissão do conhecimento através das gerações.

Segundo o diretor do espetáculo, Miguel Hernandez, "Eu me Lembro" é mais contemplativo do que narrativo e mostra como algumas estruturas das sociedades contemporâneas são artificiais e podem ser questionadas e alteradas.

A peça é apresentada presencialmente. O Teatro Novo segue os protocolos de segurança com limitação de público a 40% da capacidade máxima, espaçamento entre poltronas ocupadas, medição de temperatura dos visitantes na entrada, obrigatoriedade do uso de máscaras na plateia e disponibilização de álcool em gel.

*

Eu Me Lembro
Texto: Luís Sérgio Álvares DeRose. Direção: Miguel Hernandez. Com: Priscila Schmidt, Thais Barbeiro, Valdano Sousa e outros. 14 Anos. Teatro Novo - r. Domingo de Moraes, 348, Vila Mariana, região sul, tel.: (11) 2155-0665. Sáb. e dom.: 18h. Seg.: 21h, até 1º/3. Ingr.: R$ 60 em sampaingressos.com.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais